ECONOMIA E AGRONEGÓCIO

Sexta-Feira, 24 de Maio de 2019, 17h:40 | Atualizado: 24/05/2019, 17h:49

nova pesquisa

Neste mês, a intenção de consumo das famílias cuiabanas permanece em baixa

Rdnews

VENDAS

Centro-Oeste é a única região do país onde as famílias ampliaram as intenções de compra

Depois da instabilidade nos últimos 13 meses do índice que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na Capital, o mês de maio registrou o tímido crescimento de 3,1% sobre o mês anterior e de 4,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo 78,6 pontos. No entanto o indicador permanece em baixa, pois se situa abaixo de 100 pontos, em uma escala que varia entre zero e 200 pontos. Os dados são da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada hoje (24), pela Fecomércio-MT.

Em todas as faixas de renda foi observada melhora do indicador, de 3,3% no mês e de 5,5% na comparação com maio de 2018, para as famílias que recebem até 10 salários mínimos, contabilizando 76,6 pontos. Nas que recebem acima disso, a expansão na intenção de consumo foi de 1,3% na variação mensal e de 0,8% na anual, chegando a 97,3 pontos.

O índice 100 pontos demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação do consumidor: abaixo de 100 pontos indica insatisfação enquanto acima de 100 indica o grau de satisfação em termos de emprego, renda e capacidade de consumo.

Regiões do país

Na pesquisa nacional, regionalmente, o Centro-Oeste aparece como a única região onde as famílias ampliaram as intenções de compra (+0,1%). A região Sudeste se destaca como a região com a maior queda (-3,4% no mesmo período).

A pesquisa revela ainda que só o componente Perspectiva Profissional apresentou retração no mês (-1,2%). O destaque positivo ficou para os componentes Emprego Atual e Perspectiva de Consumo, que apresentaram aumento de 5,2%, cada.

Ainda sobre a Perspectiva de Consumo, 59,4% das famílias entrevistadas afirmaram que, para os próximos meses, pretendem consumir menos do que no ano passado, 22,1% disseram que pretendem consumir mais do que no ano passado.

O índice desse componente atingiu 62,7 pontos em maio de 2019, contra 59,6 pontos no mês anterior e 55,6 pontos em maio do ano passado, registrando uma leve melhora nos últimos 13 meses. Mesmo assim, o índice está bem abaixo de 100 pontos, confirmando uma percepção de insatisfação por parte das famílias para o consumo.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Kalil descarta candidatura a prefeito

kalil baracat curtinha   O secretário de Governo Kalil Baracat (foto), do MDB, assegura não ter nenhum projeto para disputa a prefeito de Várzea Grande e nem foi procurado pelo casal Jayme e Lucimar Campos, senador e prefeita, para debater o assunto. Pondera que ainda é cedo e que as discussões eleitorais...

Selma retribui elogio de Sérgio Moro

selma arruda curtinha   A senadora Selma Arruda (foto), que foi elogiada e utilizada como exemplo pelo ministro da Justiça  na CCJ do Senado, fez questão de expressar solidariedade a Sérgio Moro.  O ministro  está na defensiva desde que o site The Intercept começou a publicar supostas conversas com...

Cotia também quer disputar Cáceres

cotia curtinha   Surge mais um pré-candidato a prefeito de Cáceres, além dos três aliados do prefeito Francis Maris e de outros cinco pretendentes pela oposição. Trata-se de Renancildo Soares França, o Cotia (foto), filiado ao PSD. Ex-assessor do ex-federal Pedro Henry, do ex-vice-governador...

5 ensaiam em Cáceres pela oposição

tulio fontes curtinha   Enquanto três tucanos da base do prefeito Francis vivem expectativa por candidatura pelo palanque situacionista em Cáceres, grupos de oposição se movimentam para lançar nomes competitivos. O advogado e ex-prefeito por dois mandatos Túlio Fontes (foto), do PV, demonstra certo...

Base de Francis, Júnior e divergências

eliene liberado curtinha   O prefeito de Cáceres Francis Maris, no segundo mandato e, portanto, fora do projeto majoritário de 2020, não esconde mais de ninguém que o nome preferencial para a disputa à sucessão é do seu secretário de Turismo, Júnior Trindade. E isso não tem...

Prefeito é ovacionado em solenidade

emanuel pinheiro curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) foi ovacionado nesta segunda (17), durante a solenidade que marcou entrega das chaves das unidades do Residencial Nico Baracat I,  no Jardim Liberdade, região da Grande Osmar Cabral. No geral, 360 famílias receberam as chaves dos imóveis, programa do Minha...

MAIS LIDAS

ENQUETE

Tramita na Câmara Federal o projeto 832/2019, do deputado José Medeiros, requentando uma proposta de 2007 do então deputado Jair Bolsonaro, propondo extinguir o Exame da Ordem como exigência para inscrição na OAB e, assim, poder exercer a profissão. O que você acha disso?

Concordo - esse Exame tem de acabar

Discordo - bacharel precisa, sim, se submeter ao Exame

Sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.