ELEIÇÕES 2020

Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2020, 16h:19 | Atualizado: 23/01/2020, 16h:32

SEGUNDA TENTATIVA

PCdoB confirma ex-reitora da UFMT ao Senado e estuda disputas municipais

Reprodução

Sergio Negri

O recém-eleito presidente estadual do PCdoB, Sergio Negri, durante ato político da sigla

O PCdoB confirmou a ex-reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder como pré-candidata ao Senado na eleição suplementar a ser realizada em abril. O recém-eleito presidente estadual do partido, Sergio Negri, defendeu que a eleição de Maria Lúcia é prioridade para a sigla em 2020.

“A professora Maria Lúcia foi candidata em 2018 e contou com mais de 170 mil votos. Viabilizar a eleição dela ao Senado é nossa prioridade de curtíssimo prazo. Estamos articulando com várias forças políticas para garantir um arco de apoios amplo”, declarou Neri.

A fala foi feita em entrevista ao site nacional do PCdoB, publicada na quarta (22). No mesmo dia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) marcou para 26 de abril a eleição que deve escolher o substituto da senadora Selma Arruda (Pode), que teve o mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico na eleição de 2018.

Na última disputa, Maria Lúcia foi apenas a 7ª colocada, tendo angariado 6,26% dos votos válidos. Ela já vinha, desde que a cassação de Selma começou a se consolidar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), colocando seu nome como disponível em uma nova eleição.

Também à esquerda, o PT discute as possíveis candidaturas do deputado estadual Lúdio Cabral e do ex-deputado federal Carlos Abicalil na suplementar ao Senado. Ainda não há consenso e uma aliança com o PCdoB de Maria Lúcia não é descartada.

O presidente do partido destacou que o PCdoB deve buscar reforçar sua base, fragmentada nos últimos anos no Estado. Os comunistas também devem buscar novas filiações em meio aos descontentes com o governo presidido por Jair Bolsonaro (sem partido), e em outros setores para além da esquerda tradicional.

“Nosso objetivo é sair do gueto da esquerda. Ampliar para outros setores da sociedade, pequenos e médios agricultores, empresários, intelectuais, profissionais liberais e outras forças políticas tentando construir um projeto, agora para vereadores e prefeitos, e com vistas a 2022, quando imaginamos construir chapas para deputados”, afirmou.

Eleições municipais

Em relação às eleições municipais de outubro, Negri disse que o objetivo é manter foco na Capital e em cidades maiores como Rondonópolis e Barra do Garças. No caso de Cuiabá, o PCdoB deve lançar candidato a prefeito – com possibilidade também de Maria Lúcia ser o nome – além de candidatos a vereador.

“O projeto mais avançado é o Barra do Garças. O camarada Edvaldo Pereira está bem colocado, bastante articulado e acreditamos em resultados positivos por ser uma candidatura bastante competitiva. A chapa de vereadores já está pronta lá. Imaginamos lançar candidatura a prefeito em Cuiabá e em Rondonópolis vamos buscar manter um vereador na Câmara. A princípio ainda não temos candidato a prefeito (em Rondonópolis)”, destacou.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Povo de Matogrosso | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 07h41
    1
    2

    Até arrepio ao ouvir falar em comunista. Deus nos salve desse povo que não acreditam nele.

  • HELIO AUGUSTO GOMES | Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2020, 21h14
    3
    2

    A esquerda unidos( PT, PCdoB, PSOL, REDE, MST, AME e SINDICALISTAS) Chapa: Lúdio Cabral, 1 suplente, Maria Lúcia Caravelli 2 suplente Sebastião Carlos, com documentário Democracia em Vertigem indicado OSCAR, golpe 2016.

  • joana | Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2020, 19h21
    3
    2

    PCdoB ainda existe? vai perder de lavada

  • alexandre | Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2020, 18h25
    2
    2

    vai perder...

Presidente do TJ-MT assume Codepre

carlos alberto tj 400 curtinha   O presidente do TJ-MT Carlos Alberto (foto) foi eleito presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Codepre) do país. O cargo alça o membro de MT à liderança de discussões nacionais importantes. Dentre as atribuições do colégio...

Brecha pra futuro cassado ir à Justiça

kero kero curtinha 400   Wilson Kero-Kero (foto), ex-SD (socialista) que foi para ex-PSL (direita), anunciou ida para Podemos, mas permanecerá no partido direitista, é o relator do processo de cassação do colega Abílio Júnior, na CCJ da Câmara de Cuiabá. Na Comissão de Ética o...

Filho de Taborelli assume vaga em VG

Willy taborelli _ curtinha400   O pai coronel Taborelli está fora de combate, mas o filho Willy (PSC), suplente de vereador, vai assumir cadeira na Câmara de VG a partir de 2 de março. Vai atuar na vaga do correligionário Miguel Baracat, que se licencia para fazer tratamento de saúde. O filho do polêmico...

Sem acordo para ter apoio de Selma

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta, pré-candidato ao Senado, disse que, de fato, recebeu convite para se filiar ao Podemos, inclusive do deputado Medeiros, um de seus prováveis adversários nas urnas de abril, mas que segue firme no PDT. Destaca ser um admirador do senador...

Na expectativa para disputar Senado

nelson barbudo 400 curtinha   Se o TRE flexibilizar a data de filiação para quem quer concorrer ao Senado, na eleição suplementar de abril, a inflação de candidatos tende a ser ainda maior. Entrariam no páreo, além dos 10 que já se dizem pré-candidatos, o ex-governador Pedro...

Conflito armado entre Ulysses e Elizeu

ulysses moraes curtinha   Já está dando confusão no PSL/DC o acórdão feito entre os deputados estaduais Ulysses (foto) e Elizeu. O primeiro confidenciou a amigos que não pretende apoiar a possível candidatura de Elizeu ao Senado, na eleição suplementar, marcada para abril. A considerar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.