ECONOMIA

Terça-Feira, 06 de Outubro de 2015, 12h:05 | Atualizado: 06/10/2015, 12h:14

oportunidade

Famato dará prêmios a pecuaristas de corte que sejam exemplo MT

Reprodução

premio_famato

Duas delas vão para apresentar os dados na Universidade Estadual do Kansas 

Conhecer e valorizar os exemplos de manejo diferenciados adotados nas fazendas de pecuária de gado de corte de Mato Grosso. Esse é o objetivo do Prêmio Sistema Famato em Campo que está com inscrições gratuitas abertas até o dia 18 de outubro. 

O prêmio é uma iniciativa da Federação da Agricultura de Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), dos Sindicatos Rurais e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). 

Podem participar do concurso as propriedades rurais de pecuária de corte de Mato Grosso que estejam em dia com a Contribuição Sindical.

"As que possuem exclusivamente o sistema de confinamento e as que trabalham apenas com gado Puro de Origem não estão aptas a participarem. Isso porque entendemos que esses sistemas são diferenciados e fogem um pouco do nosso objetivo e da aplicabilidade em outras propriedades", informa o gestor do núcleo Técnico da Famato, Guto Zanata. 

O prêmio será dividido em quatro etapas. O primeiro passo consiste no produtor acessar o site da Famato e preencher um questionário sobre a sua propriedade, há inclusive um campo em que ele pode descrever as diferentes experiências desenvolvidas na fazenda. Após o término do período de inscrições, a comissão organizadora selecionará as 14 melhores propriedades, duas em cada macrorregião do Estado, de acordo com a divisão do mapa feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). 

As 14 propriedades selecionadas receberão a visita da comissão organizadora, sendo que apenas uma de cada região seguirá no concurso."Essas sete escolhidas serão reconhecidas pelo Sistema Famato como exemplos de sucesso na pecuária de corte de Mato Grosso e o produtor poderá apresentar suas experiências durante o evento Rentabilidade no Meio Rural em Mato Grosso, que será realizado em dezembro em Cuiabá", acrescenta o gestor. 

Das sete propriedades selecionadas, duas de maior destaque serão escolhidas para apresentar os dados na Universidade Estadual do Kansas nos Estados Unidos."É um reconhecimento internacional para o produtor que está sempre buscando novas práticas", diz Zanata. Para inscrever a sua propriedade acesse o site.

A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.