Richarlison substitui lesionado Neymar e dá vitória para o Brasil sobre Camarões

A Seleção Brasileira fechou o ano com mais uma vitória. Nesta terça-feira, no MK Stadium, em Milton Keynes, na Inglaterra, os comandados do técnico Tite enfrentaram a seleção de camarões, treinada por Clarence Seedorf, e fizeram seu dever de casa, batendo os rivais por 1 a 0, graças ao gol de Richarlison, que entrou logo nos primeiros minutos de jogo na vaga de Neymar, que sentiu a virilha.

Lucas Figueiredo/CBF

richarlison 20-11

No primeiro tempo, Richarlison marca e comemora único gol do Brasil na vitória sobre Camarões, nesta 3ª, no MK Stadium, em Milton Keynes, na Inglaterra

Indo a campo com seis mudanças em relação ao time que enfrentou o Uruguai na última sexta, o Brasil teve de se adaptar com a sétima alteração na equipe logo aos sete minutos. Sem condições de continuar no jogo, Neymar foi diretamente para o vestiário junto com alguns membros do departamento médico da Seleção para já iniciar tratamento.

Ciente da importância de aproveitar a oportunidade que o acaso lhe presenteou, Richarlison acabou sendo um dos destaques do amistoso. Além de marcar o gol, tentou a todo o momento jogadas individuais e errou pouco, assim como o volante Allan, que desta vez iniciou como titular e aparentemente convenceu Tite de que pode ter chegado ao time canarinho para ficar.

A Seleção Brasileira agora só volta a entrar em ação em março de 2019, quando iniciará a reta final de preparação para a Copa América, que, inclusive, será realizada no Brasil entre os dias 14 de junho e 7 de julho.

O jogo

O Brasil começou bem a partida. Marcando a saída de bola de Camarões, não demorou muito para os comandados de Tite chegarem com perigo pela primeira vez. Logo aos quatro minutos, Allan matou no peito o cruzamento, dentro da área, cortou o marcador, deixando-o no chão, e bateu firme, forçando grande defesa de Onana.

Pouco tempo depois, a Seleção teve de lidar com uma baixa de peso. Neymar sentiu a virilha ao bater para o gol e prontamente foi substituído por Richarlison. Ao invés de ficar no banco de reservas acompanhando o restante da partida, o camisa 10 foi diretamente para o vestiário com alguns membros do departamento médico para já iniciar tratamento.

Sem Neymar, o Brasil continuou melhor na partida e teve mais uma grande oportunidade de abrir o placar aos 20 minutos, quando Willian recebeu de Allan na direita e cruzou rasteiro na medida para Firmino, que dominou, livre, e bateu em cima do goleiro, à queima roupa.

brasil selecao 20-11

Atletas da Seleção posam para fotografia, minutos antes do início do amistoso contra Camarões, nesta terça, encerrando o ciclo de jogos-testes deste ano

Após boas chances desperdiçadas, o técnico Tite só viu a insistência da sua equipe surtir efeito já nos minutos finais do primeiro tempo, mais precisamente as 44. Após cobrança de escanteio decorrente de uma ótima finalização de Allan, um dos destaques do time canarinho, Richarlison subiu mais alto que a defesa no primeiro pau e cabeceou certeiro, sem chances para Onana.

Com Gabriel Jesus na vaga de Firmino, o segundo tempo começou agitado no MK Stadium. Logo aos sete minutos a seleção camaronesa surpreendeu e quase empatou com Bahoken, que recebeu cruzamento rasteiro na medida de Ekambi, mas finalizou, de carrinho, para fora, assustando o goleiro Ederson. Logo na sequência, porém, os comandados de Tite responderam na mesma moeda. Jesus aproveitou a ausência do goleiro Ondoa na meta rival para bater sem muito esforço, mas carimbou a trave.

Se não dava para infiltrar com a bola no chão e ampliar o marcador, o Brasil tentava de outras maneiras. Aos 22 minutos, por exemplo, Arthur recebeu na intermediária e decidiu experimentar, mas viu seu arremate explodir no travessão de Ondoa. Cinco minutos mais tarde foi a vez de Alex Sandro ter grande oportunidade para fazer o segundo gol ao receber passe açucarado de Douglas Costa, contudo, o lateral-esquerdo exagerou na força ao finalizar, isolando.

Antes do apito final, o Brasil ainda teve duas outras grandes chances de sair de campo com uma vitória mais elástica, mas Ondoa tratou de impedir um revés maior para Camarões. Primeiro, o goleiro defendeu chute de primeira de Allan dentro da área. Depois, ele tratou de bloquear os arremates à queima roupa de Gabriel Jesus e, logo na sequência, de Richarlison. Diante de tamanha sorte do guarda meta rival, coube à Seleção se contentar mesmo com o simples triunfo por 1 a 0.

  1. FICHA TÉCNICA
    BRASIL 1 X 0 CAMARÕES
  2. Local: MK Stadium, em Milton Keynes (Inglaterra)
    Árbitro: Michael Oliver (ING)
    Assistentes: Stuart Burt (ING) e Constantine Hatzidakis (ING)
  3. Gol: Richarlison, aos 44 minutos do 1ºT (Brasil)
    Cartões amarelos: Mandjeck (Camarões)
  4. BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Pablo e Alex Sandro; Arthur, Allan e Paulinho (Walace); Willian (Douglas Costa), Firmino (Gabriel Jesus) e Neymar (Richarlison)
    Técnico: Tite
  5. CAMARÕES: Onana (Ondoa); Fuchs, Banana, Kana-Biyik e Bong; Mandjeck, Malong e Djoum; Ekambi (Zoua), Bahoken (Tchakoten) e Choupo-Moting (N’Jie)
    Técnico: Clarence Seedorf

Fávero agora é vice-presidente do PSL

silvio favero 400 curtinha   O deputado estadual Sílvio Fávero assumiu a vice-presidência do PSL  em MT, substituindo a senadora Selma Arruda, que migrou para o Podemos. A “posse” aconteceu em Brasília, na Câmara dos Deputados, no gabinete do deputado federal Nelson Barbudo, que preside  a...

Rosana e boa expectativa de reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita Rosana Martinelli (PR) não admite publicamente, mas deve buscar a reeleição. Em princípio, enfrentou desgaste por causa da necessidade de ajustar as contas públicas, com redução drástica de despesas. Após dois anos e oito meses de mandato,...

Elevador e acessibilidade ao Paiaguás

virginia mendes 400 curtinha   Virgínia Mendes (foto), primeira-dama do Estado envolvida em trabalhos voluntários na área social, classificou esta terça, dia 17, como "muito especial e importante para a história do Palácio Paiaguás", sede do governo estadual. É que somente agora, após...

Manobra e esperteza de uma senadora

Selma Arruda ganhou o noticiário nacional por causa de uma iniciativa marcada pela esperteza. Apresentou na segunda uma emenda ao projeto dos partidos que abria brecha para beneficiá-la num processo eleitoral que pode resultar na cassação do seu mandato. O texto do projeto, segundo informa o Estadão, foi posto em discussão no Senado nesta terça, mas foi derrubado. Assim que foi questionada sobre a alteração que propunha, a senadora...

Análises animadoras sobre gestão EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   A equipe estratégica do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), que vem analisando erros e acertos da administração em Cuiabá, ficou entusiasmada com resultado de pesquisas qualitativas internas que não só trazem o prefeito com boa avaliação e com chances reais de...

Dodge confunde MT com Maranhão

Raquel Dodge_curtinha   Em seus últimos dias à frente da PGR, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, deixou passar uma gafe no parecer que deu contra a ação que visa revogar limitação da RGA dos servidores públicos de MT. Ao citar que a ação trata da...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.