ELEIÇÕES 2020

Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 18h:15 | Atualizado: 23/10/2020, 07h:32

SONDAGEM PARA PREFEITO

Ibope diz que pesquisa em Cuiabá foi por telefone e não representa todo eleitorado

Reprodução

Pesquisa Ibope - TVCA

Pesquisa Ibope contratada pela TVCA traz disputa acirrada entre os candidatos Abílio (Podemos), Emanuel (MDB) e França (Podemos): feita por telefone

selo elei�es 2020

O Ibope Inteligência, que realizou pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Cuiabá, deu mais detalhes sobre o levantamento feito entre os dias 14 e 16 de outubro. Segundo nota, a abordagem aos entrevistados foi por ligação telefônica (em decorrência da pandemia), o que faria com que o levantamento não representa o eleitorado como um todo.

O Ibope explica que há uma parcela pequena de eleitores que não possui qualquer tipo de telefone. Apesar de considerar que há uma limitação metodológica, o instituto garante que o resultado da pesquisa não foi afetado.

A pesquisa divulgada na sexta (16) mostra disputa acirrada, com vantagem numérica de Abílio Júnior (Podemos), mas empate técnico com Emanuel Pinheiro (MDB) e Roberto França (Patriota) na primeira posição.

Abílio tem 26% das intenções de voto, seguido por Emanuel, que tem 20% das menções, e por França, 19%. Considerando a margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos percentuais, os três estão tecnicamente empatados. Em seguida aparece Gisela Simona (PROS) com 11%, tecnicamente empatada no limite da margem de erro com França. Julier (PT) é citado por 3% dos entrevistados, Paulo Henrique Grando (NOVO) e Aécio Rodrigues (PSL) por 2% cada e Gilberto Lopes Filho (PSOL) não chega a 1% das menções. As intenções de voto em branco ou nulo somam 11% e os indecisos ou que preferem não opinar são 7%.

A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição

Diz Ibope em nota

O instituto ainda explica que além de controlar a amostra por variáveis de perfil (sexo, faixas de idade e de escolaridade) e posteriormente realizar uma ponderação para ajustar o perfil do eleitorado, também foram desenvolvidos mecanismos que ajudam a garantir alguma dispersão amostral na cidade, aspecto fundamental para eleições municipais. “Ainda assim, os dados devem ser interpretados com algum cuidado. Os entrevistadores estão trabalhando com todos os protocolos de segurança em relação à pandemia”.

Segundo a nota, o objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas mostrar o cenário no momento em que foi realizada. “A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas”.

Ainda conforme nota do Ibope, a PNADC 2018 mostra que apenas 2% dos domicílios de Cuiabá não têm telefone fixo e nenhum dos seus moradores possuem telefone celular. 

O instituto explica também que as pesquisas telefônicas são válidas e seguem critérios amostrais, tal qual a pesquisa face a face, com controles das variáveis de perfil do eleitor (sexo, faixas de idade e de escolaridade), assim como da distribuição da dispersão amostral no município.

"Seguindo as boas práticas de divulgação de pesquisa e para dar transparência ao processo, cabe-nos informar a ressalva técnica", diz trecho da nota.

Perfil

Conforme o levantamento, Abílio se destaca entre eleitores com renda familiar mensal de 1 a 2 salários mínimos com 39% das menções; entre os evangélicos (38%), entre quem avalia a atual administração municipal como ruim ou péssima (38%), na faixa etária de 35 a 44 anos (35%), entre quem cursou até o ensino Médio (34%) e entre os homens (33%).  

Emanuel se destaca entre os eleitores acima de 55 anos, entre os quais alcança 30% das intenções de voto. Dos eleitores que avaliam positivamente sua atual gestão (ótima/boa), 53% pretendem votar pela sua reeleição.

França tem seu melhor desempenho entre eleitores que cursaram até o ensino fundamental (27%). Gisela é mais citada pelas mulheres (16%) do que pelos homens (6%).

Foram realizadas 602 entrevistas e o nível de confiança utilizado é de 95%. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº MT‐02443/2020.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Ariosvaldez Rodrigues de Lima | Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020, 18h47
    0
    0

    Pra que fizeram a pesquisa, então???

  • APOLINARIO USKNOV | Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020, 11h17
    5
    0

    É verdade, pesquisa só é representativa quando está favorecendo o lado do candidato que os “pesquisadores” apoiam. CADA COISA QUE SE LE HOJE EM DIA.

  • JUSTO VERISSÍMO | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 21h05
    8
    9

    Voto Abílio, voto 19

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.