ELEIÇÕES 2020

Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 17h:51 | Atualizado: 22/10/2020, 14h:36

ELEIÇÕES DE NOVEMBRO

Chapa do PT é barrada por baixa cota feminina; partido deve tentar ajustar

Reprodução

Diret�rio do PT em Cuiab�

Problemas na composição da chapa pode deixar de fora os 28 candidatos a vereador de Cuiabá pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A Justiça Eleitoral indeferiu o registro dos postulantes da sigla por não cumprir com a cota mínima de 30% destinada às mulheres. A decisão foi dada hoje (21) e cabe recurso.

O PT foi acionado na Justiça Eleitoral sobre a irregularidade. Todas as exigências legais para ter as candidaturas deferidas estavam preenchidas, exceto a cota destinada às mulheres. A sigla foi intimada a regularizar a situação, mas não se manifestou dentro do prazo legal.

O partido tinha 20 candidatos homens e 8 candidatas mulheres. O PT superou o percentual de candidaturas masculinas em 70% e, por consequência, as femininas ficaram abaixo de 30%. Pela Resolução nº 23609/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não cumprir com a cota mínima é causa de indeferimento do registro de candidatura, caso não corrija se devidamente intimado.

Assim, a juíza eleitoral Gabriela Carinal Knaul julgou que o partido não preencheu todas as condições legais para o registro da chapa de vereadores. "Isto posto, indefiro o pedido de registro do "Partido dos Trabalhadores' para concorrer às Eleições Municipais 2020 no município de Cuiabá", decidiu.

Gabriela também determinou a retirada das peças de propaganda eleitoral do partido na internet e demais meios de comunicação.

Perseguição política

Em nota, o presidente do PT em Cuiabá, Bob Almeida, afirma que a ação é uma clara perseguição política contra o partido e que cumpriu com a cota de gênero, conforme legislação eleitoral.

Leia publicação na íntegra:

A coordenação de campanha do Partido dos Trabalhadores (PT), vem a público repudiar as decisões proferidas pela Juíza da 39ª Zona Eleitoral, Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, que cassou a chapa de vereadores do PT e também a candidatura da vice prefeita Vera Lúcia Bertoline, nesta quarta (21).

A ação deixa clara a perseguição política, visto que Vera é filiada desde 2010 e o número de candidatos que compõe a chapa do Partido dos Trabalhadores está de acordo com a legislação eleitoral, que requer que 30% das candidaturas a vereadores sejam do gênero feminino.

Conforme o cálculo, foram registradas 20 homens e 8 mulheres, totalizando 28 candidaturas. Neste sentido, compondo os 30% exigidos pela Justiça Eleitoral.

O Partido esclarece ainda que, seguindo o cálculo de 30% sobre o total que compõe a chapa dispôs de 8 vagas a mulheres.

De acordo com a Legislação Eleitoral, os 30% no PT resultariam em 8.4 candidaturas, o valor então por ser inferior a 8.5 poderia ser arredondado para menos.

Em casos que, a divisão dê superior a 8.5 considera-se conforme, a lei, a aproximação superior que exigiriam neste caso 9 candidatas.

Sendo assim, não há o que se falar em insuficiência da chamada ‘cota eleitoral feminina’, haja vista o cumprimento dos requisitos para efetivação da disputa ao pleito de 2020.

O Partido reitera que está realizando as medidas necessárias para esclarecer os fatos maldosamente avaliados e noticiados nesta quarta (21). O PT reafirma o compromisso e transparecia com a população cuiabana.

BOB ALMEIDA

Presidente do PT - Cuiabá

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • naldo | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 18h33
    0
    0

    Parabéns, RD! Conseguiu de novo tirar os ratos anti-petistas da toca para disseminar ódio.

  • Roger Marques | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 10h29
    1
    2

    O Partido está correto! Art. 10. Cada partido ou coligação poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 150% (cento e cinquenta por cento) do número de lugares a preencher, salvo: § 3o Do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo. (Redação dada pela Lei nº 12.034, de 2009) § 4º Em todos os cálculos, será sempre desprezada a fração, se inferior a meio, e igualada a um, se igual ou superior.

  • alexandre | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 10h08
    1
    0

    matematica básica....

  • Militante decepcionadp | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 09h46
    2
    1

    PT ERROU POR INCOPETENCIA. O PT ERROU POR DESORGANIZAÇÃO O PT ERROU POR DESRESPEITO A LUTA QUE O PRÓPRIO PARTIDO TEVE POR DÉCADAS PELA COTA DE GENERO NAS ELEIÇÕES O PT ERROU POR DESRESPEITO A LEGISLAÇÃO ELEITORAL O PT ERROU AO SER COVARDE DE NÃO ASSUMIR SEU ERRO E AINDA CULPARA JUIZA......QUE PRESIDENTE RUI DE SERVIÇO ESSE MINHA GENTE ! VEJAM QUE O pRESIDENTE( COM “p” MINÚSCULO) TRABALHA NO GABINETE DO DEPUDATO LUDIO E TÁ LA PRA CUIDAR DAS COISAS DO PT E FAZ ESSA TRAPALHADA NO PT SEMPRE FOI ASSSM NAS ELEIÇOES INTERNAI: SE ACOTA DE MULHERES DAVA 5.1 TINHAM QUE COLOCAR SEIS MULHERES NAS DIREÇÕES PORQUE TINHA QUE CUMPRI O NUMERO MÍNIMO NÃO É MEDIA DE ESCOLA PRIMARIA ONDE 8,4 ABAIXA PRA 8,0......TEM QUE CUMPRIR A COTA E SE A COTA É DE 8,4 TEM QUE INSCREVER 9,0 MULHERES. NÃO ADIANTA QUERER “PASSAR A BICICLETA” NA JUÍZA E AINDA A CALUNIAR DIZENDO QUE É PERSEGUIÇÃO GENTE HOJE NO AQUI NO PT TEMOS PARIDADE DE GÊNERO. SÃO 50% DE HOMENS E OS OUTROS 50% DE MULHERES...... AVANÇAMOS NESSA LUTA ENQUANTO A DIREÇÃO MUNICIPAL QUE É INOPERANTE E ACÉFALA NÃO DA CONTA DE INSCREVER UMA CHAPA DE VEREADOR. QUE VERGONHA SAUDADE DE ALEXANDRE CÉSAR E PAULÃO NO PT !!!

  • Juarez Sodré | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 09h09
    2
    1

    PT sempre quer ganhar no grito kkkkkk.

  • pedro paulo | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 09h07
    1
    1

    Ainda bem que a chapa foi cassada! num ia eleger ninguém mesmo! e se num consegue cumprir a lei tem mais é que por a "viola no saco" e sair fora mesmo! como dizia PAULO AUTRAN "dragões da incompetência".

  • Roberto Ferreira | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 07h32
    2
    0

    Este negócio de cumprir cotas só vale para os partidos de direita.

  • Paulo | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 07h30
    3
    1

    KKKK. Logo o PT que mais defende igualdade de genero, escorregou nessa casca de banana. Incompetência pura, Na verdade acho que nenhum dos 28 elege mesmo, o povo está com pavor desse partido, representado pelo Ratão que morou la pras bandas de Curitiba uns tempos, mais por beneficio da nossa Lei que protege politicos ladrão foi solto. Mais certamente voltará às grades novamente

  • Orlando Antunes | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 05h10
    2
    1

    É muita irresponsabilidade deste povo do PT, além de incompetência. Coitado do Julier , que terá menos votos ainda.

  • Marcelo Cuiabano | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 04h44
    2
    1

    Fiquei muito triste com essa noticia! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ficam só pensando no dinheiro do fundo eleitoral bem a cara do PT.

Trentini perde de novo para Pitucha

roland trentini 400 curtinha   Na queda-de-braço nos bastidores, o ex-prefeito por três mandatos de Alto Garças, Roland Trentini (foto), perdeu de novo para o rival político histórico, o também ex-prefeito Júnior Pitucha. Ambos, que já protagonizaram disputas acirradas, tensas e...

2 maiores líderes sob crise partidária

mauro mendes 400 curtinha   Os dois maiores chefes de Executivos em MT hoje enfrentam problemas partidários internamente. O governador Mauro Mendes (foto), mesmo sendo a principal estrela do DEM no Estado, não está confortável dentro do partido por causa de conflitos com os irmãos Júlio e Jayme Campos....

MM e deputados derrotados do MDB

carlos bezerra 400 curtinha   Por coincidência, deputados do MDB que tiveram seus candidatos derrotados nas urnas estão de afagos com o governador Mauro. E até convidaram-no para deixar o DEM e migrar para o MDB, numa articulação do cacicão do partido, o federal Carlos Bezerra (foto), que puxou a corda da...

Os Maia fincam força no Legislativo

silvio maia 400   O ex-prefeito por quatro vezes de Alto Araguaia, Maia Neto, perdeu nas urnas na majoritária, mas ganhou na proporcional. De um lado, a irmã Martha Maia, seu braço-direito durante todos os mandatos, foi derrotada à prefeita por Gustavo Melo, que se reelegeu. Por outro, Maia Neto viu dois dos seus...

Reeleito, Gustavo derruba o clã Maia

gustavo melo 400   O jovem prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), de 36 anos, manteve mesmo o "apertado" favoritismo, conforme mostrou na reta final a pesquisa do instituto Analisando, e derrotou o clã Maia. Venceu por 962 votos de diferença. Filiado ao PSB, Gustavo chegou a 4.805, enquanto Martha Maia (PP) registrou 3.840...

Nivelando para cima o debate em VG

emanuelzinho 400   Em discurso na Câmara Federal, Emanuelzinho (foto), 3º colocado a prefeito de Várzea Grande, disse ter ajudado a nivelar, por cima, o debate eleitoral, com grandeza e altivez e se mostra entusiasmado. Destaca que "política se faz com seriedade, transparência e com o coração sintonizado...