ECONOMIA

Terça-Feira, 20 de Outubro de 2015, 14h:41 | Atualizado: 20/10/2015, 15h:09

Apesar da falta de chuva, plantio da soja avança para 14,3% no Estado

Reprodução

lavoura_soja

Nesta safra devem ser plantados cerca de 9,2 milhões de hectares no Estado

O plantio da safra 2015/16 de soja em Mato Grosso, que estava atrasado numa comparação com 2014/15, avançou na última semana para 14,3 % da área prevista. No ano anterior, na mesma época, foi registrado índice de 9,3%.

Apenas na última semana, 755 mil hectares foram semeados, representando o maior avanço semanal da safra 15/16 e destoando bastante dos 86 mil hectares semeados na mesma semana de 2014. Os dados são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O avanço semanal ocorreu apesar do clima irregular, com alguns agricultores realizando o plantio nas áreas que receberam bons volumes de chuvas isoladas.

Além disso, alguns produtores arriscam visando garantir uma janela de plantio adequada ao algodão, após a colheita da soja.

Todo o Centro-Oeste do Brasil tem sofrido com irregularidade nas chuvas devido ao fenômeno climático El Niño. Em geral, os agricultores costumam aguardar bons volumes de precipitações para garantir umidade no solo e um bom desenvolvimento das novas plantas.

A região Oeste de Mato Grosso é a mais avançada, segundo o Imea, com 21,5 por cento da área semeada. Mas isso não significa que as chuvas na região estejam normalizadas. “Em Mato Grosso do Sul já choveu. Já aqui no Mato Grosso na região que eu planto não caiu uma só gota de chuva. E isso é muito preocupante. Além de todos os fatores externos que estão influenciando nesta safra, também temos o fator climático dificultando", diz o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja ), Ricardo Tomzyck.

Segundo a Somar Meteorologia, a região Central de Mato Grosso, que concentra a maior parte das lavouras, acumula 52 milímetros de chuvas até o momento no mês de outubro, faltando ainda muito para alcançar a média histórica para o mês inteiro, que é de 155 milímetros.

O serviço Agriculture Weather Dashboard, da Thomson Reuters, aponta um período seco mais prolongado na média do Estado até sábado (24). O atraso preocupa não só os produtores, mas entidades representativas. De acordo com o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Luiz Nery Ribas, o momento é de apreensão, mas espera ter notícias melhores no decorrer desta semana. 

Safra 

Nesta safra devem ser plantados 9,2 milhões de hectares da oleaginosa em Mato Grosso, com estimativa de produção de até 29,2 milhões de toneladas o que corresponde a 30% da safra nacional. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Deputado defende cultos com até 600

sebastiao rezende 400   Num momento em que a segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus avança em MT, levando o governo a retomar medidas restritivas para evitar colapso, já que cerca de 90% das UTIs estão lotadas, o deputado Sebastião Rezende (foto), da Igreja Assembleia de Deus, teve a...

"Batida" em apresentador por engano

ricardo martins 400   Durante a dupla operação deflagrada pela PF nesta terça em alguns municípios de MT, entre eles Cuiabá, agentes federais, por um equívoco no cumprimento de mandados, acabou batendo na porta do apresentador da TV Cidade Verde, Ricardo Martins (foto), que não tem a ver com o caso....

Paccola é cotado para diretor-geral

gianmarco paccola 400   O discreto e atuante delegado Gianmarco Paccola (foto), hoje diretor-geral-adjunto da Civil, já desponta nos bastidores como nome preferencial do Palácio Paiaguás para eventual substituição a Mário Demerval, que deve mesmo deixar o posto de diretor-geral para disputar as...

Luta pra isentar parte dos aposentados

eduardo botelho 400 curtinha   Primeiro-secretário da Assembleia, Eduardo Botelho (foto) disse que foi criada espécie de força-tarefa dos deputados para fechar um acordo com o governo, de modo a ajudar aposentados e pensionistas e portadores de doenças raras para isenção do pagamento da alíquota da...

Investimentos em segurança pública

alexandre bustamante 400   Alexandre Bustamante (foto), secretário estadual de Segurança Pública, é enfático ao afirmar que o Estado tem investido em equipamentos e infraestrutura para combater a criminalidade. Segundo ele, a maior prova disso são os projetos que integram o programa MT Mais. Ao todo, devem...

Folha antecipada em Várzea Grande

kalil baracat 400 curtinha   Com o privilégio de ter assumido a prefeitura em janeiro com superávit de R$ 74 milhões da antecessora Lucimar Campos, o prefeito várzea-grandense Kalil Baracat (foto) quitou a folha de fevereiro na última quinta (25), três dias antes da virada do mês. São cerca de...

MAIS LIDAS