ELEIÇÕES 2020

Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 09h:52 | Atualizado: 22/10/2020, 21h:12

CANDIDATURAS BARRADAS

PT prova filiação da vice de Julier e vai pedir novo cálculo de mulheres a vereador

selo elei�es 2020

O Partido dos Trabalhadores encaminhou à Justiça Eleitoral o comprovante de filiação da candidata a vice-prefeita professora Vera Lucia Bertoline, que teve o registro de candidatura negado pela juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá.

A sigla também deve enviar, ainda hoje (22), pedido de reconsideração do indeferimento da chapa de candidatos e candidatas a vereador na Capital. Segundou apurou o , o entendimento do PT é que a legislação é clara sobre o cálculo em caso em que o percentual mínimo é um número com casas decimais, mas pedirá exclusão de dois homens da chapa se a juíza discordar – entenda ao final.

Reprodução

Professora Vera Bertoline e Julier Sebastião

A professora Vera Bertoline e o ex-juiz Julier Sebastião compõem a chapa do PT como candidatos a vice e a prefeito em Cuiabá na eleição deste ano

Com relação a Bertoline, a professora está filiada ao PT desde julho de 2010, conforme a ficha de filiação encaminhada à magistrada. Além disso, também foi enviada a certidão de composição do diretório estadual do partido, registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), com vigência entre dezembro do ano passado e novembro de 2023, e no qual a professora é membro suplente.

A juíza havia anotado, ao negar o registro de Bertoline, que a candidata não respondeu quando o TRE-MT a notificou sobre a ausência da filiação ao partido. No recurso contra a decisão, o PT alega que a candidata não tinha advogado constituído no processo, mas que foi registrado um e-mail para recebimento de intimações.

Não teria sido enviada qualquer mensagem para o endereço. A defesa da candidata e do PT afirma que só foi informada do indeferimento da candidatura quando a imprensa local noticiou o fato.

“Dessa sorte, considerando a não intimação da Embargante e/ou do partido para a regularização do pedido de registro quanto à filiação partidária nos endereços eletrônicos fornecidos no formulário respectivo e da inexistência de exigência legal da constituição de advogado para o requerimento em questão, acarretando cerceamento do direito de defesa, impõe-se que seja anulada a sentença indeferitória, reabrindo-se o prazo para que a Embargante se manifeste nos autos sobre a ocorrência”, diz o recurso.

Candidaturas femininas

No caso da chapa de candidatos a vereador, a juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva negou o registro porque entendeu que o partido não cumpriu o mínimo de 30% de candidaturas femininas, de acordo com a legislação eleitoral.

Foram inscritos 20 candidatos homens e 8 candidatas mulheres. Assim, 30% de 28 – o total de candidatos – daria 8,4. Por se tratar de um número “quebrado”, o partido “arredondou” o valor para baixo e inscreveu as 8 mulheres. A magistrada discordou e entendeu que deveria ter sido para cima.

O PT deve enviar um recurso pedindo a reconsideração por omissão. O parágrafo 4º do artigo 10º da lei nº 9504/1997, que rege as eleições, estabelece que em “todos os cálculos, será sempre desprezada a fração, se inferior a meio, e igualada a um, se igual ou superior”.

Se esse entendimento não for aceito, o PT irá pedir que dois homens sejam excluídos na chapa, fazendo com que o percentual mude: de um total de 26 candidatos, seriam necessárias 7,8 mulheres, fazendo com que as 8 registradas fiquem dentro do percentual mínimo de 30%.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • marta | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 10h20
    2
    5

    tem candidato a prefeito no brasil, nem colocando o nome do pt ou pcdo b no adesivo sera pro que? sera que eles não amam seu partido?

  • Benedito | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 10h14
    2
    3

    Cara se a Vice Prefeita é filiada porque a direção do partido na cidade não colocou naquele sistema de registro de filiados que tem o TRE ? era só inserir os dados dela no sistema....................que incopetencia !

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.