Executivo

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 11h:18 | Atualizado: 18/04/2019, 11h:44

Social

300 famílias em Cuiabá vão receber até R$ 12 mil aplicar na reforma de casas

Trezentas famílias de baixa renda, que moram nos bairros Jardim Umuarama 2, Altos da Serra, Planalto, Vale do Carumbé e Três Barras, vão ter suas casas reformadas por meio do programa Bem Morar, da Prefeitura de Cuiabá. Cada uma receberá um cartão reforma, em que o valor, já habilitado, é destinado para compra de material e pagamento de mão de obra. O teto máximo do programa, por família, é de R$ 12 mil.

Reprodução

Bem morar

Famílias são do Jardim Umuarama 2, Altos da Serra, Planalto, Vale do Carumbé e 3 Barras

Os contemplados foram devidamente selecionados pela equipe da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, que se utilizaram do critério de beneficiar pessoas que moram em Zona Especial de Interesse Social (Zeis).  

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, explica que a prefeitura promoveu uma parceria com o setor de engenharia e arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde os professores e estudantes irão fazer o projeto de cada reforma e acompanhar sua execução. O termo de parceria será assinado ainda neste ano.

“Fizemos a seleção das famílias destes bairros. Após isso, começamos a desenhar como seria a execução dos trabalhos e a liberação dos valores. Então, em diálogo com a UFMT, conseguimos unir forças ao processo. A equipe da UFMT irá fazer o projeto da área que será reformada e também acompanhar toda obra”, diz o secretário.

Caso a família não cumpra o cronograma, salvo algumas exceções, a remessa seguinte não será liberada

Air Praeiro

Com o relatório de orçamento em mãos, a equipe de Habitação disponibilizará o projeto às famílias, bem como a listagem de materiais, orientações e etapas da obra.  

O valor será liberado por semana, a partir do orçamento da equipe de engenharia e arquitetura. “Caso a família não cumpra o cronograma, salvo algumas exceções, a remessa seguinte não será liberada. O beneficiário precisa finalizar a execução semanal para que a prefeitura possa disponibilizar a outra parte do valor”, acrescenta Praeiro.

O cartão poderá ser usado somente pelo titular. Os materiais poderão ser adquiridos nas lojas de materiais de construção credenciadas pelo programa (nos próximos dias, a prefeitura divulgará uma lista constando o nome dessas lojas).

Na solenidade desta quinta, será entregue somente um cartão provisório, para que o beneficiado retire o definitivo, assim que os orçamentos forem emitidos pela equipe técnica. Esses cartões magnéticos só serão entregues às mulheres. “Temos que entregar nas mãos das mulheres. São elas que mais se preocupam com o conforto do lar, da família. São essas guerreiras, que todos os dias, se reinventam para buscar o que há de melhor para seus familiares. Nada mais justo e seguro, assim, do que entregarmos esse benefício a elas”, disse prefeito Emanuel.

O prefeito lembra que o programa é parte do processo de reestruturação da cidade. “Estou muito feliz com a consolidação desse programa, pois ele é um sonho antigo e faz parte de uma das políticas públicas mais importantes, hoje, para Cuiabá, visto que a cidade se desenvolveu em total desordenamento. Isso causou uma problemática muito grande, pois mais de 50% dos nossos bairros são oriundos de grilagens, trazendo falta de estrutura básica para as localidades. É um gargalo antigo e que há muitos anos ficou esquecido pelo poder público e que agora, estamos procedendo com essas ações, avançado de forma completa no ordenamento da cidade”, explicou Pinheiro.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Luziente Abreu de Almeida | Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 15h34
    0
    0

    Como saber o nomes contrepando no projeto

  • ALINE | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 16h09
    0
    0

    Gostaria de saber, a relação dos nomes destes contemplados com o programa morar bem, porque no site da prefeitura de Cuiabá fala que o pré lançamento com cartões simbólicos as famílias seria nesta quinta feira, que por motivo de agenda foi adiado, então cade a relação de nomes dessas famílias que nem no site da prefeitura esta, tem que apresentar a relação dos contemplados por bairro.

  • Critico | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 16h01
    0
    0

    Critico, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Sergio Santos | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 13h26
    1
    0

    Para melhorar o visual do centro de Cuiabá, que está horrível, no trecho da Av. Mato Grosso ao Colégio São Gonçalo, a Prefeitura deveria fazer parceria com os comerciantes para reformares fachadas, regularizar problemas nas instalações, inclusive de incêndio. A Prefeitura assume o custo dos materiais, projetos, regulariza alvarás e os comerciantes entram com a mão-de-obra (dentro da Norma, com ART, CAU, com EPI´s)...... Aquela Praça das bananas a Prefeitura deveria fazer uma Linda Praça, com fontes luminosas, porém, antes, tem que reintegrar a posse do morro da luz e drenar toda a água pluvial da prainha, lançando a água no canal subterrâneo localizado sob o canteiro...revitaliza o Mercado Municipal Prefeito!. Vamos tornar o centrão de Cuiabá em local agradável de se ver e visitar...

  • Tukinha Netto de Cuiabá-MT | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 11h32
    2
    1

    Um Dia apos outro e com respeito as leis fiscais e cumprindo promessas de campanha a gestão EMANUEL PINHEIRO vai realizando suas obrigações , falta muitas obras mas de forma legal percebe que sera cumprida com apoio dos VEREADORES eleito povo sempre apresentando bons projetos a nós sociedade e sempre apresentado via impressa séria e imparcial . Eu Sou Tukinha Netto De Cuiabá-MT

Matéria(s) relacionada(s):

Kalil descarta candidatura a prefeito

kalil baracat curtinha   O secretário de Governo Kalil Baracat (foto), do MDB, assegura não ter nenhum projeto para disputa a prefeito de Várzea Grande e nem foi procurado pelo casal Jayme e Lucimar Campos, senador e prefeita, para debater o assunto. Pondera que ainda é cedo e que as discussões eleitorais...

Selma retribui elogio de Sérgio Moro

selma arruda curtinha   A senadora Selma Arruda (foto), que foi elogiada e utilizada como exemplo pelo ministro da Justiça  na CCJ do Senado, fez questão de expressar solidariedade a Sérgio Moro.  O ministro  está na defensiva desde que o site The Intercept começou a publicar supostas conversas com...

Cotia também quer disputar Cáceres

cotia curtinha   Surge mais um pré-candidato a prefeito de Cáceres, além dos três aliados do prefeito Francis Maris e de outros cinco pretendentes pela oposição. Trata-se de Renancildo Soares França, o Cotia (foto), filiado ao PSD. Ex-assessor do ex-federal Pedro Henry, do ex-vice-governador...

5 ensaiam em Cáceres pela oposição

tulio fontes curtinha   Enquanto três tucanos da base do prefeito Francis vivem expectativa por candidatura pelo palanque situacionista em Cáceres, grupos de oposição se movimentam para lançar nomes competitivos. O advogado e ex-prefeito por dois mandatos Túlio Fontes (foto), do PV, demonstra certo...

Base de Francis, Júnior e divergências

eliene liberado curtinha   O prefeito de Cáceres Francis Maris, no segundo mandato e, portanto, fora do projeto majoritário de 2020, não esconde mais de ninguém que o nome preferencial para a disputa à sucessão é do seu secretário de Turismo, Júnior Trindade. E isso não tem...

Prefeito é ovacionado em solenidade

emanuel pinheiro curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) foi ovacionado nesta segunda (17), durante a solenidade que marcou entrega das chaves das unidades do Residencial Nico Baracat I,  no Jardim Liberdade, região da Grande Osmar Cabral. No geral, 360 famílias receberam as chaves dos imóveis, programa do Minha...

MAIS LIDAS

ENQUETE

Tramita na Câmara Federal o projeto 832/2019, do deputado José Medeiros, requentando uma proposta de 2007 do então deputado Jair Bolsonaro, propondo extinguir o Exame da Ordem como exigência para inscrição na OAB e, assim, poder exercer a profissão. O que você acha disso?

Concordo - esse Exame tem de acabar

Discordo - bacharel precisa, sim, se submeter ao Exame

Sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.