Articulação

Eraí refuta indicação de vice e diz que presidente do PDT atrapalha Taques

Widson Maradona

zeca viana

 Zeca Viana, que é presidente estadual do PDT, defende Carlos Fávaro como vice

O empresário Eraí Maggi e o presidente regional do PP, deputado estadual Ezequiel Fonseca, se irritaram com o deputado estadual Zeca Viana (PDT) pelas declarações  à imprensa de que o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, reúne mais condições para ser vice de Taques e de defender a classe produtora do que o primo do senador Blairo Maggi.“O Zeca não está sendo estadista, em vez de agregar ele está esparramando. Ele está desinformado e atrapalhando o Pedro Taques, porque não é essa a posição que o Pedro colocou para nós e com esta postura atrapalha a consolidação da aliança”, afirmou Eraí ao falar ao Rdnews na manhã desta sexta (9).

Ambos os pré-candidatos, Eraí e Fávaro, são do PP e as declarações de Zeca, que é um dos coordenadores da campanha do senador Pedro Taques ao Governo, causou constrangimento interno no partido progressista. Tanto Ezequiel quanto Eraí dizem que não vão aceitar os pitacos de Zeca no PP. 

“O Zeca não tem que dar opinião na vida dos outros. Ele tem que cuidar da vida dele. Ele tem que falar pelo PDT, quem fala pelo PP somos nós”, avisou Eraí. “Agradeço Viana por reconhecer que meu partido tem bons nomes, mas não posso permitir que ele dê nome aos bois e interfira no nosso partido. Isso é um assunto interno e quem vai decidir isso é o PP”, endossou Ezequiel.

Tanto Fávaro como Eraí estão sendo estudados pelo PP para a composição com Taques, acontece que Eraí é o principal nome da sigla e começou a ser trabalhado muito antes. O primo de Blairo Maggi foi convidado pessoalmente por Taques para ser seu vice. Eraí recebeu inclusive o respaldo da legenda para assumir candidatura própria ao Governo, mas o rei da soja recuou temendo não haver tempo hábil para se desvincular de todas as suas empresas.

Ezequiel observa que a cúpula partidária está discutindo os nomes de forma democrática, ouvindo as bases e fazendo as próprias avaliações. “Não vamos aceitar interferências de quem é de fora e não sabe como as coisas estão caminhando”, acrescenta.

Eraí ainda afirma que tanto Fávaro quanto ele representam o coletivo no setor produtivo e avisa a Zeca Viana que a legenda só vai seguir com Pedro Taques se o grupo der palanque também para a presidente Dilma Rouseff (PT), que busca a reeleição. “Senão,  nós estamos fora. O PP é da base da Dilma como o PDT e não pode virar as costas para o governo federal. O governo do PT está sendo muito bom para o setor do agronegócio”, evidenciou.

Além disso, Eraí ressalta que não tem nada contra a indicação de Fávaro, ao contrário, até porque foi o rei da soja quem levou o dirigente da Aprosoja para o PP e para o grupo. O que lhe aborrece é a postura antiestadista de Zeca.“Fávaro é excelente, extraordinário, é inclusive indicação minha se eu não me sentir a vontade para ser vice. Ele é como se fosse meu filho, confio muito no trabalho dele, desde o começo falo no nome dele, é uma geração nova, com sabedoria, trabalhador”, pondera.

Por fim,  Eraí lembra que não é a toa que Fávaro foi reeleito presidente da Aprosoja com 97% dos votos. O progressista também  garante que o amigo está preparado para disputar qualquer cargo, seja de vice-governador, de deputado estadual e/ou federal.

Ex-deputada vai à vereadora em VG

zilda pereira 400 curtinha   A ex-deputada estadual Zilda Pereira Leite (foto) permaneceu pouco tempo na base dos Campos em Várzea Grande. Chateada por não ter sido renomeada como secretária de Educação, de cuja pasta havia se afastado por problemas de saúde, Zilda se filiou ao PSB, do pré-candidato...

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.