ELEIÇÕES 2020

Sábado, 08 de Agosto de 2020, 08h:05 | Atualizado: 09/08/2020, 11h:19

DANÇA DAS CADEIRAS

Eleições de novembro podem efetivar suplentes na AL e na Câmara Federal

 

Reprodução

Eduardo Botelho, Thiago Silva e Xuxu Dalmolin

Os deputados estaduais Eduardo Botelho, Thiago Silva e Xuxu Dalmolin ensaiam suas candidaturas às prefeituras de Cuiabá, Rondonópolis e Sorriso

 Três deputados estaduais devem ser candidatos a prefeito nas eleições marcadas para 15 de novembro. A lista inclui o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), e os parlamentares Thiago Silva (MDB) e Xuxu Dal Molin (PSC).

Botelho é cotado para disputar a Prefeitura de Cuiabá. Ora o democrata se mostra empolgado com a disputa, mas também dá sinais que pretende recuar e ocupar a vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) que cabe ao Legislativo Estadual fazer a indicação.

Apesar de ter dito que só entrará na disputa se o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não for candidato à reeleição, Botelho já anunciou que está elaborando seu programa de governo. Segundo ele, a prioridade é a geração de empregos para recuperação da economia abalada pela pandemia da Covid-19.

Já Thiago Silva conta com aval da cúpula do MDB, principalmente do deputado federal Carlos Bezerra, para articular sua candidatura a prefeito de Rondonópolis. O parlamentar tem se reunido com partidos de oposição a Zé Carlos do Pátio (Solidariedade) para viabilizar uma chapa competitiva.

Rodinei Crescêncio/Rdnews/arquivo

gisela simona 680

Gisela Simona, que é ex-superintendente do Procon, pode assumir cadeira na Câmara

E Xuxu Dal Molin assumiu publicamente a pré-candidatura à Prefeitura de Sorriso. O produtor rural, que já foi vice-prefeito na Gestão Dilceu Rossato (ex-PR, atual PSL), agora começou a fazer críticas contundentes contra o atual gestor Ari Lafin (PSDB).

Caso os deputados sejam eleitos, os suplentes aptos a assumir as cadeiras na Assembleia são o ex-deputado Romoaldo Júnior (MDB), o secretário estadual de Regularização Fundiária, Silvano Amaral (MDB), e o vereador da Capital Toninho de Souza (PSD).

Deputados federais

Dois deputados federais devem ser candidatos a prefeito. Juarez Costa (MDB) tentará o terceiro mandato à  frente da Prefeitura de Sinop. Caso seja eleito, o suplente Valtenir Pereira (MDB) será efetivado.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (PTB), ensaia candidatura a prefeito de Várzea Grande. Neste caso, a suplente é a ex-superintendente do Procon Estadual Gisela Simona (Pros).

Como Gisela deve disputar a Prefeitura da Capital, caso ambos sejam eleitos, a vaga na Câmara dos Deputados, será ocupada na pela segunda suplente. Pela lista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), é a ex-senadora Serys Marli (Republicanos).

Suplementar ao Senado

Dois deputados ainda disputam a eleição suplementar ao Senado, que também será realizada em 15 de novembro. São eles Valdir Barranco (PT) e Elizeu Nascimento (DC). Se Barranco for eleito, quem herda a vaga é o sindicalista Henrique Lopes (PT). O suplente de Elizeu é Leandro Félix, de Nova Mutum.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • elizeu | Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 13h03
    0
    0

    #somostodosElizeuNascimento

  • cinthia | Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 11h42
    3
    3

    O vereador Toninho de Souza merece, pois asumiu por pouco tempo na AL como suplente e apresentou relevantes projetos.

  • ronaldo araujo | Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 10h52
    2
    1

    Fora Botelho, pega seu jato e vai embora de Mato Grosso, pelo bem de todos do estado

  • Paulo | Domingo, 09 de Agosto de 2020, 20h35
    7
    0

    Botelho é aquele que não confiou nem nos testes de covid de seu estado???

  • Paulo | Domingo, 09 de Agosto de 2020, 20h32
    5
    0

    Esse tal CHUCHU não vi ideologia em suas palavras, quem não tem um lado não sabe onde quer ir e seu destino certo é lugar nenhum...debate sem embasamento técnico ou cientifico não é coisa de país desenvolvido...politico tem que clamar e não RE-clamar!!!

  • Junior | Domingo, 09 de Agosto de 2020, 07h19
    6
    2

    Moises esse jose medeiros coleciona patifaria coleciona escandalos ainda quer ser senador sai pra la

  • Moisés | Sábado, 08 de Agosto de 2020, 14h30
    4
    1

    Deixaram o deputado federal José Medeiros fora da matéria, foi falta de conhecimento ou à propósito? O deputado federal José Medeiros será candidato ao senado na eleição suplementar em 15 de novembro, se quiser complementar a matéria fiquem a vontade!

  • araqueto | Sábado, 08 de Agosto de 2020, 09h11
    14
    0

    Botelho geração de emprego, só se for para os cabos eleitorais dele e colar as empresas dele para fazer os serviços terceirizados pela prefeitura.

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.