EMPRESA & CIA

Terça-Feira, 22 de Novembro de 2011, 18h:17 | Atualizado: 22/11/2011, 18h:19

EMPRESA & CIA

No embalo da Copa, Lélis Peixaria investe em qualificação da equipe

Lélis Fonseca     As histórias que rendem de uma boa pescaria são muitas. Pescadores garantem que dourados podem virar canoas e que jacarés se enroscam em redes para dar o bote de surpresa. O fato é que o cuiabano de “chapa e cruz”, com certeza, já ouviu narrativas parecidas nesta terra banhada por tantas tradições ribeirinhas.

   O que o turista espera na hora de visitar a Capital mato-grossense tão famosa pelo Pantanal e por sua diversidade geográfica é exatamente isso: a criatividade. Essa mesma criatividade é esperada por clientes em geral, especialmente por turistas, na hora de saborear diferentes pratos.

    O empresásrio Lélis Fonseca, juntamente com o ex-sócio Afonso Salgueiro, perceberam essa necessidade no mercado há 7 anos. Inauguraram, então, a Lélis Peixaria, situada no centro de Cuiabá. Trouxeram inovação para o mercado, com sabor que o cuiabano conhece, mas que ainda assim não constava nos cardápios. “Eu sempre frequentei restaurantes e quando sentia vontade de comer um jacaré ou um pirarucu, nunca encontrava", explica Lélis, que há dois anos desfez a sociedade e conduz a empresa como único proprietário.

    Determinado a ampliar a clientela, mesmo já recebendo em média 200 clientes diariamente, e pensando na Copa de 2014, que teve Cuiabá como uma das 12 sedes, o empresário fez uma parceria com o Sebrae e oferece oportunidade de qualificação aos 50 funcionários que emprega diretamente. Oito garços estão fazendo o curso de inglês e um deles já fala o idioma fluentemente. Além de fazer extensivo em espanhol, a equipe já passou por vários treinamentos de atendimento ao cliente e manuseio de alimentos. “Contamos também com uma nutricionista que fica na peixaria em período integral”, acrescenta o empresário.

   Ao discorrer sobre o setor de peixarias em Cuiabá, Lélis afirma que há uma deficiência no mercado em administrar toda diversidade de peixes que existe. “Fomos os pioneiros em preparar carne de jacaré e pirarucu”, diz, lembrando que a peixaria conta com o selo do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

   E diversidade é algo que não falta no cardápio. São mais de 9 espécies de peixes em 26 formas de preparo. Pastel de pirarucu, kibe de peixe e filé de jacaré no espeto ao azeite são alguns dos pratos exóticos que valem a pena conferir. Quanto à procedência do que é consumido, Lélis Fonseca assegura que são todos provenientes das colônias de pescadores e que a carne do jacaré vem da Cooperativa de Criadores de Jacarés do Pantanal, em Cáceres. “Para a época de piracema (período proibitivo de pesca para permitir desova dos peixes), temos capacidade para estocar 25 toneladas. Neste ano, 10 toneladas foram declaradas”, destaca Lélis.


O maitre e gerente da Lélis Peixaria, Fábio Gonçalves, posa para fotografia ao lado da equipe do restaurante

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Comentários (9)

  • Mari Almeida | Domingo, 17 de Novembro de 2013, 18h12
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    O atendimento é fantástico. Parabéns a todos.

  • JUNIOR | Segunda-Feira, 11 de Junho de 2012, 16h02
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    É isso aí: Eu fui lá e constatei: 1 porção de filé de pintado + 2 sucos + 1 long neck = R$ 89,00 (ACREDITE É VERDADE)

  • HAMILTON | Segunda-Feira, 11 de Junho de 2012, 15h57
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    REALIDADE. Certo dia desses, resolvi conhecer a LÉLIS PEIXARIA.Sentei e pedi uma porção de filé de pintado à palito.Pois bem, na hora de pagar.....fazer o que....aí veio a conta...2 sucos + 1 long neck + a porção +..10%...+....#%@...+...&r¨*..ou seja: porção + 2 sucos + long neck = R$ 89,00 (SIMPLESMENTE UM ABSURDO)

  • Osvaldo Junior | Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2012, 22h07
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    Gostaria apenas de contribuir que por vezes se olha os valores como preços dos produtos pagos, no caso especifico da Lelis peixaria, acho que o que ele realmente vende é a sua valorosa prestação de serviços e de muita qualidade diga-se de passagem.

  • Ana | Segunda-Feira, 26 de Dezembro de 2011, 15h21
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    Lelis Peixaria está de parabéns, e essa iniciativa do proprietário de qualificar os seus funcionários melhor ainda. Cuiabá precisa de restaurantes qualificados com comida boa. Fui ao restaurante e recomendo. Cuiabá está carente de locais bons e merece!!

  • augusto | Terça-Feira, 22 de Novembro de 2011, 23h50
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    Ben Hur deixa a inveja de lado,eu nunca frequentei a Lélis peixaria e tão pouco conheço o dono,mas acho uma falta de respeito sua vc falar que metem a mão no bolso do cliente, o cara esta lá trabalhando e gerando empregos,lá vai quem pode,se é proibitivo pra vc, compra uma lata de sardinha e faz sua peixada em casa,eu tb trabalho no ramo de alimentação e tem cliente chato como vc, que acha caro pagar um filé de pintado junto com a dona patroa,mas paga uma fortuna para qualquer piranha de rua.

  • ricardo | Terça-Feira, 22 de Novembro de 2011, 23h13
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    ben hur nao tenho autorizacao para falar em nome da LELIS PEIXARIA, mas vou te dizer uma coisa o preco la é bem compativel com o que servem. HA uma sugestao pra vc que deve ser daqueles que fica ate olhando o tamanho do bife que a funcionaria domestica da sua casa come. Vai preso ai vc vai comer de graca seu vacilao mao de vaca.

  • Ricardo | Terça-Feira, 22 de Novembro de 2011, 22h34
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    Independente de matéria paga ou não, acho interessante a idéia de como esta peixaria trabalha, pois o atendimento e a qualidade das refeições estão muito acima do nível das demais ... Parabéns ao proprietário pela bela casa que colocou a disposição de nossa sociedade e de nossos turistas, lembrando logicamente que se trata de uma casa diferenciada, portanto devido ao seu alto custo à mesma não sendo freqüentada de uma forma cotidiana. A minha grande DUVIDA que tenho a fazer aos que NÃO APROVAM a casa é a seguinte : Experimente comprar na feira do porto a variedade de peixe que o mesmo serve em seu rodízio para fazer uma peixada e veja o qual fica mais em conta !!!

  • Ben Hur | Terça-Feira, 22 de Novembro de 2011, 19h42
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    Louvável a iniciativa do proprietário. Com o preço que ele cobra pelas "iguarias", até eu faria isso. Se ele já mete a mão no bolso dos clientes hoje, imagine quando tivermos a copa aqui. E tenho certeza que esse "elogio à iniciativa do empresário" é matéria paga. Pura publicidade. Deve ter rendido uns almoços aí.

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