ECONOMIA

Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020, 16h:29 | Atualizado: 26/10/2020, 16h:46

Polêmica

Ex-presidente da Aprosoja considera arbitrário impedir acesso a documentos

Presidente Antônio Galvan cancelou reunião do Conselho Fiscal por suposto vazamento de dados

“Uma arbitrariedade tremenda”. Classificou Rui Prado sobre a decisão do presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, em impedir a reunião do Conselho Fiscal. Prado é ex-presidente da entidade, ex-presidente da Famato e faz parte do Conselho Consultivo.

“O presidente de uma associação que veda o trabalho fiscal de fazer seu trabalho é de uma arbitrariedade tremenda. O Conselho é o órgão que além de fazer a fiscalização da parte econômica, também faz orientações a respeito desse assunto”, explicou.

Rodinei Crescêncio

Rui Prado

Na última sexta (3), os conselheiros Jose Guarino Fernandes, Naildo da Silva Lopes e Jesur José Cassol foram notificados e proibidos de ter acesso aos documentos contábeis da Aprosoja. Eles estiveram em Cuiabá na data prevista, mas não puderam exercer suas funções.

Na ocasião, não houve qualquer justificativa de Galvan. Por meio de uma nota à imprensa, ele informou que agiu para manter a segurança da entidade e acusou os membros do Conselho de vazar informações para prejudicar a sua imagem. Ainda afirmou que irá levar a questão à Justiça.

Me parece que pode ter problemas de ordem financeira dentro da cooperativa e o presidente não quer que vejam isso

Rui Prado

“Então, à medida que o Conselho Fiscal, eleito independente da diretoria é proibido de fazer seu trabalho, tem alguma coisa errada. Me parece que pode ter problemas de ordem financeira dentro da cooperativa e o presidente não quer que vejam isso”, explicou Rui Prado.

Em sua opinião, se existe qualquer problema com relação ao vazamento de dados, isto deveria ter sido resolvido de forma interna, sem que houvesse o cancelamento da análise das contas. Para ele, inclusive, a associação será prejudicada com a decisão do presidente.

“Não vejo autoridade do presidente para cancelar este trabalho. Não sou advogado, mas não vejo legalidade nisso. Espero que haja uma convocação dos associados em Assembleia Geral para resolver questões desta natureza”, disse.

“A associação movimenta dinheiro e para a movimentação de dinheiro precisa ter honestidade, transparência e integridade. Os recursos que estão dentro da associação são dos associados e os associados votaram para ter esse tipo de reunião”, complementou.

A reunião do Conselho Fiscal deve acontecer de maneira ordinária a cada trimestre e tem como intuito a análise das contas da associação. Os conselheiros fazem este trabalho de forma voluntária e encontros são agendados conforme disponibilidade em suas produções.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Romoaldo, prescrição e elegibilidade

romoaldo junior 400 curtinha   Assim como Wilson Santos, o deputado Romoaldo Júnior (foto) assegura que hoje também está elegível porque uma condenação de dois anos e três meses de prisão, inclusive com perda do mandato, acabou prescrita. Ele disse que ainda não sabe se disputará...

Juca quer ex-deputado no Gabinete

roberto nunes 400   O presidente do Legislativo cuiabano, vereador Juca do Guaraná, disse que irá convidar o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Nunes (foto) para assumir a Chefia de Gabinete da Presidência. Enfatiza que Roberto é bem articulado politicamente, tem habilidade e experiência e,...

Governo "desmama" senador do Dnit

wellington fagundes 400   O Governo Bolsonaro conseguiu, enfim, "desmamar" Wellington Fagundes (foto) do Dnit. Há décadas, entra e sai governo e o ex-deputado federal por seis mandatos (24 anos) e no cargo de senador desde 2015 vinha indicando apadrinhados no cargo de superintendente regional do Dnit em MT. O último foi Orlando...

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.