Legislativo
Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, 11h:23 | Atualizado: 22/01/2021, 12h:54
AL deve derrubar veto de confisco de 14% a aposentados e tema irá para o STF - leia
Andhressa Barboza
Fablicio Rodrigues/ALMT

AL vai apreciar, logo que retornar do recesso, o veto do governador Mauro Mendes (DEM) sobr o fim do confisco de 14% em aposentadorias
Para o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), é iminente a derrubada do veto do governador Mauro Mendes (DEM) sobre o fim do confisco de 14% para aposentados e pensionistas até o teto de R$ 6,1 mil. Ele avalia que o tema é polêmico e deve chegar no Supremo Tribunal Federal (STF) e que será “muito difícil” não derrubar o veto.
“Vamos colocar em apreciação o veto, não sei qual será o resultado porque a votação é secreta, mas vamos colocar em votação o mais rápido possível. Derrubando o veto, o governo tem o caminho da Justiça e nós vamos colocar a Procuradoria (da AL) para defender o que foi aprovado dentro da Assembleia”, afirmou Botelho à imprensa nesta quinta (21).
Ontem (21), Mauro publicou o veto em diário oficial, entre as justificativas estão o déficit previdenciário que pode ser agravado com a isenção e alega ainda inconstitucionalidade no Projeto de Lei Complementar nº 36, de autoria de Lúdio Cabral (PT).
Quanto ao possível conflito com as normas constitucionais, Botelho defende que “o jurídico não é uma ciência exata, é interpretação. Cada jurista avalia de uma forma e isso vai desaguar no STF”. No entanto, admite que “existem algumas contradições, teve polêmicas na CCJ e agora nós vamos tocar o processo e decidir na justiça”.
Não acredita que, devido ao impasse, a AL e governo não estão em rota de colisão. “Democracia é isso, unanimidade é só numa ditadura, estamos fazendo nosso papel e o governo faz o dele. Se fizer essa briga, vai ser decidido na Justiça”.
Postar um novo comentário
Comentários (2)
-
HELO | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, 13h16100
A reforma Federal manteve o teto do INSS para a isenção. Por que MT quer ser diferente? Não é INCONSTITUCIONAL??????????
-
KELLEN Baranga CPA 2 | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, 12h38212
Botelho faz demagogia, no STF será referendado. É hora desses sanguessugas funcionários públicos contribuirem. Principalmente aposentados . Estamos fartos de sustentar esses parasitas.
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
Legislativo / APOSENTADOS
Deputados citam isenção de alíquota à educação e em casos de doenças graves
-
Legislativo / REDE PÚBLICA
Thiago Silva propõe "auxílio internet" para professores e estudantes de Mato Grosso
-
Legislativo / Deixará CCJR
Sílvio Fávero diz que será retaliado pelos colegas e até sai do grupo de Whatsapp
-
Legislativo
AL não aceita política nas secretarias a 2 anos das eleições, diz o presidente Max
-
Legislativo / PODER NA AL
Dilmar segue como líder do governo, é o primeiro-vice da AL e ainda preside CCJR