ELEIÇÕES 2020
Sábado, 05 de Dezembro de 2020, 11h:27 | Atualizado: 05/12/2020, 11h:50
Abílio e Wellaton são multados em R$ 26,6 mil cada por propaganda irregular
Ana Flávia Corrêa
Nemias Coelho

Vereadores Abílio Júnior (Podemos) e Felipe Wellaton (Cidadania) foram condenados a pagar uma multa de R$ 26,6 mil por propaganda irregular transmitida no dia 26 de novembro. Decisão é do juiz Geraldo Fidelis, da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Eles disputaram a Prefeitura de Cuiabá nas eleições municipais de 2020. Prefeito eleito Emanuel Pinheiro (MDB) foi quem propôs a ação. Ele alegou que Abílio apresentou uma pesquisa com uma vantagem sem informar dados obrigatórios. De acordo com Emanuel, propaganda atacou sua honra e imagem.
No entendimento do magistrado, os objetivos da propaganda eleitoral eram, de fato, causar danos emocionais artificiais e atingir maior número de pessoas. Comoção causada seria irreal e ocasionaria revolta contra o candidato opositor. No vídeo, Abílio cita o caso do paletó.
“Do material apontado, verifica-se que embora se tratem as imagens de excertos da CPI conhecida como CPI do Paletó, e matérias sobre o afastamento de secretários de Saúde e de Educação do município, impede destacar que as inserções visam a divulgação de ideias em poucos segundos, de modo que é impensável a veiculação de inserções sem a realização de cortes em imagens”, diz trecho do documento.
Ainda no entendimento do juiz, notícias têm o objetivo de causar estados mentais negativos ao leitor. Para ele, cabe à Justiça Eleitoral combater as notícias manipuladas, os discursos de ódio e as informações que possam poluir ou manipular a escolha do eleitor.
“Em outras palavras, como já foi repetido em representações eleitorais julgadas por este juízo, não se veda notificar fatos, nem, tampouco, permite-se impedir críticas políticas, ainda que utilize expressões duras e contundentes, mas, tão somente, proíbe-se distorcê-los, como se deu no material acusado de irregular, para criar estados mentais, a fim de ganhar vantagem ou gerar prejuízo a outrem”, disse.
Postar um novo comentário
Comentários (2)
-
Fux | Segunda-Feira, 07 de Dezembro de 2020, 11h0510
Agora, imagina o Abelha e o Kinder Ovo na Prefeitura ?
-
Hilton Figueiredo | Sábado, 05 de Dezembro de 2020, 20h0661
Fez muito bem, a Justiça Eleitoral multar esses dois malandros;Abilinho e Wellaton, derrotados dia 29/11 por excesso de querer aparecer e prejudicar o Emanuel.Aplausos
Confira também:
- Dezembro de 2020
-
ELEIÇÕES 2020 / EM MEIO A PANDEMIA
Após Covid-19, Kalil é liberado por equipe médica e fará posse no Fiotão - confira
-
ELEIÇÕES 2020 / POR SEGURANÇA
Com avanço do coronavírus em Cuiabá, Emanuel cancela posse presencial saiba
-
ELEIÇÕES 2020 / FAMILIOCRACIA
TSE mantém candidatura de eleita barrada e Torixoréu terá nova eleição
-
ELEIÇÕES 2020 / SENADOR ELEITO
Whatsapp descarta disparos em massa e uso de robôs pela campanha de Fávaro
-
ELEIÇÕES 2020 / GRATO AOS CAMPOS
Kalil Baracat, vice e 21 vereadores eleitos são diplomados em Várzea Grande - leia