Kassab vem a Cuiabá e Chico Daltro assume pré-candidatura; veja fotos

O vice-governador, Chico Daltro (PSD), assume a pré-candidatura ao Governo, independente do governador Silval Barbosa (PMDB) definir se deixará o cargo para concorrer ao Senado. Daltro foi enfático durante o encontro do PSD, nesta quinta (6), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, ao afirmar que não se afastará da vice-governadoria. O evento reuniu as principais lideranças do partido, além de políticos aliados, como, por exemplo, PMDB, PT, PP, Pros, PR e Solidariedade. 

O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab – que também é pré-candidato ao governo de São Paulo –, ressaltou que a agremiação tem musculatura política em Mato Grosso, já que conta com 39 prefeitos e, por isso, é importante ter um candidato que represente a sigla neste pleito. Ele ainda frisou que o PSD é parceiro da presidente Dilma Rousseff (PT), que deve concorrer à reeleição. 

Durante o discurso, o líder nacional cometeu uma gafe ao se referir ao cacique do partido no Estado, José Riva, como presidente da Assembleia. O candidato a governador de São Paulo também anunciou que o PSD nacional deu o aval para o partido em Mato Grosso tivesse projeto de majoritária.

O cacique do PMDB e deputado federal, Carlos Bezerra, discursou durante o encontro, mesmo que por poucos minutos. Ele disse que o nome de Daltro será levado para discussão do grupo governista. Outros nomes também devem ser colocados, como o do ex-vereador Lúdio Cabral (PT). Bezerra ainda ressaltou que a coligação está preparada para a guerra, para vencer o pleito deste ano. 

"É preciso pensar em continuidade de Governo", disse Chico Daltro durante Encontro do PSD

Conforme Riva, o cenário atual deve mudar com a decisão do governador, que deve se pronunciar nos próximos dias. Quanto à preocupação do partido em relação ao posicionamento político do senador Blairo Maggi (PR), Riva frisou que, durante reunião com o PR, pediu para conversar com o republicano, que alegou não ter nada definido. O cacique dos social-democratas disse ainda que não acredita na migração de Blairo para outra aliança e que o senador não é traidor. “Se isso acontecer, será uma grande surpresa”, afirmou. 

No decorrer do encontro alguns políticos se manifestaram, dentre eles o deputado estadual Walter Rabello, ao dizer que Daltro será o melhor governador de Mato Grosso. Ele chegou a agradecer a presença de Bezerra. “Obrigado, ex-governador Bezerra, por demonstrar disposição em apoiar o PSD e o nosso pré-candidato Chico Daltro”. Além de Rabello, os deputados federais Roberto Dorner e Eliene Lima também estiveram presentes. 

O vereador e ex-presidente da Câmara de Cuiabá João Emanuel compareceu ao encontro. Ele, no entanto, não compôs a mesa de autoridades. O presidente da Famato, Rui Prado, também esteve presente. Ele, inclusive, foi elogiado por Riva e pelo vice-governador, que enalteceram o trabalho na entidade. 

Com discurso de pré-candidato ao Governo, Daltro disse que o maior desafio será entrar no pleito no lugar de Riva, que era tido internamente como o favorito ao cargo majoritário. Mas por questões jurídicas ele não entrará no páreo. Riva, no entanto, diz que deixa a política para se dedicar a vida pessoal. 

Nenhum dos políticos presentes no encontro atacou a gestão Silval Barbosa. O vice-governador ressaltou que está no governo ajudando como pode e que a atual gestão tem agido positivamente. “É preciso pensar em continuidade de governo”, salientou.  

Daltro também declarou que o partido fará palanque para a presidente Dilma Rousseff (PT). A base do PSD hoje possui, além do vice-governador, dois deputados federais, cinco estaduais, 38 prefeitos e 258 vereadores.

Galeria de Fotos

Credito: Iara Rezende/Rdnews
Credito: Iara Rezende/Rdnews
Credito: Iara Rezende/Rdnews

Rossato desiste; Lafin livre à reeleição

ari lafin curtinha 400 sorriso   Depois de ensaiar e travar discussões com seu grupo político, o empresário e ex-prefeito de Sorriso, a cidade conhecida como capital nacional do agronegócio, Dilceu Rossato decidiu não disputar a sucessão municipal neste ano. Com isso, o caminho fica mais livre para o...

Fazendo politicagem sobre Covid-19

rubia fernanda 400 curtinha   A tenente-coronel Rúbia Fernanda, pré-candidata ao Senado pelo Patriota, não só ignora medidas protetivas em relação à Covid-19, como isolamento social, mantendo agenda de visitas e reuniões, como passou a fazer politicagem com coisa séria. Numa...

Punição a 2 ex-presidentes da Câmara

haroldo curtinha 400   Apesar de ter julgado regulares as contas de gestão de 2016 da Câmara de Cuiabá, ano em que teve dois presidentes, o já falecido Júlio Pinheiro, entre janeiro e junho e, depois, Haroldo Kuzai (foto), de 20 de junho a 31 de dezembro, o conselheiro interino João Batista Camargo, em...

Guiratinga, frota sucateada e a farra

sinval vilela 400 curtinha   O vereador Sinval Vilela (foto), do DEM, disse que em Guiratinga, administrada por Humberto Domingos, o Bolinha, está havendo farra com dinheiro público. E lista descasos e atos de incompetência do prefeito. Conta que a prefeitura possui um caminhão pipa, mas está encostado no...

Verba a quem não tem litígio à União

emanuel pinheiro 400 curtinha   Apesar do governo estadual anunciar que está recebendo os R$ 359 milhões da União, essa verba oriunda do chamado Orçamento da Guerra (Emenda Constitucional 106) para ajuda no combate ao coronavírus só será liberada a partir do próximo dia 9 e para quem, seja...

Salgadinhos sim; caminhão pipa, não

humberto bolinha 400 curtinha   Em Guiratinga, o prefeito Humberto Domingos, o Bolinha (foto), resolveu homologar na última segunda, 1º de junho, processo licitatório para contratar uma empresa com vistas a fornecer salgadinhos nas 11 secretarias municipais. Vão ser gastos com salgados R$ 21,7 mil. No mesmo dia, Bolinha...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.