ECONOMIA E AGRO

Terça-Feira, 18 de Junho de 2019, 17h:22 | Atualizado: 18/06/2019, 17h:31

Desburocratização

Destrava MT quer promover "revogaço" de normas que travam empresas no Estado

Ronaldo Mazza

Frente Parlamentar pelo Livre Mercado

Ulysses Moraes conduz audiência da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado na Assembleia

A Frente Parlamentar pelo Livre Mercado lançou nesta manhã (18), durante audiência pública na Assembleia, a plataforma Destrava MT. A iniciativa permite aos empreendedores relatarem na plataforma digital quais são as normas, legislações ou portarias que travam o andamento do segmento econômico ao qual pertence.

O deputado Ulysses Moraes (PSC), autor da iniciativa e presidente da Frente, aponta que a plataforma garantirá que o relato sobre a burocracia que trava os setores econômicos, seja feito de forma impessoal, e totalmente online.

O Destrava MT deverá subsidiar o que tem sido chamado de “revogaço” de normas e leis consideradas defasadas ou que apenas tenham engessado as atividades econômicas.  

A audiência também tratou da Medida Provisória 881, publicada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que tem sido tratada como a declaração da liberdade econômica, e que entre outras modernizações permite que o comércio funcione em qualquer dia e horário da semana, além de permitir que atividades menos complexas funcionem sem a obrigação de pagar alvará.

A desburocratização tem sido uma das maiores reivindicações dos empresários, pois encarece e atrasa o processo de abertura de um empreendimento, ou implica em alto custo de manutenção da atividade.

De acordo com o professor Vladimir Maciel, que é pesquisador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, um levantamento entre 2003 e 2016, mostrou que em 2003, Mato Grosso estava 8º lugar no ranking entre os Estado no quesito liberdade econômica. Em 2016, a posição ocupada pelo Estado era de 25º lugar.

“É muito importante ter esse marco da frente parlamentar pelo Livre Mercado e ter a discussão colocada pela Assembleia, até mesmo por causa da redução da liberdade econômica no Estado. Neste período cresceu o custeio da máquina pública e aumentou os gastos previdenciários. Os regimes de previdência própria estão pesando tanto nos Estados como nos municípios. Os governos para lidar com isso aumentaram a tributação”, explica o pesquisador que foi um dos palestrantes da audiência.

Já o presidente do Crea-MT, Pedro Valente, que também foi orador na reunião, avalia que o Destrava MT é uma iniciativa que alcançará todos os cidadãos. “E vai trazer reequilíbrio à sociedade, pois, na medida em que reduz a burocracia, gera emprego e arrecadação. Hoje existe um desequilíbrio total, porque os que não conseguem pagar impostos ficam na informalidade”.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Voto a favor e agora contra Congresso

jose medeiros 400 curtinha   O pitbull do governo Bolsonaro, deputado José Medeiros (foto), está pegando carona num protesto, marcado para 15 de março, onde não deveria porque os seus atos não correspondem ao discurso. Medeiros foi um dos parlamentares que aprovaram o orçamento impositivo de R$ 30...

Pátio, "chororô" e chance de reeleição

ze do patio 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio (foto), com seu estilo populista, adotou a estratégia de se passar por vítima dos grupos políticos. Leva sempre a mensagem para as massas de que é um prefeito rejeitado pela elite política pelo simples fato de estar apoiando os...

Taques nem aí para colegas tucanos

pedro taques 400 curtinha   Caiu a ficha, enfim, da cúpula do PSDB em MT sobre o jogo de cena de Pedro Taques (foto). Os tucanos esperaram até ontem para ver se o ex-governador iria ao partido se pronunciar sobre eventual pretensão em disputar o Senado. Taques deu de ombros para os colegas de partido, que lançaram hoje,...

Campos e tese sobre vice de Emanuel

joacelestino_curtinha_400   Depois de uma reunião na segunda passada, na casa do prefeito Emanuel, com pré-candidatos ao Senado, entre eles, Leitão, Neri, Max, Júlio e Jayme, ficaram conversando de forma reservada o prefeito de Cuiabá e os irmãos Campos. Ali, finalizaram um acordo de cavalheiros para que o...

Recuo do DEM e agora no Republicano

gabriel guilherme 400 curtinha   O DEM terá de excluir da lista de pré-candidatos a vereador pela Capital o nome do jovem Gabriel Guilherme (foto), de 22 anos. Ele optou por se filiar ao Republicano. Lotado na Assembleia como assistente da Secretaria de Orçamento e Finanças e filho do ortopedista Paulo Fonseca...

Galvan vai deixar PDT e ir pra o PRTB

antonio galvan 400 curtinha   Embora não tenha perdido de vistas o Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado por Bolsonaro, Antonio Galvan (foto), presidente da Aprosoja e que acabou levado à frigideira dentro do PDT em meio ao embate por tentativa de candidatura ao Senado, se mostra disposto a ingressar no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.