Executivo

Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 08h:50 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Palácio Paiaguás

A 70 dias da posse, Silval diz arrumar governo do seu jeito

Silval Barbosa, prestes a assumir o comando do Estado   A praticamente 70 dias de assumir o cargo de governador, Silval Barbosa (PMDB) demonstra que a casa vem sendo arrumada de seu jeito mesmo antes do titular Blairo Maggi (PR) renunciar ao mandato. A primeira medida, diz o pré-candidato ao Palácio Paiaguás, é a troca de secretários, que vem se dando de forma tranquila como uma “renovação natural” de seu staff. Os secretários Osmar de Carvalho (Comunicação Social) e Vicente Falcão (Acompanhamento a Políticas Fundiárias e Ambientais) já tomaram posse, com compromissos de permanecerem na equipe. Em entrevista nesta segunda à TV Centro América (Rede Globo), Silval revela que vão sair do primeiro escalão para disputar eleições proporcionais o petista Ságuas Moraes (Educação); os republicanos Neldo Egon (Desenvolvimento Rural) e José Aparecido, o Cidinho (Projetos Estratégicos), o peemedebista Baiano Filho (Esportes e Lazer) e o progressista Chico Daltro (Ciência e Tecnologia). Ainda deve deixar o governo para concorrer a deputado o presidente da Empaer, democrata Leôncio Pinheiro.

    Na dúvida se sai ou não do cargo, apenas Teodoro Lopes, o Dóia, presidente do Detran. A tendência é deste não concorrer mais para deputado estadual, já que o seu padrinho político, deputado Mauro Savi recuou da corrida à Câmara Federal e avalia agora duas possibilidades: tentar a reeleição ou entrar na chapa de Blairo Maggi ao Senado como primeiro-suplente. Perguntado sobre se o PMDB terá espaço em sua administração, Silval foi categórico em afirmar que sim, pois, segundo ele, "o partido tem lideranças expressivas". "Com certeza, o PMDB lugar garantido em alguma secretaria estadual".

   Sua linha de atuação, conforme prometeu o vice-governador, não terá novidades. “Mato Grosso cresceu 111%, segundo IBGE no governo (Blairo) Maggi por ser arrojado, transparente e ousado. Será uma missão difícil manter esses índices de crescimento, mas o faremos”. Para ele, a prioridade será a continuidade dos programas de estradas e habitação e as obras voltadas para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. Diz que o governo fará bonito quanto a esses projetos. Para o Mundial, o Estado já disponibilizou no orçamento de 2010 cerca de R$ 1 bilhão com vistas à construção do novo estádio Verdão, incluindo ajuda da União para mobilidade urbana. A iniciativa privada também se movimenta no embalo dos jogos da Copa, com perspectivas de investimentos macro em infraestrutura.

    Silval lembra que assumiu o Paiaguás por seis meses interinamente e que vem participando diretamente das decisões governamentais. “Quero a equipe coesa para a execução do orçamento neste ano”. Para o exercício de 2010 estão previstos R$ 8,8 bilhões. Perguntado sobre o tempo que terá para governar já que também é pré-candidato ao governo, o peemedebista contou que não será problema pois, na sua concepção, vai usar todo o tempo livre disponível. “Terei a noite, os fins de semana e feriados para a campanha”.

   Dengue

   Desviando para indicar onde o governo falhou na questão da prevenção da dengue que se transformou em surto em Mato Grosso, Silval Barbosa não apontou os problemas. Preferiu indicar medidas para contornar a situação, entre eleas o aporte de recursos do governo estadual para garantir o maior número de máquinas do país que devem ser entregues em 1º de fevereiro aos municípios o que, segundo o vice-governador, vão contribuir para limpeza de ruas e terrenos baldios, que têm se transformados em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Teremos guerra permanente ao mosquito durante todo o ano e não só nesta época de chuva”, prometeu. 

--------------------------------------------------------------------------
Clique no play e veja a entrevista de Silval Barbosa à TVCA

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • sandra | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010, 16h54
    0
    0

    Silval sempre gostou de levar os brios daquilo que os outros fazem,como ai aproveitando que está no governo pra convencer os eleitores de que ele é o õ cara,que ele faz e acontece,só quem não o conhece que acredita,o que ele tenta desesperado,é conseguir o cargo de governador por causa da prepotencia.E pra poder usar mais ainda do poder politico,pra mandar e desmandar,como ele sempre fez.

  • Pereira | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010, 16h33
    0
    0

    No comentário logo abaixo diz Assistindo a entrevista na manhã de hoje, só constatei algo que nunca coloquei em dúvida, Silval é o único que está preparado para assumir o governo de Mato Grosso, e o povo mato-grossense precisa de pessoas como esse cidadão para que nosso estado cresça cada vez mais. Conte conosco Silval Barbosa!" ELEITORES: único preparado pra encher o bolso, uma pessoa que depende de escada pra subir. Esse comentário só pode ter sido feito de pessoas que não viram a cara do Silval, apenas viram a mascara e ficaram deslumbrados. Cuidado homem é fera, sabe jogar como ninguém. Será que na infância freqüentou muitos cassinos???? Favor colocar minha máteria, as últimas não foram divulgadas.

  • Pereira | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010, 16h33
    0
    0

    Pereira, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Fabrícia | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 13h52
    0
    0

    Assistindo a entrevista na manhã de hoje, só constatei algo que nunca coloquei em dúvida, Silval é o único que está preparado para assumir o governo de Mato Grosso, e o povo matogrossense precisa de pessoas como esse cidadão para que nosso estado cresça cada vez mais. Conte conosco Silval Barbosa!

  • Rispoli | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 11h09
    0
    0

    Eu acho que como o Blario vai ser dificil. O Sinval ja esta querendo inventar antes de entrar.Ele tem que ser humilde e procurar aprender com o governador Maggi. Ele esta entrando em um governo com aprovação ampla do povo e tera que ter o cuidado para manter essa imagem.Tem que ter cuidado principalmente com esse povo que quer retornar ao palacio e estão fazendo de tudo para tal.

  • Leide | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 09h55
    0
    0

    PARABÉNS SILVAL BARBOSA, pois você demonstrou que realmente está Bem Preparado e quer Administrar de maneira Eficaz e Contínua o nosso Estado de Mato Grosso!!! Silval, conte conosco hoje e sempre!!!

  • João | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 09h52
    0
    0

    Na entrevista que o Vice Governador Silval Barbosa concedeu hoje de manhã, eu pude perceber que ele está bem preparado para Assumir o Governo de Mato Grosso, pois demonstrou conhecimento e dinamismo!!!

  • Ari Bonilha | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 09h41
    0
    0

    O Vice-Governador Silval tem sido coerente e um municipalista de primeira linha. O fato de ser um político do interior dá esperanças aos pequenos municipios de que serão olhados e lembrados. Maggi acerta politicamente em afastar-se e dar chances a que seu vice busque a reeleição, dando continuidade a um projeto de governo que tem catapultado Mato Grosso ao noticário nacional e internacional pelos avanços em sua economia e pelos acertos administrativos. Erros existem,que ninguem é perfeito. Mas, os acertos são sobejamente mais expressivos e importantes. Tempos de grandeza que podem ser sequenciados para o bem dos matogrossenses.

  • Lady | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 09h20
    0
    0

    Assisti a entrevista do Vice Governador Silval Barbosa e na minha opinião ele foi muito Coerente e Preciso nas suas respostas. Silval respondeu todas as perguntas que lhe foram feitas sem pestanejar e sem rodeios, demonstrando assim o seu conhecimento de Gestão Pública e também de como conhece bem o nosso Estado, já que em várias ocasiões ele pode substituir o Governador. Acredito que o Silval Barbosa está preparado para governar o nosso Estado de Mato Grosso!!!

  • jaqueline | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 09h08
    0
    0