Vasco empata e se livra do rebaixamento

vasco 2-12

Cruz-Maltino empata com Ceará, chega a 43 pontos, fica na 16ª posição e evita a quarta queda. Vozão, em contrapartida, não se classifica à Sul-Americana

Vasco e Ceará fizeram um bom jogo na tarde deste domingo em Fortaleza, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto terminou com um empate sem gols, mas o jogo foi movimentado na Arena Castelão lotada. O resultado foi positivo para o Vasco, que terminou a competição na 16ª colocação, mas se livrou do rebaixamento. Já o Ceará foi ultrapassado por Fluminense e Chapecoense e ficou de fora da Copa Sul-Americana.

Ceará e Vasco fizeram um primeiro tempo equilibrado, e marcado pela postura cautelosa das duas equipes. Enquanto para o Vasco um empate significava escapar do rebaixamento, para o Ceará poderia até garantir uma vaga na Sul-Americana, dependendo dos outros resultados. Assim, os dois treinadores postaram suas equipes jogando atrás da linha da bola, e buscando o erro do adversário.

Com duas defesas bem compactas, a bola rondava as duas áreas de lado a lado, mas as penetrações foram poucas no primeiro tempo. Jogando diante de sua torcida, e precisando da vitória para ir à Sul-Americana sem depender dos outros, o Ceará foi um pouco melhor. Aos quatro minutos, lançamento em profundidade na esquerda para Felipe Azevedo, que dominou e rolou para a área. Calyson pegou de primeira mas a bola passou rente ao travessão.

Aos 10, Kelvin recebeu na direita, se aproximou da área, pedalou e cortou para o meio, mas na hora do chute, ele saiu fraco. Quando o zagueiro do Ceará ia fazer o corte, Maxi López veio por trás, tomou a bola e bateu para o gol. O argentino, entretanto, estava em posição irregular e o gol foi anulado.

O jogo seguia com as duas equipes se fechando quando a outra tinha a bola, e o número de faltas crescia, assim como os cartões amarelos, que foram cinco só na etapa inicial. Já os goleiros pouco trabalho tinham.

Aos 33, falta para o Vasco na intermediária. A bola é rolada para Andrey, que arrsica do meio da rua mas manda longe do gol de Éverson. Três minutos depois, contra-ataque rápido do Ceará e Felipe Jonatan fez boa jogada pela esquerda. O lateral foi à linha de fundo e cruzou para Arthur, que chegava pelo meio em velocidade. Quando o atacante do Ceará armava a conclusão, Werley se esticou para cortar e afastar o perigo.

O Ceará voltou para o segundo tempo com uma modificação, a entrada do veterano Eder Luis entrou no lugar de Calyson. Coincidência ou não, a equipe cearense voltou mais ligada, e logo aos 3 teve uma grande chance de abrir o placar. Samuel Xavier recebeu em profundidade pela direita, deu um corte em cima do marcador e cruzou na pequena área para Arthur. O atacante, atrapalhado por Werley, errou a cabeçada e Luiz Gustavo mandou para escanteio.

Aos 10, outra jogada pela direita, e com os mesmos personagens, quase acabou em gol. Richardson lançou Samuel Xavier na ponta direita, ele cruzou rasteiro na marca do pênalti e Arthur tentou finalizar de primeira mas chutou em cima de Werley, e a bola foi pela linha de fundo.

Após a blitz inicial do Ceará, o Vasco voltou a equilibrar o jogo, que ficou mais aberto. A equipe carioca teve sua melhor oportunidade no jogo aos 24. Andrey rouba a bola no grande círculo e parte em velocidade. Na frente da área, ele rola na direita para Marrony, que, livre de marcação, chuta em cima de Éverson que saiu bem do gol. Na cobrança do escanteio, a bola é levantada na área e ninguém corta até que ela chega do outro lado para Werley. No susto, o zagueiro tenta a conclusão, mas acerta um jogador do Ceará, e a defesa afasta o perigo.

O final foi ficando dramático. O Sport vencia o Santos na Ilha do retiro, e um gol do Ceará rebaixaria o Vasco. Aos 34, Juninho domina na entrada da área e tenta de longe, mas Fernando Miguel estava atento e fez grande defesa para salvar o Vasco. Aos 46, Samuel Xavier comete falta em Marrony e leva o segundo amarelo, deixando o Ceará com um a menos. O Vasco segurou o jogo nos minutos finais e garantiu o empate salvador.

  1. FICHA TÉCNICA
    CEARÁ-CE 0 X 0 VASCO-RJ
  2. Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
    Árbitro: Raphael Claus (SP)
    Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)
    Cartões amarelos: Richardson, Samuel Xavier, Ricardinho (Ceará); Willian Maranhão, Raul (Vasco)
    Cartão Vermelho: Samuel Xavier (Ceará)
  3. CEARÁ: Éverson, Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Richardson, Juninho, Ricardinho (Wescley) e Calyson (Eder Luis); Arthur e Felipe Azevedo (Cardona)
    Técnico: Lisca
  4. VASCO: Fernando Miguel, Luiz Gustavo, Werley, Leandro Castan e Willian Maranhão (Ricardo); Raul (Desábato), Andrey, Kelvin e Thiago Galhardo; Caio Monteiro (Marrony) e Maxi López
    Técnico: Alberto Valentim

4 fora da reeleição em Rondonópolis

jailton 400 vereador curtinha   Em Rondonópolis, quatro dos 21 vereadores não devem ir à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (DEM), Rodrigo da Zaeli (PSDB), Hélio Pichioni (PSD) e Jailton do Pesque e Pague (foto), do PSDB. Thiago e Rodrigo têm esperanças de concorrer a...

Prefeito apoia vice à briga em Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   Francis Maris vai mesmo declarar apoio oficial à pré-candidatura da empresária Eliene Liberato à sucessão em Cáceres. Em público, o prefeito faz mistério para não contrariar outros pretensos candidatos do grupo e que têm esperanças de receber...

Preparando um dos aliados a federal

mauro carvalho 400 curtinha   Embora não comente publicamente, o governador Mauro Mendes está "costurando" acordos políticos com líderes mais próximos, visando não só o pleito de 2020, mas também às eleições gerais de 2022. Em época de busca de projetos e de...

Salvando 1º ano de mandato no cargo

selma arruda 400 curtinha   Embora "sangrando" e com a imagem arranhada, a juíza aposentada e senadora cassada pelo TRE-MT Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, consegue concluir este primeiro de oito anos de mandato. E vai se licenciar nos próximos dias para ceder espaço aquele que financiou a sua campanha,...

Barbudo é menos empreguista de MT

nelson barbudo 400 curtinha   Dos oito deputados federais de MT, o estreante Nelson Barbudo (foto) é o menos "empreguista". Nestes 10 primeiros meses de mandato, ele nomeou no gabinete em Brasília e no escritório político em Cuiabá apenas 15 assessores. Cada gabinete pode ter até 25 secretários...

Rossato quer "minar" reeleição de Ari

dilceu rossato 400 curtinha   Em Sorriso, a capital nacional do agronegócio, a tendência é da disputa à sucessão no próximo ano ficar polarizada entre o prefeito Ari Lafin, do PSDB, e seu antecessor, Dilceu Rossato (foto), hoje filiado ao PSL. Embora se movimente nos bastidores, o deputado Xuxu Dal Molin...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.