ELEIÇÕES 2020

Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 09h:40 | Atualizado: 24/11/2020, 15h:02

CONTRA EXTREMA-DIREITA

Teremos que escolher entre o ruim e o pior, afirma Edna sobre voto em Emanuel

selo elei�es 2020

Primeira vereadora eleita a se declarar negra em Cuiabá, Edna Sampaio (PT) adotou um posicionamento crítico no segundo turno entre Abílio Júnior (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB). Afirma que os dois projetos não representam de fato a defesa pela igualdade de gênero, por exemplo, mas que é necessário respeitar a decisão do eleitor que colocou dos dois candidatos na disputa direta pelo Palácio Alencastro.

A petista reforça que o partido apresentou uma opção, o ex-juiz federal Julier Sebastião, e que no cenário atual o voto mais coerente é em Emanuel, já que Abílio é representante da extrema-direita. A vereadora eleita relembra a trajetória do opositor do emedebista, como vídeos em que aparece “invadindo” secretarias municipais e desrespeitando servidores públicos.

“Nesse segundo turno estamos entre a direita e a extrema-direita. Então, a gente vai ter que escolher entre o ruim e o pior. Eu escolhi o ruim, que é o da direita, representada pelo Emanuel. O mais danoso é eleger um candidato que representa a destruição de qualquer marco civilizatório, de respeito às instituições e de respeito às mulheres. A declaração verbal explicita que coloca a mulher em situação de inferioridade aos homens é algo inaceitável. O desrespeito feito, por exemplo, às mulheres que trabalham na secretaria municipal da Mulher, é algo completamente inaceitável”, disse em entrevista exclusiva ao .

Acreditando que a eleição será decidida pelo voto feminino (afinal, as mulheres representam a maior parte do eleitorado), Edna afirma que Abílio mudou o discurso durante o segundo turno, principalmente em relação a defesa dos direitos das mulheres. Ressalta que a população não pode avaliar apenas o que é posto durante a campanha, já que há muita mentira.

Rodinei Crescêncio

Edna Sampaio

A vereadora eleita Edna Sampaio, que recebeu votos 2.902 votos, em entrevista à Lídice Lannes, do RDTV, quando falou de feminismo e racismo

“O que está fora dos marcos da democracia é a candidatura de Abílio. Não podemos ver apenas o que a pessoa fala no segundo turno, mas a trajetória. Ninguém pode votar em alguém com base apenas no que fala nas eleições. Para quem está acostumado a mentir para o povo, uma mentira a mais ou a menos não faz diferença. A extrema-direita tem esse marco cultural que é não ter o menor apreço a verdade. Extrema-direita é o que alguns intelectuais chamam de pós-verdade, em que nenhuma verdade é relevante, tudo vira fake news”, disse Edna, que considera a extrema-direita como um efeito destruidor sobre o esforço que a civilização fez para construir instituições que garantam minimamente a vida das pessoas.

Feminismo

Falando sobre feminismo e ponderando seu voto ao emedebista, Edna explica que a luta por igualdade de gênero não é uma pauta da direita (representada por Emanuel), muito menos da extrema-direita (representada por Abílio). É avaliando quem mais se aproxima da defesa da sua causa principal, que a petista declara seu voto pela reeleição do prefeito.

“Feminismo é um movimento de esquerda e diz respeito aos direitos das mulheres. Existe um feminismo liberal, que flerta com a direita, mas como podemos promover a igualdade de gênero em uma sociedade que é organizada pelos homens e controlada por eles? Estar à esquerda é estar contra a ordem estabelecida, que é a do poder masculino sobre os corpos das mulheres. Nós só vamos resolver os problemas da igualdade de gênero com posicionamentos à esquerda. A direita quer defender a feminilidade como única forma de ser mulher. A direita nem entende o que é o feminismo e a questão da igualdade de gênero, pois naturaliza o poder masculino e submete a mulher ao poder masculino”.

Há muito descrédito pela direita nas mulheres. As mulheres são objeto das políticas e não protagonistas delas.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Chico Bento | Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020, 14h31
    1
    2

    A partir do momento que o PT inventou de apoiar o Emanuel, o Abílio se tornou fortalecido e vai vencer a eleição. Será que essas pessoas não entendem que o PT acabou no Brasil? E essa vereadora não muda o discurso, o mesmo que sempre usaram desde 30 anos atrás.

  • Chico Bento | Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020, 14h25
    0
    0

    Olha só o papo dessa mulher! Como pode ser tão alienada ao fanatismo ideológico? Por isso nada de projetos sairá dela. Zerada.

  • JOANA | Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020, 11h45
    0
    0

    O PIOR É VOCE PETISTA ROXA, VAI COMEÇAR SEU SHOWSINHO AFFF NOJO

  • João Edson Fanaia | Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020, 09h56
    3
    0

    O campo político, não é o do desejável, mas do possível. Como já afirmei, é pragmatismo. Os aspectos programáticos ou eventualmente "ideológicos" ficam indubitavelmente em segundo plano. É isso.

  • Benedita da Silva | Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 18h28
    9
    1

    Se não estou enganada, não foi o guru de seu partido que disse esta pérola de machismo? " Onde estão as feministas de grelo duro deste partido?" Foi amplamente divulgado na mídia em 2016. O atual vereador candidato não fica atrás em asneiras, portanto quem é feminista, a favor da causa feminina é contra este senhor. Porém as conotações é direita, extrema direita, só tem volume, não tem essência pois em verdade são todos do Centrão, que agrega os mais diversos substantivos ideológicos. Tenho minhas dúvidas se a maioria dos políticos, consegue com raras exceções discernir o que significa, conservadorismo, direita e extrema direita. Só repetem clichês

  • Marlon | Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 18h07
    11
    4

    Pois é. O Paletó deveria recusar publicamente o apoio do PT. Hoje eu vi um video onde aparece Gleise Hoffmann orientando voto no 15. Foi decisivo para eu decidir meu voto. No Abílio, é claro. PT NUNCA MAIS. Vade retro.

  • JUSTO VERISSÍMO | Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 17h27
    11
    3

    PT esta unindo ate com satanás pelo poder. Eata senhora deveria ficar calada neste segundo turno que ganharia muito mais de que declarar apoio a um político corrupto.

  • Rodrigo Oliveira | Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 17h08
    9
    0

    Difícil entender essa relação de amor e ódio entre PT e PMDB! O mais correto seria a parlamentar indignar-se e honrar Dilma Roussef que foi "traída" pelos asseclas do PMDB! Volte por favor coerência!

  • CHIRRÃO | Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 14h33
    14
    7

    PT É SINÔNIMO DE CORRUPÇÃO !! POR ISSO O APOIO AO PALETÓ ??

  • JORGE LUIZ | Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 12h13
    0
    0

    JORGE LUIZ , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.