ELEIÇÕES 2020
Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2020, 09h:29 | Atualizado: 16/12/2020, 18h:32
Vaz gasta R$ 1,8 mi, paga diárias em hotel de Pivetta e declara doações do Agro
Mikhail Favalessa
O prefeito eleito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz (Cidadania), declarou R$ 1,8 milhão gastos em sua campanha vitoriosa. Vaz fez a entrega final da prestação de contas em 13 de dezembro e deve tomar posse em 1º de janeiro. Entre as contratações declaradas pela campanha estão despesas com hospedagem no Terras Hotel Ltda, de propriedade da filha do vice-governador Otaviano Pivetta, Francieli Fatima Pivetta.
Reprodução

Pivetta e Vaz fazem cerimônia de transferência do cargo de prefeito em 2013 em Lucas
Vaz utilizou apenas recursos próprios e doações de pessoas físicas na campanha, tendo arrecadado R$ 1,8 milhão, dinheiro suficiente para quitar todas as contratações. O maior doador foi Nilton Jose Dal Bem, diretor da Fiagril, empresa do agronegócio fundada pelo ex-prefeito da cidade Marino Franz. Nilton colocou R$ 275 mil na candidatura.
O próprio Vaz investiu R$ 250 mil em sua campanha, de acordo com a declaração, sendo o segundo maior doador. Entre os cinco maiores valores ainda constam o agricultor e fundador do Luverdense Esporte Clube, Helmute Augusto Lawisch, que doou R$ 210 mil; o sojicultor Hilario Renato Piccini, com R$ 150 mil; e o sócio da Vipagro Ltda e outras empresas do agronegócio Leandro Esteves Westphal, que investiu outros R$ 150 mil.
No hotel de Pivetta, a campanha de Vaz declarou que gastou R$ 4,5 mil em diárias. Os maiores gastos foram com serviços de marketing e publicidade fornecidos pela KGM Assessoria Institucional Ltda, do jornalista e empresário Kleber Lima: R$ 400 mil. A empresa foi responsável por produzir os programas de rádio, televisão e vídeo da campanha. Também foram gastos R$ 154 mil com locação de tendas, adesivos, bandeiras, lonas e outros materiais para a campanha de rua fornecidos pela empresa Joceley Da Silva Vieira Eireli.
Gastos com honorários advocatícios pagos ao escritório Cyrineu e Silva Advocacia S/S representaram 5,5% dos gastos de campanha, ficando em R$ 100 mil. O valor é próximo ao que foi pago à Grafica Igrapel Ltda, que recebeu R$ 93,6 mil pela impressão de materiais de campanha.
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