ECONOMIA

Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020, 16h:29 | Atualizado: 26/10/2020, 16h:46

Polêmica

Ex-presidente da Aprosoja considera arbitrário impedir acesso a documentos

Presidente Antônio Galvan cancelou reunião do Conselho Fiscal por suposto vazamento de dados

“Uma arbitrariedade tremenda”. Classificou Rui Prado sobre a decisão do presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, em impedir a reunião do Conselho Fiscal. Prado é ex-presidente da entidade, ex-presidente da Famato e faz parte do Conselho Consultivo.

“O presidente de uma associação que veda o trabalho fiscal de fazer seu trabalho é de uma arbitrariedade tremenda. O Conselho é o órgão que além de fazer a fiscalização da parte econômica, também faz orientações a respeito desse assunto”, explicou.

Rodinei Crescêncio

Rui Prado

Na última sexta (3), os conselheiros Jose Guarino Fernandes, Naildo da Silva Lopes e Jesur José Cassol foram notificados e proibidos de ter acesso aos documentos contábeis da Aprosoja. Eles estiveram em Cuiabá na data prevista, mas não puderam exercer suas funções.

Na ocasião, não houve qualquer justificativa de Galvan. Por meio de uma nota à imprensa, ele informou que agiu para manter a segurança da entidade e acusou os membros do Conselho de vazar informações para prejudicar a sua imagem. Ainda afirmou que irá levar a questão à Justiça.

Me parece que pode ter problemas de ordem financeira dentro da cooperativa e o presidente não quer que vejam isso

Rui Prado

“Então, à medida que o Conselho Fiscal, eleito independente da diretoria é proibido de fazer seu trabalho, tem alguma coisa errada. Me parece que pode ter problemas de ordem financeira dentro da cooperativa e o presidente não quer que vejam isso”, explicou Rui Prado.

Em sua opinião, se existe qualquer problema com relação ao vazamento de dados, isto deveria ter sido resolvido de forma interna, sem que houvesse o cancelamento da análise das contas. Para ele, inclusive, a associação será prejudicada com a decisão do presidente.

“Não vejo autoridade do presidente para cancelar este trabalho. Não sou advogado, mas não vejo legalidade nisso. Espero que haja uma convocação dos associados em Assembleia Geral para resolver questões desta natureza”, disse.

“A associação movimenta dinheiro e para a movimentação de dinheiro precisa ter honestidade, transparência e integridade. Os recursos que estão dentro da associação são dos associados e os associados votaram para ter esse tipo de reunião”, complementou.

A reunião do Conselho Fiscal deve acontecer de maneira ordinária a cada trimestre e tem como intuito a análise das contas da associação. Os conselheiros fazem este trabalho de forma voluntária e encontros são agendados conforme disponibilidade em suas produções.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Candidato irritado chama EP de traste

abilio junior 400 curtinha   Abílio Júnior (foto), candidato do Podemos ao Palácio Alencastro, tem se mostrado mais irritado depois do debate promovido pela Fecomércio, na quarta à noite, quando, em vários momentos, se viu questionado e desqualificado pelo prefeito e candidato à...

Prefeito reeleito sob investigações

ze do patio 400 curtinha   A situação jurídica do prefeito populista e desgastado Zé do Pátio (foto), que acaba de ser reeleito para o terceiro mandato em Rondonópolis, sendo o segundo consecutivo, não é das melhores. Contra sua gestão tem pipocado denúncias sobre...

Prefeitos revoltados com Neurilan

neurilan fraga 400 curtinha   Vários prefeitos, especialmente os recém-eleitos, se mostram revoltados com novas manobras promovidas no estatuto da AMM pelo seu "eterno" presidente Neurilan Fraga (foto), que tenta, de todas as formas, se auto-beneficiar na eleição que deveria ocorrer em janeiro, mas que foi antecipada...

Candidato a reitor e 2 apoios fortes

dimorvan rui 400   O candidato de oposição a reitor do IFMT, Deiver Teixeira, recebeu dois apoios importantes. As manifestações de adesão à candidatura vieram dos professores Ruy Oliveira e Dimorvan Brescancim. Ruy foi candidato a reitor nos últimos dois pleitos e é um pesquisador...

Abílio e Medeiros rejeitam Fernanda

coronel fernanda 400 curtinha   Abílio Júnior e o deputado José Medeiros, presidente do Pode-MT e que foi derrotado para senador, querem distância da coronel Rubia Fernanda (foto) da campanha neste segundo turno em Cuiabá. Nos bastidores, comentam que não precisam da militar filiada ao Patriota e que ficou...

Com maioria na Câmara de Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   A prefeita eleita de Cáceres Eliene Liberato (foto), que conquistou 15.881 votos (38,16% dos válidos), terá apoio da maioria dos 15 vereadores. Destes, oito garantiram cadeira pela coligação da própria Eliene, o que representa 53%. As duas maiores bancadas são do PSB de...