Base governista dá ultimato ao PR e fixa 10 dias para sigla definir futuro

A base governista deu um ultimato ao PR para que decida se permanece no grupo ou se adere ao projeto do senador Pedro Taques (PDT), pré-candidato ao Palácio Paiaguás pela ala de oposição. Durante reunião, realizada na noite desta segunda (5) no Hotel Paiaguás, ficou definido que a sigla tem 10 dias para “bater o martelo” em relação à questão.

O clima do encontro, formado por presidentes e/ou representantes do PT, PMDB, PSD, Pros, PR e PSC, foi tenso do começo ao fim, tendo começado às 20h e se estendido até às 22h. O vice-governador  e pré-candidato ao governo Chico Daltro (PSD) e o presidente do PMDB e deputado federal Carlos Bezerra foram os que mais pressionaram Wellington.

Daltro bateu duro no sentido de se definir um prazo para que o PR se decidisse. Acontece que ontem o PSD, horas antes, havia se reúnido com Wellington, tendo proposto apoio ao seu projeto, rumo ao Senado, caso o PR não integre o grupo de Taques. Além do vice-governador, Bezerra também se posicionou de forma enfática no encontro.

O peemedebista chegou a dizer que a postura de Wellington e dos republicanos estava prejudicando o seu projeto político. “Essa situação é ruim para você (Wellington), pode te desmoralizar. Passa a ideia de que está com jogo duplo e vai enfraquecer sua pré-candidatura a senador”, ponderou o peemedebista durante o encontro.

Wellington, por sua vez, com seu tradicional traquejo político, amenizou a situação. Afirmou que o PR ainda não definiu o caminho que pretende seguir. Ele argumentou que a legenda estava aguardando, até agora, um posicionamento oficial do senador Blairo Maggi que, na semana passada, voltou a garantir que não será candidato ao Governo e liberou o partido para definir qual o melhor rumo. “E uma parte do partido quer apoiar Taques”, justificou.

Ele ponderou ainda que, graças ao processo eleitoral de 2012, o PR de Cuiabá se aproximou do PSB e PDT, tendo apoiado a candidatura de Mauro Mendes (PSB) ao Palácio Alencastro, que também foi do PR e que possui ligações estreitas com lideranças da legenda. Participaram da reunião, Daltro, Bezerra, o deputado federal Eliene Lima e o estadual José Domingos Fraga, os três do PSD; o presidente estadual do PT Willian Sampaio, o ex-vereador por Cuiabá Lúdio Cabral (PT), pré-candidato ao governo. O juiz federal Julier Sebastião da Silva (PMDB), por sua veze, não participou porque estava num evento em Rondonópolis. Já Valtenir Pereira, que comanda o Pros no Estado, não conseguiu chegar ao evento. Entre as ausências também está a do governador Silval Barbosa (PMDB).

O fato é que o clima é de indefinição. Logo após a reunião com a base governista, por exemplo, Wellington seguiu para a casa de Mauro, onde se reuniu com Taques para debater a possibilidade de aliança com a legenda.

Definições 

Ficou definido ainda que a nova reunião do grupo acontecerá em 15 de maio. Na oportunidade, cada partido vai trazer uma lista com os critérios que considera mais importante para a escolha do candidato do grupo. Hoje são pré-candidatos: Daltro, Lúdio, Julier e Maurição Tonhá (PR), que não participou da reunião.

Secretário terá de explicar contrato

alex vieira 400 curtinha   O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira (foto), tem dois dias para apresentar defesa ao TCE sobre uma representação da empresa F. M Paragas, propriedade de Fernando Marcelo, que apontou supostas irregularidades na contratação, por dispensa de...

Presidente da OAB e péssimo exemplo

leonardo campos 400 curtinha   Continua repercutindo muito mal, inclusive em âmbito nacional, o escândalo em que se envolveu Leonardo Campos, o Léo Capataz (foto), que acabou se afastando da presidência da OAB-MT. Deu um péssimo exemplo à sociedade. Ele foi parar na Delegacia, na semana passada, sob...

3 fortes para prefeito de Rondonópolis

ze do patio 400 curtinha   Apesar da "inflação" de prefeitáveis em Rondonópolis, com quase 10 se colocando como virtuais candidatos a prefeito, a disputa deve ficar acirrada mesmo entre três. Um deles é Zé do Pátio (foto), do Solidariedade. Vai tentar o terceiro mandato não consecutivo e...

Ex-deputada vai à vereadora em VG

zilda pereira 400 curtinha   A ex-deputada estadual Zilda Pereira Leite (foto) permaneceu pouco tempo na base dos Campos em Várzea Grande. Chateada por não ter sido renomeada como secretária de Educação, de cuja pasta havia se afastado por problemas de saúde, Zilda se filiou ao PSB, do pré-candidato...

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.