ECONOMIA E AGRO

Quinta-Feira, 13 de Junho de 2019, 09h:09 | Atualizado: 13/06/2019, 12h:07

10 dias de embargo

Mapa não vê risco e libera exportação de carne para China, diz deputado - vídeo

Rodinei Crescêncio

Coordenador da bancada federal Neri Geller

Neri Geller pondera que recebeu uma ligação de Tereza

Dez dias após suspender as exportações de carne bovina para a China, o ministério da Agricultura (Mapa) levantou hoje (13) o embargo, garantindo que a comercialização seja retomada. No começo deste mês, foi descoberta uma suspeita da incidência da doença conhecida por “Vaca Louca”, em Mato Grosso. Após comprovação de que se tratava de um caso atípico e isolado, e a comunicação ter sido feita de forma imediata pelas autoridades, o mercado volta à normalidade.

O anúncio foi feito de forma extraoficial pelo deputado e ex-ministro da Agricultura Neri Geller (PP), que, em vídeo, relata ter recebido uma ligação da ministra Tereza Cristina, nesta manhã para noticiar o fim do embargo - assista.

“Essa é uma boa notícia. O ministério da Agricultura agiu rápido, está de parabéns assim como o Indea de Mato Grosso e todos que se envolveram nesta discussão, pois mostrou a competência e a qualidade da defesa sanitária vegetal e animal do nosso querido Brasil”, disse o deputado, entusiasmado, no vídeo.

Em Mato Grosso, o embargo da carne bovina para a China provocou prejuízos médios de US$ 6,7 milhões durante os 10 dias. Isso porque a média de exportação mensal do Estado de carne bovina para a China é de US$ 20 milhões, valor que representa 22,8% das exportações mensais do Estado. Os dados são baseados no Relatório Semanal de Bovinos do Imea.

Às 12h01 - Em nota, Mapa confirma a suspensão

O ministério da Agricultura, em nota, ressalta que a China é o único país, entre os importadores do Brasil, que tem protocolo sanitário que exige a suspensão temporária das importações de carne quando detectado caso atípico de EEB. E que a ministra Tereza Cristina recebeu a notícia da reabertura do mercado chinês nesta madrugada. "A ministra reafirmou que vai continuar negociando um novo protocolo com as autoridades sanitárias chinesas".

Veja, abaixo, a nota

A China vai retomar as importações de carne bovina do Brasil que estavam suspensas desde o dia 3 de junho, por conta da notificação de caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), detectado em Mato Grosso.

A China é o único país, entre os importadores do Brasil, que tem protocolo sanitário que exige a suspensão temporária das importações de carne quando detectado caso atípico de EEB. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, recebeu a notícia da reabertura do mercado chinês nesta madrugada. A ministra reafirmou que vai continuar negociando um novo protocolo com as autoridades sanitárias chinesas.

A doença foi constatada em uma vaca de corte, com idade de 17 anos. Todo o material de risco específico para EEB foi removido do animal durante o abate de emergência e incinerado no próprio matadouro. Outros produtos derivados do animal foram identificados, localizados e apreendidos preventivamente, não havendo ingresso de nenhum produto na cadeia alimentar humana ou de ruminantes. Não havia, portanto, risco para a população.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) encerrou no último dia três, o pedido de informações complementares do Brasil sobre o caso, o que mostrou que não há risco sanitário. As exportações de carne bovina continuaram normalmente para os demais países.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Jovem prefeito à reeleição e os Maia

gustavo melo 400 curtinha   Em Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), o mais jovem dos 141 prefeitos mato-grossenses - completa 36 anos no próximo 26 de junho -, está disposto a buscar a reeleição pelo PSB. Mas carrega forte desgaste. O que traz certo conforto para Gustavo é o fato de Maia Neto, que comandou o...

Suposta delação tira sono de Alencar

alencar soares 400 curtinha   A notícia de que o STJ já teria homolagada delação de Sérgio Ricardo caiu como uma bomba. Mesmo depois do ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE vir a público desmenti-la, assegurando não ter motivos para fazer tal colaboração premiada, os efeitos...

SD também deseja Taques ao Senado

pedro taques 400 curtinha   Empolgado com resultado de uma pesquisa interna, na qual estaria bem pontuado, aparecendo entre os preferidos ao Senado, mesmo após deixar o cargo de governador bastante desgastado, Pedro Taques (foto) passou a flertar não só com o Cidadania, conduzido no Estado pelo seu ex-secretário Marco...

Presidente do TJ-MT assume Codepre

carlos alberto tj 400 curtinha   O presidente do TJ-MT Carlos Alberto (foto) foi eleito presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Codepre) do país. O cargo alça o membro de MT à liderança de discussões nacionais importantes. Dentre as atribuições do colégio...

Brecha pra futuro cassado ir à Justiça

kero kero curtinha 400   Wilson Kero-Kero (foto), ex-SD (socialista) que foi para ex-PSL (direita), anunciou ida para Podemos, mas permanecerá no partido direitista, é o relator do processo de cassação do colega Abílio Júnior, na CCJ da Câmara de Cuiabá. Na Comissão de Ética o...

Filho de Taborelli assume vaga em VG

Willy taborelli _ curtinha400   O pai coronel Taborelli está fora de combate, mas o filho Willy (PSC), suplente de vereador, vai assumir cadeira na Câmara de VG a partir de 2 de março. Vai atuar na vaga do correligionário Miguel Baracat, que se licencia para fazer tratamento de saúde. O filho do polêmico...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.