ELEIÇÕES 2020
Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 19h:38 | Atualizado: 24/11/2020, 22h:47
Em debate, Emanuel descarta novo lockdown e Abílio ataca imprensa - vídeo
Ana Flávia Corrêa e Ivana Maranhão
Reprodução de vídeo

Em meio à onda do aumento da média de casos de Covid-19 em Cuiabá e também no Estado, o prefeito de Cuiabá e candidato à reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB), descartou qualquer possibilidade de instalação do chamado lockdown, com o fechamento do comércio e outros setores econômicos. O posicionamento foi dado no início da noite de hoje (24) na Fecomércio de Cuiabá, que realiza nesta terça um debate entre os candidatos a prefeito que disputam o 2º turno em Cuiabá.
O vereador e candidato a prefeito Abílio Júnior (Podemos) também participou do evento, mas chegou atrasado, se irritou e se negou a responder as perguntas da imprensa ao ser questionado sobre apoio de políticos já condenados por corrupção. Veja vídeo abaixo divulgado pelo site Olhar Direto.
Segundo Emanuel, medidas extremas são necessárias, como aconteceu no início da pandemia, para informar a população sobre a doença, sua gravidade, riscos e a forma de se proteger desse mal, bem como a adequação da rede de saúde para atendimentos de pacientes. “Primeiro passo a população precisa se recolher para ser bem informada sobre aquela pandemia que está chegando, como se comportar diante dela. Segundo ponto, após a população isolada, você se prepara para o enfrentamento da pandemia. Tudo isso já foi feito e a população está muito bem informada, esclarecida e orientada sobre o tema”, ponderou o prefeito.
O candidato ressalta que a rede de saúde continua preparada para um eventual aumento de notificações da Covid-19 e que os leitos específicos para atendimentos a pacientes da doença não foram desativados.
“Enquanto não ficarmos 100% livres da pandemia é arriscado desativar a estrutura, especialmente de leitos de UTIs e de retaguarda. Tudo continua à disposição da população cuiabana e mato-grossense, portanto não há necessidade de lockdown”, destacou.
Questionado sobre o abalo causado pela pandemia no setor do comércio, bem como a finalização do pagamento pelo governo federal do auxílio emergencial, o prefeito diz que tem como proposta um programa de recuperação econômica de Cuiabá, com o foco no micro, pequeno e médio empresário, como os comerciantes.
Neste programa, a prefeitura vai dar desconto, isenções e parcelamentos no IPTU e no alvará de funcionamento das empresas. A proposta prevê ainda a criação de uma linha de crédito na qual a prefeitura paga os juros e o empresário arca com o capital. A carência projetada é de 1 a 2 anos e o prazo de pagamento de 5 a 8 anos.
Até essa terça, Cuiabá já notificou 34 mil casos de Covid-19 e 1,08 mil mortes, segundo boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de Saúde (SES).
Ataques e irritação
O vereador e candidato a prefeito Abílio Júnior também participou do debate, mas se negou a atender a imprensa e desferiu ataques a veículos de comunicação. Ao invés de conceder entrevista, partiu para o bate-boca, sacou o celular para filmar e usar o vídeo nas suas redes sociais.
O candidato se irritou ao ser questionado se não estava sendo incoerente com seu discuro anticorrupção ao aceitar apoio de outros políticos já condenados, como é o caso do ex-prefeito Roberto França (Patriota), que ficou inelegível devido a ato de improbidade administrativa por pagar servidores com empréstimo de CDC.
Abílio também não quis comentar sobre apoio eleitoral e financiamento de campanha.
“Quem financia minha campanha é povo”, disse ao ser questionado sobre a maior estrutura apresentada em programas eleitorais no 2º turno, bem como na mobilização de apoiadores.
Veja vídeo da entrevista
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
ANTONIO | Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020, 08h5500
ANTONIO, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Confira também:
- Dezembro de 2020
-
ELEIÇÕES 2020 / EM MEIO A PANDEMIA
Após Covid-19, Kalil é liberado por equipe médica e fará posse no Fiotão - confira
-
ELEIÇÕES 2020 / POR SEGURANÇA
Com avanço do coronavírus em Cuiabá, Emanuel cancela posse presencial saiba
-
ELEIÇÕES 2020 / FAMILIOCRACIA
TSE mantém candidatura de eleita barrada e Torixoréu terá nova eleição
-
ELEIÇÕES 2020 / SENADOR ELEITO
Whatsapp descarta disparos em massa e uso de robôs pela campanha de Fávaro
-
ELEIÇÕES 2020 / GRATO AOS CAMPOS
Kalil Baracat, vice e 21 vereadores eleitos são diplomados em Várzea Grande - leia