ELEIÇÕES 2020

Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 11h:44 | Atualizado: 17/09/2020, 19h:37

FIM DAS CONVENÇÕES

Após adiamento, 11 lançam candidatura por vaga no Senado; 5 em chapa pura veja

selo elei�es 2020

Após o adiamento da eleição suplementar ao Senado (que deveria ocorrer em 26 de abril), 11 candidatos irão disputar a vaga deixada pela senadora cassada Selma Arruda (Podemos) no pleito que ocorre em 15 de novembro, junto com as eleições municipais. A lista inclui servidor federal, advogado, produtor rural, ex-procurador da Justiça, militares e uma única mulher.

Os candidatos confirmados em convenções até ontem (16) tem até 26 de setembro para solicitarem seus registros de candidatura à Justiça Eleitoral. Já no dia seguinte, 27, poderão fazer propaganda política, inclusive na internet.

A maioria dos candidatos (9 deles) também tiveram seus nomes lançados em março, durante convenções que acabaram suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19. Entre eles está Carlos Fávaro (PSD), que ocupa temporariamente a vaga de Selma no Senado. Com o apoio do PP, PTB, PV e MDB, terá a empresária Margareth Buzetti (PP) como primeira-suplente, e José Lacerda (MDB) como segundo.

O ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) vai disputar a vaga com Júlio Campos (DEM) na primeira suplência e Zé Márcio Guedes (PL) na segunda respectivamente. O tucano considera que sua chapa contempla o Nortão, a Baixada Cuiabana e a região Sul – numa referência à base de seus suplentes.

Rodinei Crescêncio/Arte/Rdnews

Candidatos ao Senado 2020

Dois partido de esquerda encabeçam chapa para o Senado. O PT vai concorrer com o deputado estadual Valdir Barranco, que terá duas mulheres na suplência, a ex-reitora da UFMT, Maria Lúcia (PCdoB), na primeira, e a ex-vereadora por Cuiabá Enelinda Scala, na segunda.

Já o Psol mantém como em outros pleitos e não fez coligação. Terá o Procurador Mauro junto de Gonça de Mello na primeira suplência e Vanderley Guia, na segunda. O trio é da baixada cuiabana.

O Novo vai de chapa pura com o professor da UFMT de Sinop, Feliciano Azuaga. O presidente da sigla em Cuiabá, Sergio Antunes, está na primeira suplência e o empresário Edegar Belz, na segunda.

Ainda estão indefinidas duas chapas que precisam decidir as suplências. Uma delas é do empresário Euclides Ribeiro (Avante) que está reunido com membros do PSB, do deputado estadual Max Russi, e do PDT, que devem indicar nomes para a chapa. Entre os cotados está ex-prefeito de Dom Aquino Josair Lopes (PSDB).

O ex-governador Pedro Taques (Solidariedade) também entra na eleição e deve seguir com chapa pura, mas ainda não definiu os nomes nas suplências.

Bolsonaristas

Ao menos quatro vão concorrer aproveitando a onda bolsonarista. Com chapa pura, a tenente-coronel Rúbia Fernanda (Patriota) chegou a receber um vídeo de apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e terá como primeiro suplente o ex-deputado estadual, Victório Galli (Patriota), e o tenente Luciano Esteves (Patriota) na segunda.

Já o deputado federal José Medeiros (Podemos), que também vai de chapa pura, tenta colar no presidente, mas não conseguiu uma manifestação de apoio e vai concorrer com o vice-prefeito de Cuiabá Niuan Ribeiro (Podemos) na primeira suplência e a coronel Zósima Dias (Podemos) na segunda.

Mantendo a aliança nacional do DC com o PSL, ex-partido do presidente, o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) tem em sua chapa na primeira suplência o advogado Nayme Moraes (PSL), pais do deputado estadual Ulysses Moraes (PSL), e o tenente coronel Paulo Selva (PSL).

O empresário Reinaldo Moraes (PSC), o Rei do Porco, vai para a disputa com o produtor rural Gilberto Cattani (PRTB) na primeira suplência e Nelis Farias (PSC) na segunda. Ele tentou "roubar" o apoio de Bolsonaro, mas só conquistou a chancela de Selma, que abandonou o companheiro de partido, Medeiros.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • alexandre | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 11h58
    1
    0

    Fávaro não....O Agro que compre a vaga..

  • Miria Nova Mutum | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 10h02
    1
    0

    Cangaceiro, puxa saco, pintor de rodapé, parasita, sanguessuga, holofote, parasita 2, entre outros...

  • Reginaldo | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 20h26
    9
    1

    Eu não sei em quem vou votar... só tenho duas certezas... Fávaro não, nesse mandato tampão ele só votou contra os anseios da sociedade, votou contra a redução de juros do cartão de crédito, votou a favor do PL da censura para agradar Alexandre de Moraes e dias Tóffoli do STF e por fim assinou a infame lista da senadora Rose de Freitas para mudar a constituição e permitir que Alcolumbre e Maia fiquem todo o mandato dirigindo senado e câmara. Em Barranco não voto por razões óbvias. Penso que os menos piores são Taques, procurador Mauro, Euclides e o rei do porco.

  • Heider | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 20h13
    7
    6

    Vamos todos de Taques!

  • DE OLHO | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 16h09
    2
    13

    HONESTIDADE É TUDO !!!! TAMO JUNTOS TENENTE CORONEL.

  • alexandre | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 15h59
    7
    3

    candidatos demais, pulverizam os votos, isso favorece o candidato do MM, desfavaro...que vai trabalhar pelo Agro somente...

  • alexandre | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 15h43
    13
    5

    Minha opinião : qualquer um ,menos o favaro.....vai perder..

  • Ferreira | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 14h42
    3
    20

    Opinião minha: 1o Favaro 2o Pedro Taques 3o Leitão 4o Euclides 5o Medieros 6o Rubia E demais sem comentários...

  • Suelene | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 14h32
    8
    2

    MEU PAI SEMPRE FALAVA QUE COM POLÍTICOS NEM FIADO E NEM AVISTA.

  • elias | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 13h08
    11
    16

    Pedro Taques com certeza, os demais to fora.

Luizão e 10 promessas em cartório

luizao 400   O empresário Luizão (foto), candidato a prefeito de Rondonópolis pelo Republicanos, registrou em cartório 10 comprimissos de gestão, garantindo, em caso de eleito, executá-los logo no primeiro mês de mandato. O primeiro deles é de zerar a fila de consultas, exames e cirurgias. E...

Ex-secretários de França sem mácula

roberto franca 400 curtinha   A assessoria jurídica da coligação de Roberto França (foto), que concorre à Prefeitura de Cuiabá pelo Patriota, classifica de mentirosa e irresponsável a notícia de que ex-secretários de França, da época em que comandou a Capital, de 1997 a...

Líderes de Lucas e apoios ao Senado

otaviano pivetta curtinha 400   As principais lideranças políticas da "República" de Lucas do Rio Verde estão divididas nos apoios sobre candidaturas ao Senado. O vice-governador Otaviano Pivetta (foto), recém-desfiliado do PDT, faz campanha pela coronel Rúbia Fernanda (Patriota), propagada como a candidata...

Reeleição difícil em Barra do Bugres

raimundo nonato 400   Aos 81 anos, o piauiense de Campo Maior, Raimundo Nonato (foto), busca renovar o mandato de prefeito de Barra do Bugres pelo DEM. Embora considerado carismático e populista, pioneiro no município e ajudado pela força da máquina pública, Nonato, que já foi prefeito nos anos 82 e 90,...

4 com as maiores chances ao Senado

carlos favaro 400 curtinha   Todos os principais candidatos ao Senado, na suplementar de 15 de novembro, para eleger quem ocupará a cadeira da cassada Selma Arruda, estão trabalhando com tracking eleitoral, metodologia que consiste, basicamente, em realizar pesquisas de intenção de voto por telefone de forma...

Polarização entre Gustavo e os Maia

gustavo mello 400 curtinha   Em Alto Araguaia, três disputam a prefeitura, mas a briga eleitoral está mesmo polarizada entre o prefeito Gustavo Melo (foto), do PSB, e Martha Maia (PP), irmã do ex-prefeito por quatro vezes Maia Neto. Júnior da Farmácia (PSL) corre por fora, mas sem chance de êxito nas urnas....