ELEIÇÕES 2020

Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2020, 16h:58 | Atualizado: 13/02/2020, 17h:56

SUPLEMENTAR AO SENADO

Preferência do PSDB por Leitão incomoda Taques; tucanos tentam apaziguar ânimos

Rodinei Crescêncio

Nilson Leit�o e Pedro Taques

O ex-deputado federal Nilson Leitão discursa durante ato do PSDB na campanha de 2018 e é observado pelo ex-governador Pedro Taques

O primeiro ato do deputado estadual Carlos Avalone como presidente do PSDB de Mato Grosso, cargo que assumiu nessa quarta (12), foi procurar o ex-governador Pedro Taques para tentar acalmar o correligionário, que se sentiu desprestigiado com o aval do partido para o ex-deputado federal Nilson Leitão disputar a eleição suplementar ao Senado, marcada para 26 de março. Ocorre que Taques também tem interesse na vaga e considera que não teve a chance de sequer disputar a indicação partidária.

Avalone e Taques almoçaram juntos nesta quinta (23) no escritório de advocacia do ex-governador. O deputado estadual Wilson Santos, que é a liderança tucana mais próxima de Taques, também participou da reunião.

apurou que Taques argumentou que quando a senadora Selma Arruda foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) não tinha interesse na disputa. Entretanto, mudou de ideia quando teve acesso a uma pesquisa qualitativa em que apareceu bem colocado nas intenções de voto, apesar de ter sido derrotado em primeiro turno, ficando na terceiro colocação, ao tentar se reeleger governador em 2018.

Já Avalone e Wilson lembraram Taques que quando ele expressou o desejo de disputar do Senado, Leitão já tinha o aval do PSDB e já estava trabalhando para se viabilizar. Além disso, deixaram claro que o nome de Leitão é praticamente unanimidade entre os correligionários e uma disputa na convenção poderia resultar em vexame histórico.

“Na verdade, o Pedro sabe o desgaste que trouxe do Governo. Está querendo se valorizar. Viu nessa eleição suplementar, a oportunidade de ressurgir politicamente”, ponderou um dirigente do PSDB que pediu para não ser identificado.

Enquanto isso, Leitão segue firme nas articulações. O tucano afirma que tem o apoio de dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), de ministros do Governo Bolsonaro, de pelo menos 50 prefeitos e de lideranças de outros partidos, como o líder do Governo na Assembleia Dilmar Dal Bosco (DEM).

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Oi? | Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020, 14h35
    1
    0

    Puxa, coitado desse partido, que já teve em seus quadros parlamentar do naipe de Dante de Oliveira e outros em nível nacional. Será que não tem ninguém melhor? Alguém mais novo, menos contaminado?

  • Túlio | Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020, 11h58
    6
    0

    O Nilson Leitão tinha que ter saído da base do governador Pedro Taques no meio do mandato, quando todos já percebiam sua alta rejeição. São dois queimados: Taques e Leitão. Taques não consegue se eleger sequer para prefeito, muito menos a senador.

  • Davi | Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020, 11h55
    6
    0

    Fernando foram as escolhas do Pedro Taques que lhe conduziram àquela derrota vexatória. O erro do Nilson Leitão foi ter trazido o Taques para o PSDB.

  • José Carlos | Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020, 09h37
    3
    1

    É uma pessoa muito má.

  • alexandre | Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020, 08h37
    5
    1

    Quem é leitão na fila do pão ?

  • Mariozan | Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020, 07h44
    10
    4

    Esse Pedro Taques, não tem condições nenhuma de peitar uma candidatura ao Senado, no seu discurso mentiroso que não deixaria ninguém para traz, mas fez ao contrário abandonou todos que o ajudou. AGORA resta o caminho do esquecimento.

  • Oiram Oicram | Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020, 07h40
    3
    12

    Eu voto em Pedro Taques foi destaque no Senador igual a nossa Senadora Selma e

  • Eder Taques | Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020, 06h24
    11
    3

    Esse sujeito acha ainda que somos bobó chera chera? Arrogante e preprotente esse sujeito. Mesmo depois da surrada na eleição ainda acha que ganha? Somos parentes distantes e meu voto vc não tem.

  • Fernando | Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2020, 23h42
    6
    1

    Nilson Leitão foi um dos principais responsáveis pela derrota vexatória do PSDB nas urnas em 2018. Como se não bastasse, prevendo que a então candidata Selma Arruda poderia deixá-lo para trás na coligação, armou desde o princípio para que ela sucumbisse, o que acarretou no afastamento dela da base do governador Pedro Taques. O resultado todos sabemos: o governador ficou ainda mais fragilizado, distante do apoio legítimo do candidato Bolsonaro e dos votos da juíza (Moro de saias), o levando a um terceiro lugar histórico nas eleições. Leitão foi um traidor do governador e dos companheiros. Não merece uma segunda chance. A política ama a traição, mas odeia traidores! Fora Leitão! E leve consigo a corja de puxa sacos manipulados e corruptos consigo!

  • joaoderondonopolis | Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2020, 18h53
    5
    15

    Candidato ao senado tem que ser o ex-deputado federal Nilson Leitão. É leitão e mais ninguém. Parabéns PSDB pela escolha.

Sem alarde, vereador muda de partido

viniciys clovito curtinha   De última hora e sem alarde, o vereador pela Capital Vinicyus Hugueney (foto) resolveu deixar o PP e se filiou ao Solidariedade. Com isso, o PP não se torna o único com a maior bancada. Está com três vereadores, assim como o PV e o PSDB. No SD, Vinicyus vai concorrer internamente com...

Irmão de Thelma na lista dos traidores

ronaldo pimentel 400 curtinha   Na carta aberta assinada por Ricardo Saad, que preside o PSDB cuiabano, ele reclama de dívidas milionárias herdadas de antecessores, inclusive dos R$ 4 milhões de pendências somente do pleito de 2016, e menciona, entre outras coisas, que "(...) há correligionários, que estavam...

A bronca de Saad com Wilson Santos

ricardo saad curtinha 400   O vereador Ricardo Saad (foto), presidente do PSDB da Capital, resolveu disparar a metralhadora verbal contra colegas tucanos. Sobre o ex-prefeito e hoje deputado Wilson Santos, considera que este nada fez para ajudar o partido a se reestruturar, visando as eleições de outubro. Mesmo sendo vice-presidente...

Janela tira muitos políticos do calvário

gilberto figueiredo curtinhas   O fechamento da janela partidária, que encerrou-se no último sábado, dia 4, marcou o fim de um longo calvário aos partidos, que tiveram que suportar em seus quadros políticos que não estavam mais de “alma”, mas somente de “corpo”. Na Câmara...

Só 2 vereadores não vão à reeleição

felipe wellaton curtinha 400   Apenas dois entre os 25 parlamentares cuiabanos não vão buscar a reeleição. O licenciado Gilberto Figueiredo, que trocou o PSB pelo DEM, quer concorrer a prefeito, assim como Felipe Wellaton (foto), que até trocou de partido, saindo do PV e agora no Cidadania. Pretende disputar...

4 fora da reeleição em Rondonópolis

thiago muniz 400 curtinha   Dos 21 vereadores de Rondonópolis, somente quatro não vão à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (foto), agora no DEM, Hélio Pichioni (PSD), Jailson do Pesque-Pague e Rodrigo da Zaeli (ambos do PSDB). Eles garantem se tratar de um caminho sem volta. Destes, dois tentam...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.