Liderança de Lula nas pesquisas favorece o crime, afirma Álvaro em Mato Grosso


De Barra do Garças

Alysson Cavalcante

�lvaro Dias Barra do Gar�as

  Acompanhado pelo senador Medeiros e por Saggin, Álvaro palestra em Barra do Garças

Embora preso, a liderança do ex-presidente Lula à corrida presidencial, é vista pelo pré-candidato do Podemos à presidência da República, Álvaro Dias, como um favorecimento ao crime e aos criminosos. Segundo ele, os números mostram claramente uma disposição neste sentido.

Ontem à noite (18), o presidenciável participou em Barra do Garças, de uma palestra para cerca de 400 pessoas sobre o fim do foro privilegiado, com projeto de sua autoria já aprovado pelo Senado e em tramitação na Câmara, e do combate à corrupção, quando falou sobre as eleições de 2018.

Conforme o presidenciável, o ex-presidente não lidera as pesquisas. "É uma questão de interpretação. Ele tem a maior visibilidade porque está na mídia há muitos anos, mas aparece com índice bem menor do que a rejeição. Lula é rejeitado por mais de 50% dos brasileiros. 57% querem ele na cadeia. Como é que pode ser presidente da República?" questiona.

Álvaro aproveitou para, indiretamente, criticar o comportamento da imprensa. Afirma que o Brasil precisa exigir vergonha daqueles que escrevem ou opinam. "Não podemos ficar defendendo o crime. Estamos afrontando o Estado de direito e a legalidade democrática. Ou há má fé, ou há uma disposição de favorecer o crime e os criminosos", pontuou.

Foro Privilegiado

Acompanhado pelo senador José Medeiros (Podemos) e pelo suplente de deputado federal Sandro Saggin (Novo), Álvaro foi bastante aplaudido ao abordar as questões e cobrar punição aos crimes de corrupção que se alastraram pelo país e colocaram Lula na cadeia.

Sobre o fim do foro privilegiado, o senador paranaense afirmou que o Brasil só terá uma nova Justiça, com todos iguais perante a lei, com o fim desse privilégio. Lembrou que 55 mil autoridades brasileiras são beneficiadas pelo instituto do foro privilegiado, que é o paraíso da impunidade, porque as ações não são julgadas. Elas prescrevem e ai prevalece a impunidade", ressalta.

Lula é rejeitado por mais de 50% dos brasileiros. 57% querem ele na cadeia. Como é que pode ser presidente da República?

De acordo com o presidenciável, o projeto foi apresentado em 2013, aprovado no Senado em maio de 2017, está na Câmara desde junho e, no entanto, não avançou. "Estamos contando com a pressão popular para a aprovação da matéria acabando com o foro privilegiado", enfatiza.

Durante a palestra, Álvaro também debateu questões diversas com o público, como a reforma tributária, um dos pontos de seu pré-projeto eleitoral; segurança pública, redução do Estado, redução do número de deputados e abordou também a desocupação da gleba Suiá-Missu, na região do Araguaia, com a expulsão de sete mil pessoas de suas terras.

Embora não tenha pedido votos por questão da legislação, o presidenciável recebeu manifestações de apoio a corrida presidenciável e prometeu, se eleito, refundar a República para que o país mude o seu sistema de governança que, conforme ele, fracassou, se transformando numa fábrica de escândalos e numa matriz de governos incompetentes.

Júlio, do DEM, vê boa gestão de EP

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), uma das lideranças históricas do DEM, foi "apertado" nesta sexta, em entrevista a Antero de Barros, na rádio Capital FM, especialmente sobre o fato do ex-governador e ex-senador demonstrar simpatia e apoiar a gestão do prefeito Emanuel, enquanto outros do partido...

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

Pivetta vai despachar em 2 gabinetes

otaviano pivetta 400 curtinha   O governador em exercício a partir desta quinta, empresário Otaviano Pivetta (foto), vai dividir o tempo no Palácio Paiaguás pelos próximos oito dias despachando em dois gabinetes. Ora sentará na cadeira do titular Mauro Mendes, que viajou numa comitiva para a Bolívia,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.