ELEIÇÕES 2020

Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 11h:02 | Atualizado: 24/11/2020, 15h:02

CÂMARA DIVIDIDA

Abílio tem apoio de 13 vereadores eleitos e Emanuel reúne a maioria dos reeleitos

Atualizada às 12h07

selo elei�es 2020

Na briga pelo comando da Prefeitura de Cuiabá, o candidato Abílio Júnior (Podemos) conta com o apoio da maioria dos vereadores eleitos: 13 dos 25 que irão ocupar os gabinetes da Câmara a partir do ano que vem. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) recebe o apoio de 12 parlamentares.

Tal posicionamento neste momento não significa que o oposicionista, caso confirme a vitória, terá apoio da maioria na próxima legislatura da Câmara, mesmo que receba o apoio de vereadores eleitos que se colocam contra a Gestão Emanuel. Dos 14 parlamentares novatos, o candidato recebe apoio de oito deles: Cezinha Nascimento (PSL), Coronel Paccola (Cidadania), Kassio Coelho (Patriota), Dr. Luiz Fernando (Republicanos), Michelly Alencar (DEM), Pastor Jeferson (PSD), Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) e Sargento Vidal (Pros).

Os outros cinco são vereadores reeleitos, que já são aliados de Abílio na atual legislatura: Wilson Kero-Kero (Podemos), Diego Guimarães (Cidadania), Dilemário Alencar (Podemos), Sargento Joelson (Solidariedade) e Lilo Pinheiro (PDT).

Emanuel também pode ampliar ou diminuir sua base, em caso de reeleição. Alguns parlamentares fecharam com o emedebista mais como um voto anti-Abílio, caso da petista Edna Sampaio, que segue orientação nacional da sigla para derrotar a extrema-direita nos municípios.

Dayanne Dallicani/Arte/Rdnews

Quadro apoio vereadores Abilio e Emanuel 2

O candidato à reeleição tem apoio da maioria dos reeleitos: Adevair Cabral (PTB), Chico 2000 (PL), Juca do Guaraná (MDB), Marcrean Santos (PP), Mario Nadaf (PV) e Renivaldo Nascimento (PSDB).

Dos estreantes, conta com a declaração de voto de: Demilson Nogueira (PP), Didimo Vovô (PSB), Edna Sampaio (PT), Eduardo Magalhães (Republicanos), Marcus Brito Junior (PV) e Paulo Henrique (PV).

A assessoria da campanha de Abílio chegou a listar 13 vereadores em seu grupo, entre eles o nome de Eduardo. O parlamentar, no entanto, logo após a divulgação, se manifestou no sentido de reforçar integrar a base de Emanuel.

Desde o primeiro turno, Emanuel lidera coligação formada pelo PMB, PTC, Solidariedade, PV, Republicanos, PL, PSDB, MDB, PTB, PP e PCdoB. Abílio reuniu o Cidadania, PSC e Podemos; no segundo turno, no entanto, recebeu apoio do DEM, Pros, Avante, Rede, PSL (parte dos filiados), PRTB e Patriota.

Se os vereadores conseguirem transferir/garantir todos os seus votos aos seus candidatos escolhidos, Emanuel tem vantagem; a votação do grupo que te apoia soma 32.061 eleitores. Já o grupo pró-Abílio recebeu 28.496 votos.

Atualizada às 12h07 - Joelson com Abílio

Após divulgação da matéria, o vereador Sargento Joelson afirmou que seu apoio é para Abílio, desde o primeiro turno.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Caio | Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 16h38
    4
    1

    Marcos Brito é Emanuel? Faissal que elegeu ele, e faissal tá com Abílio

  • Canzuk | Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 14h03
    9
    3

    Abílio......vai encher a Prefeitura com seus "Irmãos"

  • Antonio | Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 13h28
    0
    1

    Antonio, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • JESSE RODRIGUES DE ARRUDA BARROS | Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 12h40
    5
    4

    O PRTB ESTÁ COM O ABILIO DESDE O PRIMEIRO TURNO

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

Ex-deputado "detona" Aliança por MT

victorio galli 400 curtinha   As deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, que estão na linha de frente pela criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro e ainda na fase de coleta de assinaturas para ser formalizado, foram informadas de que o ex-deputado federal Victório Galli...

Saúde em MT sob iminente colapso

Os números da pandemia da Covid-19 em MT são alarmantes. Entre sexta e este sábado foram registrados 1.050 novos casos de pessoas infectadas com o vírus e mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, quase 5 mil mato-grossenses já morreram da doença. Em Cuiabá, o índice de ocupação de UTIs chega a 69%, superando o pior período da pandemia, registrado em agosto do ano passado. Em outras regiões do Estado, a...

Prefeito já teve 2 aliados executados

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de terceiro mandato Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, já teve dois assessores próximos e de extrema confiança assassinados. Em setembro de 2012, João César Domingos, que era muito próximo de Pátio, havia atuado no Instituto de Pesquisa e...

Pascoal entre preferidos para o TCE

pascoal santullo 400   Assim como a Assembleia, que tem vários deputados de olho no cargo vitalício no TCE, o Palácio Paiaguás vai brigar pelo direito à indicação à cadeira de conselheiro, caso seja homologado e autorizado o pedido de aposentadoria já feito por Waldir Teis, que...

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.