Marino e Juarez integram lista de coordenadores pró-Silval
Os prefeitos de Sinop, Juarez Costa, e de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, integram a lista de coordenadores regionais da campanha do governador Silval Barbosa (PMDB), que vai tentar a reeleição. Os dois vão ser responsáveis pela mobilização da coligação "Mato Grosso em 1º Lugar" na região do Alto do Teles Pires e, junto com Nadir Suculotti, vão organizar ações em Nova Ubiratã, Sorriso, Feliz Natal, Vera, Cláudia, Santa Carmem, Sinop, União do Sul, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Tapurah.
A região é tida como um dos currais eleitorais de Silval, mas os vices de Mauro Mendes e de Wilson Santos, Otaviano Pivetta (PDT) e Dilcel Dal Bosco (DEM), respectivamente, também são puxadores de voto na região e devem dar trabalho aos coordenadores. Pivetta, inclusive, foi prefeito de Lucas do Rio Verde por duas vezes. Já Dilceu tem forte atuação em Sinop.
A divisão do Estado é importante porque permite que a imagem de Silval e dos candidatos da coligação sejam difundidas em todos os rincões de Mato Grosso, enquanto que outras frentes também reforçam a campanha dele por meio de arrastões e entrega de santinhos.
Talvez por isso o grupo ainda não tenha nomeado os coordenadores de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, onde estão situados os principais colégios eleitorais do Estado. Além de concentrarem um grande número de votos, as três cidades devem ficar muito divididas devido a força de lideranças locais. Em Cuiabá, por exemplo, Wilson foi prefeito por dois mandatos e Mauro Mendes chegou a disputar sem êxito o segundo turno do pleito de 2008.
Especialistas e articulistas entendem que este colégio eleitoral será o mais difícil para Silval. Já em Várzea Grande, apesar do prefeito Murilo Domingos (PR) integrar o grupo de apoio a Silval, os irmãos democratas Jayme e Júlio Campos têm bastante representatividade. Além disso, Murilo vive um grande desgaste de imagem. Já em Rondonópolis a situação também tende a ser complicada devido a força de lideranças que buscam votos para Wilson, Silval e Mendes. Segundo o coordenador-geral da campanha e candidato a vice-governador, Chico Daltro (PP), até o final desta semana serão definidos os nomes das últimas coordenações. Finalizada esta etapa, o grupo vai ter colocado de vez a campanha na rua para disputar os mais de 2 milhões de votos existentes em Mato Grosso.