ELEIÇÕES 2020

Sábado, 08 de Agosto de 2020, 08h:05 | Atualizado: 09/08/2020, 11h:19

DANÇA DAS CADEIRAS

Eleições de novembro podem efetivar suplentes na AL e na Câmara Federal

 

Reprodução

Eduardo Botelho, Thiago Silva e Xuxu Dalmolin

Os deputados estaduais Eduardo Botelho, Thiago Silva e Xuxu Dalmolin ensaiam suas candidaturas às prefeituras de Cuiabá, Rondonópolis e Sorriso

 Três deputados estaduais devem ser candidatos a prefeito nas eleições marcadas para 15 de novembro. A lista inclui o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), e os parlamentares Thiago Silva (MDB) e Xuxu Dal Molin (PSC).

Botelho é cotado para disputar a Prefeitura de Cuiabá. Ora o democrata se mostra empolgado com a disputa, mas também dá sinais que pretende recuar e ocupar a vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) que cabe ao Legislativo Estadual fazer a indicação.

Apesar de ter dito que só entrará na disputa se o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não for candidato à reeleição, Botelho já anunciou que está elaborando seu programa de governo. Segundo ele, a prioridade é a geração de empregos para recuperação da economia abalada pela pandemia da Covid-19.

Já Thiago Silva conta com aval da cúpula do MDB, principalmente do deputado federal Carlos Bezerra, para articular sua candidatura a prefeito de Rondonópolis. O parlamentar tem se reunido com partidos de oposição a Zé Carlos do Pátio (Solidariedade) para viabilizar uma chapa competitiva.

Rodinei Crescêncio/Rdnews/arquivo

gisela simona 680

Gisela Simona, que é ex-superintendente do Procon, pode assumir cadeira na Câmara

E Xuxu Dal Molin assumiu publicamente a pré-candidatura à Prefeitura de Sorriso. O produtor rural, que já foi vice-prefeito na Gestão Dilceu Rossato (ex-PR, atual PSL), agora começou a fazer críticas contundentes contra o atual gestor Ari Lafin (PSDB).

Caso os deputados sejam eleitos, os suplentes aptos a assumir as cadeiras na Assembleia são o ex-deputado Romoaldo Júnior (MDB), o secretário estadual de Regularização Fundiária, Silvano Amaral (MDB), e o vereador da Capital Toninho de Souza (PSD).

Deputados federais

Dois deputados federais devem ser candidatos a prefeito. Juarez Costa (MDB) tentará o terceiro mandato à  frente da Prefeitura de Sinop. Caso seja eleito, o suplente Valtenir Pereira (MDB) será efetivado.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (PTB), ensaia candidatura a prefeito de Várzea Grande. Neste caso, a suplente é a ex-superintendente do Procon Estadual Gisela Simona (Pros).

Como Gisela deve disputar a Prefeitura da Capital, caso ambos sejam eleitos, a vaga na Câmara dos Deputados, será ocupada na pela segunda suplente. Pela lista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), é a ex-senadora Serys Marli (Republicanos).

Suplementar ao Senado

Dois deputados ainda disputam a eleição suplementar ao Senado, que também será realizada em 15 de novembro. São eles Valdir Barranco (PT) e Elizeu Nascimento (DC). Se Barranco for eleito, quem herda a vaga é o sindicalista Henrique Lopes (PT). O suplente de Elizeu é Leandro Félix, de Nova Mutum.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • elizeu | Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 13h03
    0
    0

    #somostodosElizeuNascimento

  • cinthia | Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 11h42
    3
    3

    O vereador Toninho de Souza merece, pois asumiu por pouco tempo na AL como suplente e apresentou relevantes projetos.

  • ronaldo araujo | Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 10h52
    2
    1

    Fora Botelho, pega seu jato e vai embora de Mato Grosso, pelo bem de todos do estado

  • Paulo | Domingo, 09 de Agosto de 2020, 20h35
    7
    0

    Botelho é aquele que não confiou nem nos testes de covid de seu estado???

  • Paulo | Domingo, 09 de Agosto de 2020, 20h32
    5
    0

    Esse tal CHUCHU não vi ideologia em suas palavras, quem não tem um lado não sabe onde quer ir e seu destino certo é lugar nenhum...debate sem embasamento técnico ou cientifico não é coisa de país desenvolvido...politico tem que clamar e não RE-clamar!!!

  • Junior | Domingo, 09 de Agosto de 2020, 07h19
    6
    2

    Moises esse jose medeiros coleciona patifaria coleciona escandalos ainda quer ser senador sai pra la

  • Moisés | Sábado, 08 de Agosto de 2020, 14h30
    4
    1

    Deixaram o deputado federal José Medeiros fora da matéria, foi falta de conhecimento ou à propósito? O deputado federal José Medeiros será candidato ao senado na eleição suplementar em 15 de novembro, se quiser complementar a matéria fiquem a vontade!

  • araqueto | Sábado, 08 de Agosto de 2020, 09h11
    14
    0

    Botelho geração de emprego, só se for para os cabos eleitorais dele e colar as empresas dele para fazer os serviços terceirizados pela prefeitura.

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...

Apoio sem influência de Luciano Hang

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta (foto), do PDT, contesta a informação de que teria sido convencido por Luciano Hang, dono da Havan, e pelos primos Maggi a apoiar para o Senado a coronel Rúbia Fernanda. Pivetta diz que quem o conhece sabe que nunca foi garantista na...

Sem o agro e apoiado pela Fetagri

carlos favaro 400 curtinha   Na corrida pela cadeira no Senado, na suplementar de 15 de novembro, alguns concorrentes têm rotulado o senador Carlos Fávaro (foto) como candidato dos grandes produtores. Mas as entidades que compõem o Fórum Agro MT estão todas com Nilson Leitão, à exceção...

França reafirma seu apoio à Fernanda

roberto franca 400 curtinha   Em sua quarta disputa à Prefeitura de Cuiabá, desta vez pelo Patriota, Roberto França (foto) assegura, por meio de assessoria, que continua apoiando para o Senado a colega do partido, coronel Rúbia Fernanda. É que surgiram questionamentos e dúvidas sobre se o ex-prefeito...

Apoio de Pivetta e ira de bolsonaristas

otaviano pivetta 400 curtinha   O apoio do vice-governador Otaviano Pivetta, principal líder do PDT de Mato Grosso, à candidata ao Senado pelo Patriota, coronel Rúbia Fernanda, causou estranheza e até repúdio de alguns bolsonaristas. Acontece que o PDT é um dos principais partidos de oposição...