ELEIÇÕES 2020

Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 16h:00 | Atualizado: 29/09/2020, 11h:26

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

MT tem 449 "professor" registrados nas urnas em 2020, contra apenas 43 policiais

Rodinei Crescêncio/RDNEWS

Candidatos professores e policiais

Os termos “professor” e "professora" são os que mais aparecem relacionados a profissões entre os nomes escolhidos pelos candidatos para registro nas urnas para as eleições municipais de novembro. São 449, no total. Termos ligados a carreiras policiais, por sua vez, somam apenas 43, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os registros das candidaturas foram finalizados no sábado (26) e a campanha teve início ontem (27). O registro junto à Justiça Eleitoral, contudo, não garante que esses inscritos estarão na urna de fato. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) ainda deve julgar os pedidos. No total, Mato Grosso tem 12,4 mil registros de candidaturas, nas disputas por vagas de prefeito e vice-prefeito e também de vereador.

Entre as carreiras nas polícias, o termo mais comum é o da patente militar de cabo, com 11. Há oito tenentes, sete coronéis, sete “policial”, quatro delegados, três “PM”, dois "major" e um soldado.

Também aparecem nos nomes dos candidatos as áreas de atuação. “Da Saúde” são 87, “da Segurança” têm oito e “da Educação” outros nove. Entre candidatos com “doutor” ou “doutora” e “Dr.” ou “Dra.” no nome, 47 se registraram.

Três candidatas registraram seu nome de urna com o termo “esposa”. Há também 78 pastores que utilizam a função no nome da candidatura e apenas um único padre.

Muito em razão dos pequenos municípios, há aqueles que se identificam pelo tipo de comércio que tocam. O mais comum é o “da Farmácia”, com 60 registros, e também “do Posto”, com 16. Referências a lanchonetes são oito. Também estão registrados sete “padeiros” e 14 “da Padaria”.

Apelos à popularidade com o termo “do Povo” aparecem em 31 candidaturas. “Do PT” aparece em seis registros.

Ao fazerem suas inscrições, os candidatos também informam sua ocupação à Justiça Eleitoral. A mais comum delas é empresário, com 918 candidatos. Também são candidatos 766 servidores públicos municipais, 661 vereadores (candidatos à reeleição), 651 comerciantes, 649 donas de casa e 486 agricultores.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Beto | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 11h44
    0
    0

    90% dos professores são lulopetismo. Vôte! pt NUNCA mais 😝

  • antonio da silva | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 07h53
    3
    10

    Professores só querem fugir do serviço.

  • alexandre | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 06h14
    4
    7

    Nem todos os professores são petistas...

  • DOS SANTOS | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 18h59
    10
    3

    CHIRRÃO, A EDUCAÇÃO ESTA EM FRANGALHOS NO ATUAL GOVERNO, POR CONTA DE UM SERIE DE CORTES DE VERBAS REALIZADAS, TANTO NA EDUCAÇÃO BASICA QUANTO NA SUPERIOR POR UM “FORAGIDO” CHAMADO ABRAHAM WEINTRAUB, LEMBRAM? AQUELE QUE CHAMOU OS MINISTROS DO STF DE VAGABUNDOS E SE MANDOU. QUANTO AOS PROFESSORES TEREM ALGUM PROJETO DE GOVERNO, PROVAVELMENTE, SIM. NÃO DESMERECENDO OS POLICIAIS, MAS GERALMENTE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DE PROFESSOR É MAIOR.

  • EDSON LIMA | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 17h31
    3
    13

    SAO AS NOSSAS ESPERANÇAS..OS PROFESSORES E A POLÍCIA. SALVE NOSSO PRESIDENTE E NOSSO GENERAL CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA. BRASIL ACIMA DE TUDO ABAIXO DE (DEUS).

  • CHIRRÃO | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 17h21
    5
    13

    A EDUCAÇÃO AOS FRANGALHOS QUE ESTA...SERÁ QUE TEM PROFESSORES COM PROJETOS, OU SÓ DEFENSORES DE UM TAL DEZENOVE DEDOS ??? POIS O 13 COMANDOU A EDUCAÇÃO ESTADUAL E NACIONAL EM TODOS OS GOVERNOS DO PT...E O RESULTADO TÁ AÍ... UM MONTE DE JOVENS QUE MAL SABE ASSINAR O NOME.

  • Dos Santos | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 16h38
    19
    11

    MT tem 449 "professor" registrados nas urnas em 2020, contra apenas 43 policiais...ainda bem, imagine se fosse o inverso. Deus me livre! A maioria seria Bolsonarista.

TCE vê superfaturamento em Juara

carlos sirena 400 curtinha   Em plena campanha eleitoral o prefeito de Juara, Carlos Sirena (foto), candidato à reeleição pelo DEM, está tendo que buscar explicações sobre irregularidades apontadas pelo TCE-MT em alguns casos de dispensa de licitação, especialmente nas compras de produtos para...

Doação à campanha a pedido de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto) não tirou um centavo do bolso para colocar na campanha de Kalil Baracat, mas é o responsável pela entrada de praticamente a metade dos R$ 1,4 milhão doados ao candidato do MDB à Prefeitura de Várzea Grande. Graças à...

Ex-senadora ajuda a afundar Reinaldo

selma arruda 400   Mesmo entregue ao ostracismo político, após ser cassada neste ano da cadeira de senadora por crimes eleitorais, como caixa 2, Selma Arruda (foto) ainda acha que consegue "arrebanhar" eleitores. E foi pensando nisso que ela apareceu no curto tempo do horário eleitoral de Reinaldo Morais para pedir voto ao...

Taques agora na lista de ficha-suja

pedro taques 400 curtinha   O ex-senador e ex-governador Pedro Taques (foto) entra na lista dos fichas-sujas. Ele se inscreveu para concorrer ao Senado pelo SD, mas teve registro indeferido pelo TRE devido a uma condenação aplicada pelo próprio Tribunal pelo uso eleitoreiro da Caravana da Transformação...

Briga eleitoral de parentes em General

renato vilela 400 general carneiro   A briga política, jurídica e eleitoral na pequena General Carneiro, de 14 mil habitantes, está acirrada e envolve, em palanques diferentes, grupos com vínculos familiares. São dois na disputa pela prefeitura. A ex-prefeita Magali Vilela desistiu de tentar de novo o teste das...

Ataques a EP e o revide dos amigos

fabinho 400 curtinha   O empresário Fábio Martins Defanti, o Fabinho Promoções (foto), que em 2016 disputou para vereador e perdeu, está sendo bombardeado de críticas em grupos de WhatsApp, inclusive pelos próprios amigos, por causa de comentários, gravados em dois vídeos, com um...

MAIS LIDAS