ELEIÇÕES 2020

Sábado, 21 de Novembro de 2020, 15h:53 | Atualizado: 21/11/2020, 17h:06

DENÚNCIA ELEITORAL

Abílio usa áudio de prima e acusa Emanuel de abuso; prefeito diz que "não é verídica"

Candidatos à Prefeitura de Cuiabá no 2º turno, os vereadores Abílio Junior (Pode) e Felipe Wellaton (Cidadania) entraram com pedido de cassação do registro de candidatura do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) por suposto abuso de poder político. Eles denunciam o uso da Secretaria Municipal de Saúde para campanha do emedebista. Em nota, Emanuel disse que a denúncia "não é verídica" e que a servidora foi exonerada em agosto, não tendo mais relação direta com a gestão.

Nemias Coelho

abilio wellaton

Ação na Justiça eleitoral foi movida hoje pelos vereadores Abílio Júnior e Felipe Wellaton

Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), os candidatos mostram que tiveram acesso a áudio de uma reunião com servidores da pasta com Miriam Pinheiro, prima do prefeito, no qual ela pede e reforça a necessidade de servidores da pasta ajudaremo projeto de reeleição do emedebista.

A ação, protocolada na manhã deste sábado (21), atinge também o vice José Stopa (PV). Além da cassação, Abílio e Wellaton pedem que Emanuel e Stopa sejam declarados inelegíveis por oito anos.

Em nota, a assessoria de imprensa da campanha de Emanuel informa que a denúncia não é veridica. "Os fatos narrados dizem respeito a uma iniciativa exclusivamente pessoal, ação de uma cidadã sem nenhum vínculo com o Poder Público Municipal da Capital", defende.

Segundo a ação dos vereadores, Miriam atua como coordenadora Coordenadoria Técnica de Atenção Primária da pasta de Saúde. Na reunião, que aconteceu em alguma data entre as eleições do domingo (15) e na quinta (19), ela pede que os servidores ajudem na campanha de Emanuel. "Se ano que vem, se aquele trambiqueiro ganhar, todo mundo vai para a rua, [...], é o cargo de todo mundo aqui", enfatiza. Em seguida ela fala que todos os servidores ali têm benefício e entram no serviço sem controle de horário.

Reprodução

Mirian Pinheiro

Mirian Pinheiro foi candidata derrotada a vereadora em Várzea Grande neste ano

Ela continua exemplificando como os servidores devem fazer campanha nos bairros. De acordo com o áudio, Miriam vai ser "uma pedra no sapato" de quem não ajudar. "Desculpem por que eu sou estressada, eu sou prática, eu sou ligeira tá, eu não gosto de nada enrolado, e nós vamos pra rua a partir das 18h todo mundo, por que todo mundo precisa do cargo aqui", disse.

Outro servidor que fala na reunião é identificado por Gilson Guimarães Souza, que atua na Coordenadoria Técnica de Supervisão Regional Norte. Entre as estratégias, ele orienta os servidores sobre abordagem de pessoas na rua, trocar perfil em rede social e adesivar. Chega a falar que serão feitos arrastões em bairros onde Emanuel não foi bem votado e, junto com unidades de saúde municipais, vai ajudar na campanha.

Para Abílio e Wellaton, Miriam e Gilson pressionam os servidores ao criar um estado de medo. "Os servidores são constrangidos sob real ameaça", pontuam. Diz em seguida que haverá um coordenador nas equipes que ficarão de olho para verificar quais funcionários públicos estão ajudando ou não na campanha. A consequência é a perda do emprego com uma possível vitória dos vereadores.

Na ação, Abílio e Wellaton apontam que "a transcrição é literal e não permite repouso de dúvidas sobre o grau de abuso de poder político promovido pela campanha do investigado Emanuel Pinheiro". Eles também pedem que Miriam e Gilson sejam investigados e condenados a uma multa de 100 UFIR. O Ministério Público Eleitoral deve dar parecer e, em seguida, a Justiça Eleitoral deve dar uma decisão.

Outro lado

Em nota divulgada por meio da assessoria de imprensa da campanha, o prefeito Emanuel Pinheiro "informa que a denúncia realizada por Abílio e Wellaton não é verídica. "A senhora Miriam de Fátima Nascheveng Guimarães Pinheiro não é servidora do município de Cuiabá. Ela reside em Várzea Grande onde possui o seu domicílio eleitoral. Foi exonerada da rede municipal de Saúde para concorrer a cargo eletivo pela cidade de Várzea Grande em 14 de agosto de 2020", pontua.

"Portanto, os fatos narrados dizem respeito a uma iniciativa exclusivamente pessoal, ação de uma cidadã sem nenhum vínculo com o Poder Público Municipal da Capital. Nesta oportunidade, Pinheiro reafirma que cabe, exclusivamente à ela, responder por seus atos e que jamais coadunará com medidas que transgridam os princípios éticos da gestão publica e da democracia".

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • ANTONIO | Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020, 11h03
    1
    0

    OS UNICOS QUE APOIAM O PALETÓ ,SÃO OS QUE TEM CARGO POR INDICAÇÃO POLITICA ,E ESTÃO TAO DESESPERADOS QUANTO.

  • ANTONIO | Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020, 11h01
    1
    0

    PALETÓ E SUA PROLE ESTÃO DESESPERADOS ,SABE QUE VAI PERDER A TETA

  • Serislei Guimarães de Sousa | Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020, 10h39
    0
    2

    Desespero do Abílio 🤣😂😂😂🤣🤣😂😂🤣

  • Nilson Luiz Pinto | Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020, 10h34
    0
    0

    Vida de gado Povo marcado povo Feliz. A pessoa é flagrada escondendo dinheiro público no paletó e tem gente que ainda é capaz de defender. Só se for mesmo os aceclas do paletó. E depois querem cobrar uma sociedade melhor e menos corrupta.

  • janjão | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 22h43
    5
    0

    Apílio vai ganhar e a família paletó vai ficar igual cachorro caido da mudança. Peeerdiiidooo

  • joao | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 14h02
    6
    7

    Abílio vai perder feio, pois a população de Cuiabá está com Emanuel. Abílio já ciente da derrota está querendo ganhar no tapetão. O bom que a população de Cuiabá vai ficar livre dele também na câmara municipal. O pior que Abílio vai perder e ainda está levando mais políticos com ele. Emanuel tem apoio de 100% dos servidores do município e mesma percentagem dos servidores do estado. Parabéns Emanuel.

  • Dos Santos | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 11h22
    8
    8

    Para mimimi!!...Quer ganhar no tapetão? Uai! Não confia no seu taco, jovem? Ja esta com medo do dia 29.

  • Tatiana | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 10h16
    5
    6

    Os eleitores do Nenel tão cegos mesmo. Viram o vídeo do paletó, mas não acreditam. Escutam o áudio, mas não acreditam. Isso diz muito sobre o caráter.

  • Jordélio sou ABílio | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 09h35
    12
    14

    Tem mesmo o abuso, eu sou servidor da prefeitura e está havendo a pressão, mesmo assim ninguém tem direito de tirar a minha cidadania, sou Abílio 19.

  • Goldlúcio | Domingo, 22 de Novembro de 2020, 09h32
    3
    0

    Goldlúcio, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...

Com Paccola, Câmara terá polêmicas

paccola 400 curtinha   O vereador eleito pela Capital, tenente-coronel PM Marcos Eduardo Ticianel Paccola (foto), do Cidadania, promete levar muitas polêmicas para os embates que pretende travar no Legislativo. Ele é daqueles sem papas na língua. Defende, por exemplo, que a população tenha direito de se armar. Em...

Esposa de deputado na 2ª suplência

maria avalone 400   Não foi só o deputado estadual Wilson Santos que frustrou-se na tentativa de eleger membro da família à cadeira de vereador. O também parlamentar Carlos Avalone, presidente regional do PSDB, apostou todas as fichas na esposa Maria Avalone. Mas ela só chegou à...

Neurilan e apoio de Botelho à AMM

eduardo botelho 400 curtinha   Em busca de apoio de lideranças políticas para permanecer no comando da AMM por mais três anos, Neurilan Fraga foi pedir socorro para o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (foto). Quer que o parlamentar seja o presidente de honra de sua chapa. Neurilan tem se articulado como pode e,...

Candidato irritado chama EP de traste

abilio junior 400 curtinha   Abílio Júnior (foto), candidato do Podemos ao Palácio Alencastro, tem se mostrado mais irritado depois do debate promovido pela Fecomércio, na quarta à noite, quando, em vários momentos, se viu questionado e desqualificado pelo prefeito e candidato à...

Prefeito reeleito sob investigações

ze do patio 400 curtinha   A situação jurídica do prefeito populista e desgastado Zé do Pátio (foto), que acaba de ser reeleito para o terceiro mandato em Rondonópolis, sendo o segundo consecutivo, não é das melhores. Contra sua gestão tem pipocado denúncias sobre...