ECONOMIA

Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2015, 07h:47 | Atualizado: 27/09/2015, 20h:17

Em Cuiabá

Seminário discute cadeia produtiva do arroz; geração de energia na pauta

Reprodução

arroz_1

Neste ano, MT deve produzir 612.966 mil toneladas de arroz, um incremento 5%

Especialistas, empresários e produtores se reúnem nesta quinta (24) para discutir a atual situação da cadeia produtiva do arroz. O encontro será a partir do meio-dia no V Seminário Cultura do Arroz de Terras Altas, na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). 

No encontro, organizado pelo Sindicato Estadual das Indústrias do Arroz de Mato Grosso (Sindarroz), em parceria com a Embrapa, também serão apresentados projetos inovadores, como a geração de energia elétrica a partir da casca do arroz, e novas cultivares de arroz e feijão para garantir uma safra de boa qualidade.

Segundo o presidente do Sindarroz, Lázaro Modesto, os debates servirão para melhorar toda a cadeia produtiva do arroz, que envolve desde a pesquisa, produção e beneficiamento pela indústria. “Nosso objetivo é oferecer um produto cada vez melhor aos consumidores”.

Além disso, os participantes poderão conhecer projetos de diferentes localidades, como o caso da produção de energia utilizando a casca do cereal, desenvolvido no Rio Grande do Sul. “A ideia é trazer essa novidade para o Estado. É uma solução sustentável para dar destino à casca de arroz, produzida pela indústria, e pode ser viável economicamente”, acredita Modesto.

Programação

A primeira palestra está marcada para às 13h, com o presidente do Sindarroz, que falará sobre os desafios e oportunidades da indústria arrozeira mato-grossense. Em seguida, às 13h40, o gerente de Projetos da Brazilian Rice, André Anele, apresentará algumas iniciativas para a exportação do arroz brasileiro. Às 14h10, os representantes das Caldeiras Beneck falarão sobre eficiência energética a partir da casca do grão.

Às 15h, o engenheiro agrônomo da Agrone Norte Pesquisa e Sementes, Ângelo Maronezzi, vai proferir palestra sobre o custo beneficio das sementes certificadas e apresentar novas cultivares, com destaque para a safrinha, que começa em janeiro. Às 16h, o analista da Embrapa, Bernardo Mendes dos Santos, apresentará sugestões para a consolidação da marca coletiva do arroz mato-grossense. Já o encerramento fica por conta do analista da Embrapa, Carlos Magri Ferreira, que abordará as futuras ações para a consolidação da nova orizicultura em Mato Grosso.

O V Seminário do Arroz de Terras Altas tem o apoio da Fiemt, Agro Norte Pesquisa e Sementes, Empaer-MT e Abiarroz.  O evento é gratuito e os interessados em participar podem entrar em contato pelos telefones (65) 3641-8030 e (65) 9984-1696.

Safra do Arroz 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso produziu, em 2014, um total de 583.449 mil toneladas de arroz, sendo que a região Norte concentrou 25% da produção estadual, com destaque para os municípios de Matupá, Guarantã do Norte e Alta Floresta.

Para este ano, a estimativa é de aumento da produção para 612.966 mil toneladas, um incremento 5%. Segundo o Sindarroz, a maior parte do arroz produzido no Estado é comercializada no mercado interno.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...

Pilha em Jayme pra disputar o Governo

jayme campos 400   Mesmo sabendo que Jayme Campos (foto) não entra em disputa onde percebe dificuldades para vencê-la e militando no mesmo partido de Mauro Mendes, o DEM, algumas lideranças políticas têm instigado o senador a se lançar ao governo estadual. Para tentar convencer Jayme, lançam...

Scheila assume APDM e cita projetos

scheila pedroso 400   Esposa do prefeito sinopense Roberto Dorner, Scheila Pedroso (foto), primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, passa a tocar, pelos próximos dois anos, a Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de MT (APDM/MT). Ela promete juntar força com os...

Prefeito de Araputanga negocia praça

enilson rios prefeito 400 araputanga   O prefeito de Araputanga, Enilson Rios (foto), que ganhou as eleições do ano passado por uma diferença de apenas 56 votos sobre Joel Martins, com placar de 3.492 a 3.436, está no centro de uma polêmica. Ele aceitou uma proposta do Sicredi para utilização de um...

Barra recebe R$ 1,9 mi pra bancar UTIs

adison gon�alves 400   Em Barra do Garças, com 61 mil habitantes e 5.929 casos confirmados de Covid-19, inclusive com 207 mortes, incluindo 26 óbitos de indígenas em consequência da doença, o prefeito Adilson Gonçalves (foto) abriu crédito suplementar no orçamento de R$ 1,9...

De MT para USP; governo comemora

gabriel usp ribeiraozinho 400   O governador Mauro Mendes comemorou o fato do estudante Gabriel Rodrigues Ribeiro (foto), de 18 anos, morador de Ribeirãozinho, município mato-grossense com menos de três mil habitantes, ter conseguido ingresso no curso de medicina da USP, considerada a melhor universidade do país. Aos 18...