Executivo

Quinta-Feira, 25 de Março de 2010, 17h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

CUIABÁ

Adutora da ETA rompe apenas 24 horas após festa de inauguração

Adutora da ETA rompe 24 horas após inauguração

Crédito: Josinei Moreira    Pouco mais de 24 horas após ser inaugurada, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal já apresenta problemas. Na manhã desta quinta (25) houve o rompimento de uma adutora e técnicos estiveram no local tentando resolver o problema enquanto a população do bairro São João Del Rey estava com pouca ou nenhuma água em casa. Houve ainda a denúncia ao RDNews que as tubulações não são novas. Segundo uma fonte, elas foram retiradas de um local no CPA e transferidas para a ETA. “Qualquer um pode comprovar que no local indicado no CPA, que fica dentro de uma chácara, estão os buracos de onde ficavam os canos e nem há previsão de recolocação”, alertou.

Crédito: Josinei Moreira   O advogado da Conspavi, Paulo Fabrinny, disse que a empresa não é mais responsável pela obra desde 26 de fevereiro e que deixou a ETA justamente por não concordar com a pressão que sofria do prefeito Wilson Santos (PSDB) para a conclusão antes do tempo previsto. Segundo ele, seriam necessários pelo menos 120 dias a mais. A empresa também “abandonou” os trabalhos por não receber os repasses devidamente, alegou Fabrinny. “Avisamos sobre a possibilidade de uma adutora se romper por ser mal feita ao MPE, TCU, MPF e CGU. Ao sairmos, a prefeitura, sob a batuta do gerente do PAC, Aparecido Alves, deu andamento às obras e olha no que deu? Problemas justamente nas adutoras que não foram serviços nossos!”, explicou. Segundo ele, isso deve ter ocorrido porque o prefeito fez um verdadeiro “gato” com as tubulações e elas não aguentaram a pressão de um equipamento novo.

Crédito: Josinei Moreira   Próximo ao buraco onde os técnicos trabalhavam, a dona de casa, Meire Moraes e Silva estava indignada. Com uma garrafa de água na mão, ela teve que ir pedir água à uma vizinha. “Estamos com problemas há uma semana. Só tivemos água ontem na inauguração, agora tudo está seco e tenho que pedir para os outros”, desabafou. Há 20 anos morando na região, ela conta que nada melhorou com a ETA. Na casa de Meire, cinco pessoas sofrem com a seca imposta pelas torneiras vazias. “Por mim, Wilson não ganha nem para presidente de bairro”, falou o marido dela, Mário Lúcio Silva. A vizinha, Cleusa Dardelli, mora há 25 anos no bairro e resolveu o problema com uma bomba d’água. No entanto, informou que 90% dos moradores da Alameda B do bairro São João Del Rey ficam quase sempre sem o líquido.

   Outro Lado

   O presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho, foi procurado pelo RDNews para falar sobre o assunto e disse que não foi do informado do rompimento de adutora. Porém, acredita que os reparos vistos no local sejam provenientes de uma “obra complementar” da ETA. Quanto à falta de água no bairro, ele informou que vai mandar uma equipe para verificar o problema. O administrador da ETA, Édio Ferraz, o prefeito Wilson Santos (PSDB) e o vice, Chico Galindo (PTB), não foram encontrados para falar sobre o assunto.

   Ao fim da tarde do dia 25 a prefeitura de Cuiabá, por meio de sua assessoria de imprensa encaminhou nota de esclarecimento sobre o problema.

   Eis, abaixo, a nota de esclarecimento enviada pela prefeitura

  "Sobre a notícia de rompimento de adutora da nova ETA Tijucal, a Prefeitura de Cuiabá esclarece:
   1 - A ETA Tijucal está funcionando dentro da normalidade, produzindo água de excelente qualidade.
   2 - A nova ETA do Tijucal não apresenta nenhum problema técnico. O que está em fase de teste, agora, é a adutora de água tratada (diâmetro de 600 milímetros), existente entre a ETA e o Centro de Reservação do bairro Nova Esperança.
   3 – Toda tubulação utilizada no complexo ETA Tijucal é nova e foi adquirida da empresa Saint Gobain, situada em Barra Mansa-RJ, única fabricante desse tipo de material na América Latina.
   4 - É natural que possa ocorrer vazamento nessa fase de teste da adutora.
   5 - A ETA Tijucal é uma obra civil, feita por qualquer empresa construtora no nosso País, com garantias legais de cinco anos por parte do executor.
   6 - Na conclusão da obra não houve nada que pudesse ferir qualquer caminho legal, principalmente no quesito técnico. Todas as equipes-profissionais da ETA trabalhavam para a Conspavi, inclusive o engenheiro Paulo Vinicius, que esteve acompanhando a evolução da obra até poucos dias de sua inauguração, se retirando do canteiro de obras após a atitude mal sucedida da Conspavi na Justiça, cuja liminar foi cassada e o processo declarado extinto.
   7 - Os testes em obras de médio e grande porte, na engenharia, são chamados de período de comissionamento, destinado a testes, ajustes, calibragem de equipamentos, etc. Período que demanda até mais de 60 dias.
   8 - Quanto a denúncia de rompimento de adutora, trata-se de desconhecimento técnico sobre uma obra desse porte, que universaliza o abastecimento de água tratada na Capital do Estado para, pelo menos, os próximos 20 anos."
   Prefeitura de Cuiabá

Postar um novo comentário

Comentários (34)

  • Marcos | Sábado, 27 de Março de 2010, 13h39
    0
    0

    Hoje, 27 de março de 2010, acabei de ler um comentário muito interessante: sabotaram a Eta, com fins eleitoreiros alguém resolveu cortar as dutoras...o que acho chato na internet é ela é um veículo global de comunicação. Até mesmo os mais desprovidos de "massa cinzenta" tem acesso a este veículo. Esse prefeito é um sinônimo de incompetência, e ninguém muda meu conceito (não é preconceito, é conceito)

  • lingua preta | Sexta-Feira, 26 de Março de 2010, 16h27
    0
    0

    nosso querido e competente dengozinho deixa pra inaugurar tudo no ano de seu lançamento a governo, deixando cuiaba na mingua por anos. e ainda acontece uma dessas eiiiiiiiitaaaaaaaaaaaa p............. eta. eta. eta. obra concluida promessa cumprida.

  • Lady Laura | Sexta-Feira, 26 de Março de 2010, 13h37
    0
    0

    ETAAA OBRA CONCLUÍDA... PROMESSA CUMPRIDA E A ETA INTERROMPIDA!!!!! ISSO NÃO É ETA É "EITAAAA" KKKKKK

  • João Maria da Silva | Sexta-Feira, 26 de Março de 2010, 13h35
    0
    0

    Êta! Êta, êta, êtaaa, é a lua, é o sol é a luz de tiêta Êta, êta! kkkkkkk Gostei do comentário do José, rssss

  • Jose | Sexta-Feira, 26 de Março de 2010, 07h57
    0
    0

    VCS QUEREM ETA ?ENTAO TOMA: Êta! Êta, êta, êta É a lua, é o sol é a luz de tiêta Êta, êta!... Só essa mesmo,pq se esperar pela ETA do Pinóquio,podem esquecer!

  • andre | Sexta-Feira, 26 de Março de 2010, 00h08
    0
    0

    ESSE É O FUTURO GOVERNADOR DO ESTADO DE MT...KKKKKK....O POLÍTICO DE CARREIRA DEFENDIDO POR MUITOS....KKKKK...."EITA" "UIRSON" tá feio compadre.....chupa essa manga e descasca este abacaxi.....ou vai preferir pedir para do Dr. Antero ir na midia e falar que a culpa é do governo do estado ...... CUIDADO ESSA PODE NÃO COLAR MAIS....OLHE AS GAMBIARRAS.....E VAI SER PAU NAS ELEIÇÕES..DA-LHE MAURO MENDES governador e BLAIRO E PEDRO TAQUES senadores. obra concluida nas coxas...banana pro povo....esse é o lema do nosso "Uirson MENTIRA BLA BLA BLA Santos.

  • Rui | Quinta-Feira, 25 de Março de 2010, 22h58
    0
    0

    Juca Cacerense, saiba o sr. que as verbas públicas nas mãos dos tucanos somem misteriosamente...Mas, nas vésperas da elição, chove dinheiro por aí... Se as verbas fossem aplicadas concenientemente, Cuiabá seria um brinco!!! Seu Sebastião de Guarantã, venha a Cuiabá, visite os bairros de periferia, fale com os moradores. Tenho certeza que mudará de opinião imediatamente. Para os demais puxa-sacos e pau-mandados de plantão, procurem enxergar ao menos um palmo à frente de seu nariz!

  • renata | Quinta-Feira, 25 de Março de 2010, 22h26
    0
    0

    Com tanta gente contra e sem apoio, acho até que Wilson fez milagres. Hj esse tipo de matériazinha não causa mais efeito, a não ser para aqueles que insistem em esbravejar, pois façam á vontade. Mas mtos sabem que tem mto mais por debaixo dessas histórias....

  • Antonio carlos Cuiabano | Quinta-Feira, 25 de Março de 2010, 22h05
    0
    0

    É senhor prefeito Wilson Pinoquio, a mentira não É para sempre... Você pode mentir, mentir e mentir... muita gente pode acreditar durante muito tempo... mais uma hora a mentira vem a tona e o povo sabe recompensar os mentirosos e desonestos. Para os puxa-sacos de plantão vão dizer também que a imcopetencia do Galo é Culpa de São Pedro também... o Pronto socorro foi alagado hoje.... o povo "O".

  • Alice Morgado | Quinta-Feira, 25 de Março de 2010, 21h59
    0
    0

    É pra acabar mesmo!!! E não é que tem gente culpando o governo do estado pelo fracasso do pinóquio!? Se o contador de história tiver desinteria vão culpar o Silval!!!

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.