Executivo

Quinta-Feira, 16 de Dezembro de 2010, 15h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:28

BRASÍLIA

17 prefeitos criticam veto de Lula a royalties de petróleo

 Lírio Lautenschlager  Cerca de 400 prefeitos de todo o Brasil, sendo 12 de Mato Grosso, protestaram nesta quarta (15) à tarde, contra o veto anunciado pelo presidente Lula, à distribuição de royalties de petróleo para todos os Estados e Municípios brasileiros. O protesto aconteceu durante a Mobilização Nacional de prefeitos em Brasília, que ocorre no auditório Nereu Ramos, no Senado. O evento encerra as atividades da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) do ano de 2010.

   Os prefeitos mato-grossenses que participaram da Mobilização Nacional desta quarta são Oscar José de Carvalho, de Nova Maringá; Lírio Lautenschlager, de Nova Mutum; Ernani José Sander, de Itiquira; João Antonio de Oliveira, Novo Horizonte do Norte; Newton de Freitas Miotto, Pontes e Lacerda; Fernando Gorgen, Querência; Nivaldo Ponciano Coelho, Reserva do Cabaçal; Clomir Bedin, de Sorriso; João Roberto Ferlin, São José do Quatro Marcos; Gaspar Domingos Lazari, de Confresa; Dênio Peixoto Ribeiro, de Planalto da Serra; Sinvaldo Santos Brito, de Peixoto de Azevedo; Gersino Caetano Rosa, de Nova Xavantina; Aparecido Donizetti da Silva, de Mirassol do Oeste; Wilson Virginio de Lima, de São Pedro da Cipa; Jair Podavin Ferreira, de Conquista do Oeste; e Maurício Joel de Sá, de Alto Taquari.

   Parte dos prefeitos queria que a manifestação acontecesse em frente ao Palácio do Planalto, no momento em que o presidente Lula estivesse fazendo o balanço de seus oito anos de governo. Mas essa proposta foi derrotada pela maioria dos prefeitos e o ato acabou acontecendo no Nereu Ramos mesmo.

Clomir Bedin   O Congresso Nacional aprovou em 1º de dezembro o marco regulatório do Pré-Sal, o qual teve incluído emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS), estabelecendo a distribuição dos royalties mais equitativa para estados e municípios. Essa emenda praticamente desfigurou o projeto original do governo.

   Alegando que a emenda é inconstitucional, o presidente Lula anunciou o veto. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, comando o protesto, mas também criticou a emenda de Pedro Simon. “Se tivesse levando em conta a proposta da Confederação não aconteceria o veto, pois a nossa proposta não era constitucional. Mas o Senado se negou a nos ouvir”, protestou ele.

   A queda de arrecadação dos municípios, a distribuição de verbas para a Saúde e Educação, a redistribuição dos recursos do DPVAT, o Censo do IBGE 2010 e a criação do Comitê de Articulação Federativa (CAF) também estão na pauta da Mobilização Nacional dos Prefeitos. O evento acontecerá até o final da tarde desta quarta.

   O Comitê de Articulação Federativa (CAF) é considerado pela CNM como uma instância fundamental para a luta municipalista. “O CAF tem terá a missão de fazer a articulação com o governo federal, visando reforçar o pacto federativo e a conseqüente distribuição de recursos mais justa para os municípios”, afirmou. A lei que prevê a criação do CAF prevê ainda a institucionalização das entidades municipalistas.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Alcides Fernando da Silveira | Terça-Feira, 21 de Dezembro de 2010, 12h04
    0
    0

    "O Petróleo é nosso, está na Constituição Federal, os Royalties também devem ser de todos os Municípios, eles são uma riqueza nacional" ALGUÉM TEM ALGUMA DÚVIDA DISTO? Obs.: Sabiam que o prefeito de Manaus não aderiu a manifestação por ser do PT, é repugnante mas é verdade.

  • Éber José de Oliveira | Quinta-Feira, 16 de Dezembro de 2010, 19h10
    0
    0

    UUUIIII. o Lula deve estar morrendo de medo dessa "imensa" força política. Pára com isso, O Lula tá certo, todo mundo quer o "bônus", mas o "ônus" ninguém. E se for querer agradar todos, vira bagunça, igual era antes de 2003. Mais uma vez .. Tenho dito.

  • PEDRO | Quinta-Feira, 16 de Dezembro de 2010, 18h08
    0
    0

    Esses Prefeitos , estao inda a Brasilia toda a semana na verdade é passear e torrar o dinheiro público que poderiam estar sendo investido na saude que se encontra sucateada.

  • helio batista | Quinta-Feira, 16 de Dezembro de 2010, 17h07
    0
    0

    Parabéns aos 17 prefeitos que tiveram a coragem de se manisfestar, o estado de Mato Grosso, merece politicos deste nivel, preocupados com o bem estar de todos os Matogrossense.

  • André Ricardo | Quinta-Feira, 16 de Dezembro de 2010, 16h34
    0
    0

    Parabéns aos 17 prefeitos que se mobilizaram em busca dos interesses de suas cidades. Gostaria de um dia ver todos os nossos políticos fazendo uma ação em favor do povo de Mato Grosso.

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.