ECONOMIA

Terça-Feira, 15 de Setembro de 2015, 10h:35 | Atualizado: 15/09/2015, 11h:55

Soja

Vazio sanitário termina; Aprosoja orienta produtores - confira dicas

Reprodução

vazio_sanitário

Ferrugem asiática é uma das pragas que prejudicam a safra de soja em MT

Os produtores de soja de Mato Grosso aguardam o fim do período do vazio sanitário, previsto para hoje (15), para dar início à safra 2015/2016.

Durante este período, os sojicultores não puderam deixar qualquer espécie da planta viva nas lavouras, nem mesmo a própria soja.

Assim, é possível reduzir o inóculo do fundo Phakopsora Pachyrhizi, que causa a Ferrugem Asiática. Na safra 2005/2006 a praga chegou a causar um prejuízo de US$ 2 bilhões á sojicultura brasileira.

Segundo dados da segunda estimativa da safra realizada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a expectativa é que a área plantada chegue a 9,2 milhões de hectares.

A Aprosoja elaborou um comunicado orientando os produtores sobre as ações neste período de pré-semeadura.

Conforme explica o analista da Aprosoja, Eduardo da Silva, o sucesso da produção agrícola, mesmo apresentando aptidão favorável, pode variar conforme o planejamento realizado, que consiste desde a escolha dos insumos até a tecnologia utilizada e variações climáticas. E complementa, “para esta safra, devido aos altos custos de produção, o produtor deve-se atentar aos mínimos detalhes para o sucesso e rentabilidade esperada da lavoura”.

De acordo a Associação, o agricultor deve verificar sua capacidade operacional e os ativos imobilizados; as condições químicas, físicas e biológicas do solo, verificar a compactação e mensurar a população de nematoides; identificar ervas daninhas para fazer o manejo correto. Além disso, é necessário fazer um planejamento financeiro e um plano de ação para a safra.

Já em relação ao recebimento dos insumos, a Aprosoja orienta que o produtor rural verifique notas fiscais e certifique-se de que as cargas são compatíveis em quantidade e composição; para as sementes, verifique os testes de teores apresentados pelas sementeiras, também é essencial que o produtor faça os próprios testes de germinação; para os defensivos, é preciso também observar as condições das embalagens. 

A entidade ressalta ainda a necessidade do acompanhamento técnico para auxílio na tomada de decisões. Também é obrigação do produtor rural fazer o cadastramento anual do cultivo de soja no Indea até o dia 15 de fevereiro e recolher a Anotação de Responsabilidade Técnica do Crea.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • João Menna Neto | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2015, 13h55
    0
    0

    É mais uma safra de verão que começa. Infelizmente diante de um cenário econômico e político nada animador. No entanto, mais uma vez os empreendedores do agronegócio vão dar suas contribuições para o desejado fortalecimento da economia nacional. Bom seria se não houvesse governo, sobretudo petista, para atrapalhar o setor e, adicionalmente, engessar quase todas as atividades produtivas. Esse, é o Brasil de hoje. Enfim, de novo a agricultura está pronta e disposta a dar a sua indispensável colaboração para a produção primária e com isso implementar a geração de riqueza, emprego e renda. Oxalá, São Pedro não deixe de cumprir a sua parte!

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.