Kassab vem a Cuiabá e Chico Daltro assume pré-candidatura; veja fotos

O vice-governador, Chico Daltro (PSD), assume a pré-candidatura ao Governo, independente do governador Silval Barbosa (PMDB) definir se deixará o cargo para concorrer ao Senado. Daltro foi enfático durante o encontro do PSD, nesta quinta (6), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, ao afirmar que não se afastará da vice-governadoria. O evento reuniu as principais lideranças do partido, além de políticos aliados, como, por exemplo, PMDB, PT, PP, Pros, PR e Solidariedade. 

O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab – que também é pré-candidato ao governo de São Paulo –, ressaltou que a agremiação tem musculatura política em Mato Grosso, já que conta com 39 prefeitos e, por isso, é importante ter um candidato que represente a sigla neste pleito. Ele ainda frisou que o PSD é parceiro da presidente Dilma Rousseff (PT), que deve concorrer à reeleição. 

Durante o discurso, o líder nacional cometeu uma gafe ao se referir ao cacique do partido no Estado, José Riva, como presidente da Assembleia. O candidato a governador de São Paulo também anunciou que o PSD nacional deu o aval para o partido em Mato Grosso tivesse projeto de majoritária.

O cacique do PMDB e deputado federal, Carlos Bezerra, discursou durante o encontro, mesmo que por poucos minutos. Ele disse que o nome de Daltro será levado para discussão do grupo governista. Outros nomes também devem ser colocados, como o do ex-vereador Lúdio Cabral (PT). Bezerra ainda ressaltou que a coligação está preparada para a guerra, para vencer o pleito deste ano. 

"É preciso pensar em continuidade de Governo", disse Chico Daltro durante Encontro do PSD

Conforme Riva, o cenário atual deve mudar com a decisão do governador, que deve se pronunciar nos próximos dias. Quanto à preocupação do partido em relação ao posicionamento político do senador Blairo Maggi (PR), Riva frisou que, durante reunião com o PR, pediu para conversar com o republicano, que alegou não ter nada definido. O cacique dos social-democratas disse ainda que não acredita na migração de Blairo para outra aliança e que o senador não é traidor. “Se isso acontecer, será uma grande surpresa”, afirmou. 

No decorrer do encontro alguns políticos se manifestaram, dentre eles o deputado estadual Walter Rabello, ao dizer que Daltro será o melhor governador de Mato Grosso. Ele chegou a agradecer a presença de Bezerra. “Obrigado, ex-governador Bezerra, por demonstrar disposição em apoiar o PSD e o nosso pré-candidato Chico Daltro”. Além de Rabello, os deputados federais Roberto Dorner e Eliene Lima também estiveram presentes. 

O vereador e ex-presidente da Câmara de Cuiabá João Emanuel compareceu ao encontro. Ele, no entanto, não compôs a mesa de autoridades. O presidente da Famato, Rui Prado, também esteve presente. Ele, inclusive, foi elogiado por Riva e pelo vice-governador, que enalteceram o trabalho na entidade. 

Com discurso de pré-candidato ao Governo, Daltro disse que o maior desafio será entrar no pleito no lugar de Riva, que era tido internamente como o favorito ao cargo majoritário. Mas por questões jurídicas ele não entrará no páreo. Riva, no entanto, diz que deixa a política para se dedicar a vida pessoal. 

Nenhum dos políticos presentes no encontro atacou a gestão Silval Barbosa. O vice-governador ressaltou que está no governo ajudando como pode e que a atual gestão tem agido positivamente. “É preciso pensar em continuidade de governo”, salientou.  

Daltro também declarou que o partido fará palanque para a presidente Dilma Rousseff (PT). A base do PSD hoje possui, além do vice-governador, dois deputados federais, cinco estaduais, 38 prefeitos e 258 vereadores.

Galeria de Fotos

Credito: Iara Rezende/Rdnews
Credito: Iara Rezende/Rdnews
Credito: Iara Rezende/Rdnews

Partidos com 2 ou mais pré ao Senado

margareth buzetti 400 curtinha   Dirigentes partidários estão passando apurado, nesta fase de pré-campanha, para conduzir o processo de escolha de candidatura ao Senado para a vaga de Selma Arruda, cassada por crimes eleitorais. Mesmo sabendo que as chances são remotíssimas de êxito nas urnas, alguns...

Muitos cuiabanos votam em Chapada

thelma de oliveira 400 curtinha   A ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), que em 2016 transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para Chapada dos Guimaráes, já está trabalhando nos bastidores o projeto de reeleição. E, agindo nos bastidores e de forma estratégica, ela conseguiu um...

Câmara cassará 4º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o quarto vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.