ELEIÇÕES 2020

Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 13h:36 | Atualizado: 10/08/2020, 13h:36

DISPUTA EM CÁCERES

Desapontada, vice lamenta falta de apoio de Francis: não fez nada sozinho

Reprodução

Eliene Liberato

Vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, que articula candidatura para suceder Francis Maris, que decidiu apoiar outro nome do PSDB para o pleito

Surpreendida, a vice-prefeita de Cáceres (200 km de Cuiabá) Eliene Liberato (PSB) está desapontada com o prefeito Francis Maris (PSDB), que não vai apoiar sua candidatura à prefeitura. Mesmo com a parceria de 8 anos à frente da gestão municipal, Francis anunciou que seu candidato é o diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete da Costa (PSDB).

“Posso dizer que estou desapontada pela falta de apoio, não falo em traição, mas desapontamento mesmo, acho que foi uma atitude momentânea dele, acredito na possibilidade ainda de estarmos juntos e quero dar continuidade ao que tem de bom e o que não deu certo vamos mudar”, disse Eliene ao .

A vice lembra que além de estar com Francis por dois mandatos consecutivos, participou ativamente da gestão assumindo a secretária de Educação, por exemplo. “Sempre foi tudo conversado e fui eu que o levei para o PSDB, ele era do MDB. Quando decidi sair do partido e entrar no PSB, conversamos, estávamos juntos”.

Apesar disso, a pré-candidata reconhece que teve um afastamento e comentou sobre a rejeição ao prefeito. “É um desgaste natural, eu também tenho rejeição, ainda mais depois de 8 anos, ele não realizou sozinho, eu trabalhei muito, fiquei 1 ano na educação. A população vai entender, ele é empresário, teve mais austeridade e eu sou mais humana. Minha bandeira é uma gestão mais humanizada, sou professora e quero priorizar a educação”.

Diferente de Francis que tem tido embates até mesmo com aliados, Eliene tem um perfil mais conciliador e diz estar muito próxima do deputado federal Doutor Leonardo (Solidariedade). “Desde quando foi estadual, sempre foi muito parceiro e é um dos que mais tem ajudado durante a crise. É um irmão, nos falamos quase todo dia. É simpatizante ao nosso projeto e deve estar junto”.

Articulação para vice

Com ajuda do deputado estadual Max Russi (PSB), Eliene chegou a ser lançada como 2º suplente na chapa do vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) ao Senado, mas teve que optar pela disputa à prefeitura com a unificação das eleições que ocorrem 15 de novembro.

“Estou em diálogo com 6 partidos e temos a possibilidade de trazer mais siglas, não tem nada fechado. Conversamos com DEM, da Anelise (viúva de Adriano Silva), e, se tiver possibilidade, não vamos nos fechar de um alinhamento com governador”, avalia.

Eliene esteve no PSDB por 19 anos e migrou para o PSB a convite de Max, ela considera que Cáceres já teve perdas por disputas entre governos municipais e estaduais e pretende mudar isso. “Temos que ter alinhamento com governo, deputado federal, somos polo, mas depende desse alinhamento”.

Protagonismo feminino

Considerada um nome forte, se eleita, Eliene será a primeira mulher a governar Cáceres em 242 anos de fundação, apesar de 61% dos eleitores mulheres. De origem nordestina, conta que a descendência indígena ajudou a criar laços com a população local e chegou a receber a cidadania cacerense.

“Como mulher, vai ser um desafio a eleição porque o tempo todo somos questionadas sobre nossa capacidade técnica e política de gerir a situação. É difícil entrar em um cenário que só se vê homem, a pressão é forte, você é testada. Se fosse homem, ninguém questionaria se sou capaz. Isso magoa, mas tenho consciência da minha capacidade, como se ser mulher não permitisse ter firmeza”, diz.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Ângela Cardoso Surubi | Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 18h39
    2
    0

    Eliene, se vc quiser ganhar as eleições, esquece Francis, vai por mim. Arrume um vice bom, não tem pra ninguém.

  • Eduardo Silva | Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 16h39
    3
    0

    Tem que corrigir. Se eleita, Eliene será a primeira mulher a governar Cáceres, com votação popular. Pois, em 1983 a 1985, a Ana Maria da Costa e Faria, foi prefeita NOMEADA pelo governador Júlio Campos.

  • Esmeraldo Rodrigues de Jesus | Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 14h48
    3
    0

    A religiosa, Ana Maria da Costa e Faria, foi prefeita de Cáceres... Vamos atentar para a história de nossa cidade...

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...

Meraldo disputa e contra próprio irmão

meraldo sa 400 curtinha   Meraldo Figueiredo Sá (foto), ex-prefeito de Acorizal por dois mandatos, está rindo à toa. Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, por considerá-lo ficha-suja, Meraldo conseguiu deferimento do registro de sua candidatura. E entra no embate eleitoral com...

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...

MAIS LIDAS