ELEIÇÕES 2020

Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 09h:14 | Atualizado: 17/01/2020, 17h:34

CAMINHO DA ESQUERDA

Lideranças pressionam diretório estadual do PT por decisão entre Abicalil e Lúdio

Rdnews/Montagem

Carlos Abicalil e Ludio Cabral

Carlos Abicalil e Lúdio Cabral dividem o apoio de petistas em MT para disputar eleição suplementar ao Senado

O Partido dos Trabalhadores está dividido e ainda não definiu quem disputará a vaga ao Senado, na eleição suplementar - prevista para 26 de abril. Em uma reunião realizada ontem (16) pelo diretório municipal em Cuiabá, foi encaminhada uma resolução ao diretório estadual, que é presidido pelo deputado Valdir Barranco, para que seja antecipada a reunião da executiva, marcada para 27 deste mês, e, com isso, definir quem vai ser lançado à disputa.

Três nomes estão sendo prospectados pelo PT. O primeiro é do deputado Lúdio Cabral, que é apoiado pela militância. O segundo é do ex-federal Carlos Abicalil, que é apoiado por Barranco e pela deputada federal Rosa Neide. Um terceiro nome é da professora Enelinda, que é ex-vereadora por Cuiabá - apenas a professora de fato já se manifestou interessada pela vaga. Abicalil, que já disputou a senatória em 2010, quando ficou em 3º lugar.

Para a professora Edna Sampaio, que é membro da executiva municipal do PT em Cuiabá, o diretório estadual precisa tomar logo a decisão em torno do nome. “O PT não pode abrir mão do protagonismo de disputar essa eleição”.

A preocupação é que por se tratar de uma eleição extraordinária, não haverá tempo para construir um nome. “Por isso precisa ser alguém que já tenha visibilidade e facilidade de diálogo com os eleitores”.

Em entrevista ao , Lúdio chegou a afirmar que não tem interesse em disputar a eleição ao Senado. Por outro lado, interlocutores ligados ao partido relatam que o deputado passa por um processo de convencimento.

Lula no palanque

O PT em Mato Grosso aposta na presença do ex-presidente Lula no palanque do candidato ao Senado. Com a perspectiva, as lideranças partidárias acreditam que o peso político do ex-presidente possa atrair apoio de outros partidos e de diversas militâncias ligadas à esquerda e centro-esquerda.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • jj | Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 08h24
    0
    0

    trocar 0 por 0 = a nada, ruim por ruim, quem tem mais perfil, ex veradora Enelinda Scala

  • Anja | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 14h28
    5
    10

    Nooooooooossa que coisa importante...pra saber quem será o perdedor, né? Dois petistas!!! Argh!

  • Cicero | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 13h47
    7
    5

    A verdade é expressiva;nenhum político tem compromisso com o eleitor e com o cidadão que não vota tal como criança e idosos que tem voto livre.

  • Ricardo | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 12h48
    11
    9

    Um é mosquito da dengue o outro é chicunguia

  • ana | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 12h01
    13
    11

    vote. to fora de pt, psol e seus amiguinhos

  • antonio da silva | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 11h47
    15
    11

    O apoio do Lula será fundamental, para a derrota do candidato.

  • giovanni | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 11h40
    14
    11

    Tanto faz vai ser candidato inexpressivo mesmo.

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

Sob recall e apoiamento de Bolsonaro

roberto franca 400 curtinha   Mesmo isolado e sem grupo político da época em que foi prefeito por duas vezes, Roberto França (foto), filiado ao nanico Patriota, não desiste da pré-candidatura em Cuiabá. E há um motivo forte que o deixa empolgado. Seu nome vem se consolidando como o segundo nas...

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

"Eu não devo um centavo para Júlio"

sergio rezende 680   O empresário e ex-vereador de Chapada dos Guimarães, Sergio Rezende (foto), que foi "enquadrado" pelo cacique político do DEM, Júlio Campos, reagiu, mas sem as críticas duas de antes contra o ex-governador. Irritado pelos ataques feitos por Rezende em um grupo de WhatsApp, Julio gravou um...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.