Executivo
Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021, 16h:08 | Atualizado: 27/02/2021, 09h:11
AMM tenta adiar eleição em Torixoréu, mas prepara evento com público maior
Jacques Gosch
Vicente de Souza

Neurilan Fraga, da AMM, propõe audiência pública em Vila Bela da Santissima Trindade
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PL), solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o adiamento da eleição suplementar para prefeito em Torixoréu (a 560 km ao sul de Cuiabá), prevista para 11 de abril. A justificativa é o risco de aumentar a transmissão do novo coronavírus não só na cidade, mas nos municípios da região.
A medida seria louvável se não fosse a incoerência de Neurilan que enquanto pede o adiamento da eleição suplementar no município com 3.308 eleitores marca audiência pública em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 520 km de Cuiabá), em 4 de março, Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso, proposto pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seges).
A audiência pública convocada pela AMM em parceira com o prefeito, o médico André Jacob (MDB), que já gravou vídeo espalhando informações falsas sobre a Covid-19, será realizada em local aberto, na Avenida Rotary Internacional de Vila Bela da Santíssima Trindade. O problema é que o município tem 9.933 eleitores e existe o risco do evento causar aglomeração muito maior do que eleição Neurilan quer adiar.
Nos bastidores da política, circula a informação que Neurilan quer adiar a eleição para evitar a possível vitória do candidato oposicionista. Trata-se do comerciante e produtor rural Jonnes Saggin (PL), filho do ex-deputado estadual Lincoln Saggin.
Torixoréu terá eleição suplementar porque a candidata eleita em 2020 teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e os recursos negados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Inês Mesquita (PP) foi reeleita, mas por ser casada com o prefeito anterior, Odoni Mesquita, que faleceu vítima da Covid-19, foi barrada porque integrantes da mesma família não podem ter mais de dois mandatos seguidos.
A AMM propõe eleição suplementar de Torixoréu seja realizada na mesma data que a de Acorizal (a 62 km de Cuiabá), que também teve o prefeito eleito impedido de ser empossado, alegando até mesmo o princípio da economicida. No entanto, a Justiça Eleitoral ainda não marcou data para o novo pleito neste município.
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
Sebastião Ribeiro | Sábado, 27 de Fevereiro de 2021, 10h3300
Sebastião Ribeiro, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Confira também:
- Abril de 2021
-
Executivo / POLÍTICA AMBIENTAL
Mauro e mais 8 governadores enviam carta a Biden e tentam aproximar dos EUA
-
Executivo / Dinheiro Parado
19 cidades de MT ainda mantêm 100% das verbas da Lei Aldir Blanc na conta - veja
-
Executivo / Articulação
Bolsonaro anuncia apoio a Medeiros na disputa pelo Senado em 2022 - veja vídeo
-
Executivo / CUIABÁ
-
Executivo / ACORDOS DE LENIÊNCIA
Governo dispensa licitação e compra avião de R$ 7,8 mi com dinheiro da corrupção