Executivo
Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2010, 10h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Acuado, prefeito lança novo edital do lixo
Secretário diz que lidera mutirões de limpeza em parcerias
Após a capital quase "nadar em lixo" no fim de 2009, a prefeitura lança finalmente até sexta o novo edital para contratação de empresa de coleta. O documento já está pronto e, em suas 71 páginas, traz a intenção de colocar ordem no setor, muito prejudicado pela atuação deficitária da concessionária Qualix Ltda, que hoje atua por meio de contrato emergencial. Esse contrato deve durar quase dois meses, prazo que o edital estipula para a escolha e contratação da nova empresa. Nesse interím a prefeitura pode rescindir o contrato e escolher outra empresa, mas, por razões que o secretário de Infraestrutura, Euclides Santos, não soube explicar, em entrevista nesta quinta, os cuiabanos terão que aturar a Qualix até a futura contratada entrar em operação.
A insatisfação com o trabalho da Qualix é tanta que Euclides pediu à Procuradoria-Geral que a empresa seja impedida de participar do novo processo, uma vez que tem demonstrado incapacidade para a gestão da coleta de resíduos na Capital há vários anos. O secretário, que assumiu a pasta há dois meses, lembra que nesse tempo já aplicou mais de R$ 80 mil de multas à Qualix por causa de coleta deficiente. No momento, após nova multa aplicada em dezembro, a empresa cumpre com seu trabalho colocando 17 caminhões nas ruas quando o normal são 16. São recolhidas em média 500 toneladas de lixo por dia. Euclides garante que a normalidade foi restabelecida, com passagem dos caminhões três vezes por semana em cada bairro.
Ele adianta que o novo edital prevê coleta doméstica, hospitalar e a tão propagada coleta seletiva, prometida pelo prefeito Wilson Santos (PSDB) desde a campanha de 2004. Os caminhões de coleta também devem ter monitoramento por satélite através de GPS. Dessa forma, a prefeitura vai poder controlar onde e quando a coleta passou em cada bairro. O edital inclui também o gerenciamento pela nova empresa do atual e dos três novos aterros sanitários de Cuiabá.
Lixo X dengue
Questionado se a falta de coleta ajudou a propagar a dengue, Euclides Santos se limitou a dizer que foi executado um plano de limpeza de bolsões de lixo nas quatro regiões em parceria com o governo estadual. Esse trabalho foi concluído em 31 de dezembro, mas deve ser retomado. Enquanto a proliferação do mosquito cresce, a prefeitura faz serviço de formiguinha. A secretaria de Meio Ambiente notifica e multa donos de terrenos baldios, enquanto a pasta conduzida por Euclides promove operações tapa-buracos e de limpeza em terrenos públicos nos locais onde a incidência da dengue é considerada maior.
Postar um novo comentário
Comentários (16)
-
cintia | Sábado, 09 de Janeiro de 2010, 17h0700
Lembremo-nos dele na hora de votar pra governador. Se não é capaz de gerir o municipio será capaz de gerir o Estado? Meu bairro Boa Esperança está no mais completo abandono
-
Manoel Epitacio | Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 14h2100
Eu membro de uma entidade civil, sem fins lucrativos que tem como missão incentivar e apoiar as inúmeras formas de organização coletiva de homens, mulheres e jovens que buscam uma sociedade mais justa e sustentável: Na proposição de políticas públicas inovadoras; Na geração de trabalho e renda de forma autogestionária com a Economia Solidária; Venho apresenta meu ponto de vista sobre o referido assunto, percebo que entre todos os comentários apresentados, não passa de ofensas aos representantes legais de momento que vem de todas as formas prestarem contas à sociedade de maneira geral da real situação do fato em questão, não podemos negar que se tiveram avanços na regularização da coleta em Cuiabá, por que teve, sim! Mas para o mais entendidos, a de se compreender e lembrar que tanto o estado quanto o município de Cuiabá vem crescendo consideravelmente a cada dia que passa... Multiplicando de forma desordenada tudo que se vê: população, carros, motos, casas, edifícios, economia entre outros... Contudo, toda mudança gera seus problemas, era de se esperar... Quem nunca teve de enfrentar problemas na busca de um ideal! Acreditamos na gestão estadual e principalmente na do município de Cuiabá que tem enfrentado problemas como esse em questão, mas de forma eficiente tem demonstrado controle e transparecias nas ações em todas as esferas. São essa minhas considerações! Um forte abraço, Romilson!
-
toco1000 | Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 11h3900
Pior eu que moro no SANTA AMALIA,bairro que já foi referencia na capital,hoje pareçe terra de ningem,sem PREFEITO,sem PRESIDENTE DE BAIRRO,somente buraco do PAC e muito lixo,tem pessoas que pensam que o lixão é aqui no santa amalia.
-
EUBES=DROGARIA LISBOA | Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 11h0200
COMO DIZEM ISSO E UMA VERGONHA MESMO,UMA CAPITAL DE UM ESTADO TAO IMPORTANTE COMO E O NOSSO MT,UM PREFEITO Q SO CONVERSA FIADO E NAO CUMPRE SUAS PROMESSAS DE CAMPANHA E AINDA SE PREOCUPA COM ASSUNTOS Q NAO E DO INTERESSE DELE (DANTE) EU QUERO FAZER MINHA COLETA SELETIVA EM CASA MAS NAO ADIANTA O LIXEIRO (QDO PASSA ) NE LEVA TUDO MISTURADO DA ATE VERGONHA DE SABER Q UM KABRA DESSE QUER SER GOVERNADOR NAO CONSEGUE MAIS NEM SER PRESIDENTE DE BAIRRO..
-
vivaldo marcorio | Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 10h1500
aqui no c.p.a tres elem do lixo nas ruas nao tem uma gota de água nos canos e faz ´tempo
-
Francisca | Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 00h2000
Até quando a população vai ser enganada por esse peixe ensaboado, desde o ano passado está falando que vai soltar o edital para contratação de nova empresa, até agora não lançou o Edital... Outra o contrato com a qualix não tem mais dois meses, mas sim encerra em fevereiro e, ai como vai ficar a cidade? Sem a coleta? Sim, porque qual empresa vai colocar caminhões que são especiais para coletar o lixo, ou esse senhor vai sair coletando com caçamba??Não seria má ideia, todos os secretarios do sr. Wilson Pinochio coletando lixo na cidade. Infelizmente, tem gente que ve as criticas como politicagem e, vem defender o indefensável, no meu bairro Coophamila, passamos o final do ano sem coleta, apesar de ter passado um caminhão caçamba coletando o acumulo nos prédios, no sábado dia 2 passou, mas na terça não passou e, hoje quinta até agora não tem movimento de lixeiro e, ai turma de administração mentirosa vão vir aqui coletar o lixo???? Aos que veem tudo como politica, levem o lixo para suas casas puxa sacos....
-
eduardo | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2010, 22h4500
O problema é que a atual gestão municipal não se preocupou em colocar em prática o plano de gerenciamento de resíduos sólidos da cidade. O que existe são ações fragmentadas, e por isoladas, de alguns gestores que passaram pela prefeitura e fizeram o que era possível fazer tal a falta de interesse do prefeito ou mesmo, o receio de desvendar a verdadeira caixa preta que são estes contratos com a qualix. Outro problema é que não se sabe quem comanda a gestão de resíduos sólidos em cuiabá, se é a smades, a seminfe, ou até mesmo a sanecap, já que até a eliane andou metendo o bedelho nesta área e foi um fiasco. cadê aquele contrato com o CEMPRE para fazer a reciclagem em cuiabá, já que estava previsto para o mês de junho, e até agora nada. a prefeitura não se interessa em fiscalizar os geradores de resíduos de saúde, e a vala que existe no aterro sanitário está mal dimensionado e em local inapropriado, pois existem estudos que comprovam a contaminação do lençol freático naquele local e que já está atingindo um corpo de drenagem superficial a jusante ao aterro. aliás, cadê o cumprimento daquele termo de ajustamento de conduta, cuja divulgação em fevereiro, foi feito ampla divulgação e prometido de que em 6 meses estaria concluido o estudo de impacto ambiental do futuro aterro, e até agora NADA, NEM ESTUDOS E NEM OUTRO ATERRO. Outra contradição da gestão do prefeito wilson santos, que está totalmente perdido nesta área de resíduos sólidos, é quanto a uma politica municipal de resíduos sólidos, que inclusive foi preparada na gestão do secretário osmário daltro, e até agora nada. Coleta seletiva não se faz apenas através de uma canetada, é necessário muito mais do que isso, e o prefeito está mal assessorado nesta área. há também outros interesses dentro da prefeitura que não deixam se trabalhar a gestão de resíduos sólidos sob o enfoque mais moderno, promovendo o lixo como gerador de renda e emprego. Ou seja, o prefeito wilson santos tem uma gestão totalmente negativa nesta área de resíduos sólidos, está tudo errado e não será simplesmente um novo edital que vai mudar isso, tem que mudar é a mentalidade do gestor e sua assessoria.
-
Morador da Morada do Ouro | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2010, 22h3700
Basta o sr. secretário dar uma volta aqui pela morada do ouro, e verá que não foi nada regularizado. O bairro esta cada dia mais sujo.
-
marcos valle | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2010, 22h0600
Além de aturar o fedor do lixo das ruas somos obrigados a ouvir inverdades dos dirigentes, pois aqui na Coophamil meu lixo encontra-se a disposição da coleta desde o dia 31 de dezembro e ainda não foi recolhido, a ultima vez que a coleta foi feita foi no dia 25 de dez. ou seja, no ano passado.
-
Pablo Queiroz | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2010, 16h2300
Esse seu José, esta faltando com a verdade Romilson, aqui no CPA II a coleta esta sendo feita regularmente sempre as terças/ quinta / sábado. Não resta dúvida que os internautas politiqueiros de plantão estejam querendo criar condições adversas. Hoje mesmo foi o dia da coleta aqui, agora só não podemos cobrar que seja feita a coleta fora dos dias da programação né. um abraço amigo Romilson.
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
Executivo / EFEITO COVID
Prefeito adia home office para servidores do grupo de risco até final de maio - saiba
-
Executivo / Coronavírus
Estado notifica órgãos de controle sobre bloqueio 38 UTIs no PS de Cuiabá - veja
-
Executivo / MESA DIRETORA
Mauro recebe novo presidente da AL nesta quinta e previdência será um dos temas
-
Executivo / CALENDÁRIO
Governo adia de novo vencimento do IPVA e 1ª cobrança será só em julho - confira
-
Executivo / ATOLEIROS
Sem recurso para BR-158, Dnit espera por prioridade da União e da bancada de MT