CAMPANHAS ELEITORAIS

Políticos oferecem resistência ao uso das redes sociais, afirma especialista

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Segundo especialista, a tendência nestas eleições é o uso das redes sociais

O uso das tecnologias nas campanhas, apesar de já figurar como uma nova realidade nos processos eleitorais, ainda esbarra na resistência de uma parcela dos políticos que ainda não entendeu sua importância. A análise é do especialista no assunto, Beto Andrade, que foi coordenador de mídias sociais da campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010. Ele acrescenta que o modelo de campanha mais usado hoje é “engessado”. “O que assusta na comunicação online, por exemplo, é o tempo real. Tudo é de hoje para hoje. A internet é interação e os políticos não estão acostumados com isso”.

Ele pontua que a maioria dos marqueteiros ainda faz uso do modelo tradicional de campanha, onde o foco, no que tange a comunicação, é o número específico de programas de televisão e o que será exibido em cada um deles. A deputada estadual Teté Bezerra (PMDB), pré-candidata à reeleição neste pleito e esposa do deputado federal Carlos Bezerra, afirma que observa as mudanças nos modelos de campanha. “Quando Carlos foi candidato a prefeito, o marqueteiro veio e disse que eram 45 programas de televisão para serem exibidos em 45 dias e que em um deles íamos apresentar a família. Vinha como um pacote pronto, quase uma receita de bolo”, lembra.

Segundo o especialista, nos últimos anos, a comunicação nas campanhas era feita “de cima para baixo”, isto é, de forma unilateral: a mensagem era passada e quem a recebesse tinha a prerrogativa de simplesmente absorvê-la ou não. Hoje em dia, as coisas mudaram, pois o receptor da mensagem é também um emissor. “O que deve ser feito é mostrar a porcentagem de jovens que está entrando na política, quantos idosos deixam de participar e inteirar o pretenso candidato às mudanças. Viemos de campanhas off-line. As redes sociais vão ter influência fortíssima nas eleições”, prevê.

O novo modelo de campanhas políticas que começa a ser mais usado é um conjunto de estratégias que vão desde monitoramento das redes sociais e análise qualitativa de sentimentos até a produção de conteúdos e a realização de análises da relevância destes conteúdos. 

Estes fatores, conforme aponta Andrade, no entanto, só funcionam quando aplicados todos os dias na internet, dada a dinâmica e rapidez com que as informações circulam na rede de computadores. O jornalista é enfático ao sustentar o quão essencial é a comunicação online nas eleições, embora o fato ainda não tenha sido reconhecido por alguns políticos mais tradicionalistas. “A internet é uma plataforma tecnológica que pode ser usada para o bem ou para o mal. Está mudando o patamar de relação da sociedade civil com o poder público. A sociedade civil está se apoderando de coisas que antes não se apoderava. Está exigindo transparência em tempo real”.

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