Executivo

Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010, 07h:18 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

CÂMARA DE CUIABÁ

Após briga, Galindo não quer mais tucano na vice-liderança

   O vereador Clóvis Hugueney (PTB), o Clovito, deve assumir nesta terça (14) o posto de vice-líder do prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) na Câmara. O cargo era ocupado pelo vereador Antônio Fernandes (PSDB), mas diante da sistemática oposição que o tucano faz à gestão, Galindo exigiu o cargo de volta na semana passada. Já na versão de Fernandes, ele entregou a vice-liderança para exercer maior liberdade no parlamento. Entretanto, nos bastidores sabe-se que a relação entre ele e a administração teria azedado de vez depois que o vereador decidiu assinar a CPI da Operação Tapa-Buracos, proposta por Chico 2000 (PR). Até agora, além de Fernandes e Chico 2000, apenas Lúdio Cabral (PT) assinou o requerimento. Para instauração da Comissão são necessárias sete assinaturas.

   Desde o início da Legislatura, o vereador tucano tem "batido duro" no secretariado do Palácio Alencastro e, muitas vezes, não poupa críticas à administração. Chegou a dar cartão amarelo para a então presidente da Sanecap Eliana Rondon, que não compareceu a uma reunião em seu curral eleitoral, no bairro Alvorada, e pediu a "cabeça" do secretário de Infraestrutura Euclides Santos. Ele reclama de retaliação interna dentro do partido. Assegura, que exerce um mandato independente e, com isso, acabou se tornando uma "pedra no sapato" do ex-prefeito Wilson Santos, pré-candidato ao Palácio Paiaguás, e agora de Galindo. Em meio ao fogo cruzado, o líder Paulo Borges (PSDB), tenta contornar a situação, mas ao que parece deve haver uma intervenção do partido no caso.

  Senado

  Vereador de primeiro mandato e empolgado com a sua atuação, Fernandes acredita que pode ser um bom nome para disputar o cargo de senador. Anunciou ser pré-candidato à vaga, se juntando ao ex-senador Antero Paes de Barros e o ex-secretário de Saúde Luiz Soares. Hoje, ele se mostra revoltado com uma suposta retaliação feita pela direção estadual do PSDB sob a deputada federal Thelma de Oliveira. “A executiva estadual já tinha referendado as três candidaturas. O problema é que o documento assinado e que inclusive foi publicado na imprensa, agora sumiu”, reclamou o parlamentar.

  Segundo ele, o fato "estranho" aconteceu depois que ele assinou a CPI para investigar a operação tapa-buracos.“Isso é um absurdo. É minha obrigação cobrar o secretário, independente dele ser ou não do meu partido. Isso é retaliação, uma afronta aos direitos das comunidades”, reagiu.

(14h50) - Vereador nega divergências com Galindo e garante que indicação ao Senado é da Juventude Tucana

   Em nota oficial, o vereador tucano Antonio Fernandes contesta ter deixado a vice-liderança do partido na Câmara por brigas ou desavenças com Chico Galindo. “Não é verdade. Ele insistiu que eu ficasse no cargo, mas optei por deixá-lo livre, pois o PSDB já tem o líder do prefeito na Casa, o vereador Paulo Borges”, alega. O parlamentar disse que assinou o requerimento de instalação da CPI da Operação Tapa-Buracos numa demonstração de descontentamento com o secretário de Infraestrutura, Euclides Santos, mas não com a administração petebista à frente do Palácio Alencastro. Em relação à disputa ao Senado, Fernandes nega ter colocado o nome à disposição, apesar de aceitar o desafio. Segundo ele, lideranças da Juventude Tucana e da executiva estadual resolveram indicá-lo. Ele diz que levará a proposta à convenção partidária, prevista para junho.

    Confira a íntegra da Nota Oficial
    “Em referencia à matéria: “Após briga, Galindo não quer mais tucano na vice-liderança”, temos a informar, a bem da verdade e em conformidade com a Lei de Imprensa o que segue:
   1) Nunca houve briga e nem desavenças entre o vereador Antônio Fernandes e o prefeito Chico Galindo, muito pelo contrario, há sim, um clima de muito companheirismo respeito mútuo e acima de tudo, lealdade.
   2) Na terça passada, logo após a minha assinatura no requerimento da CPI, que não é contra a gestão Chico Galindo e sim à gestão Euclides Santos, ao término da sessão, o prefeito Chico Galindo me ligou e pediu que eu fosse até seu gabinete, onde me ofereceu e até insistiu para que eu continuasse na vice-liderança, mas preferi não continuar para deixá-lo livre para oferecer a outro vereador e até porque o PSDB já estava contemplado com o líder Paulo Borges.
    3) Assim, não é verdadeira a afirmação de que o Chico Galindo pediu o cargo.
    4) Nosso relacionamento está dentro do mais confiável possível que possa acontecer entre um vereador e um prefeito, tanto é que nestes últimos oitos dias já nos reunimos três vezes e até assisti ao desfile de 08 de Abril ao lado dele, o que toda a imprensa pode conferir.
    5) O prefeito Chico Galindo entendeu perfeitamente minhas reclamações contra alguns secretários da gestão passada, tanto é verdade, que determinou na hora ao secretário de Infra-Estrutura que atendesse nossos pleitos nos Bairros: Alvorada, Concil, Bordas da Chapada, Antônio Dias e Miguel Sutil.
    6) O vereador Antônio Fernandes é e continua sendo da base de sustentação do prefeito com a mesma, ou melhor, com mais liberdade para mostrar as possíveis falhas.
    7) O vereador Antônio Fernandes, para o bem de Cuiabá, agora despacha diretamente com o prefeito Chico Galindo, coisa que era impossível na gestão passada.
   8) Quanto ao Senado, não me lancei, e sim, a JPSDB e algumas lideranças do partido me lançaram e estou reafirmando que aceito e vou para a convenção defendendo um debate aberto, franco e democrático dentro do PSDB sobre os cargos majoritários e não um processo excludente decidido apenas pela cúpula.
    9) O documento não sumiu como está na matéria, é que a deputada Thelma ao enviar a nota à imprensa omitiu meu nome propositalmente, uma vez que a Executiva tinha aprovado os três nomes.
    10) Por fim, quero reafirmar que estarei procurando,esta semana, as lideranças democráticas do PSDB, como Guilherme Maluf, Avalone, Rogério Sales, Nilson Leitão, Valdinei Iori, Marcinho Lacerda e irei a alguns Diretórios do Interior divulgar a necessidade do NOVO e da DEMOCRACIA interna no PSDB”.

Antonio Fernandes
Vereador
PSDB

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • MARCELÃO | Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010, 19h53
    0
    0

    FERNANDO CAPILÉ É AQUELE QUE PASSOU NA TELEVISÃO JUNTO COM UMA TURMA NEGOCIANDO APOIO PARA MAURO MENDES, É AQUELE QUE MAURO MENDES ARRUMOU SERVIÇO PARA ELE NA FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIA É AQUELE QUE NO PRIMEIRO MANDATO DO WILSON SANTOS ELE OCUPOU CARGO DE CONFIAÇA NA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA QUANDO O TONHO MALA ERA COORDENADOR FINANCEIRO DA SECRETARIA? JÁ ENTENDI TUDO

  • Fernando Capilé | Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010, 15h45
    0
    0

    Gostaria de agradecer o "apoio" do Sr. Artur, mas não creio que o nome do vereador Antônio Fernande tenha sido mal escolhido pelo bairro Alvorada (bairro, aliás, que muito amo). Há muitos anos Antônio Fernandes vinha tentando, ainda que sem exito, uma vaga na vereança cuiabana. Após anos de sua vida dedicados à luta pela comunidade católica e alvoradense, logrou êxito, utilizando-se tão somente dos recursos que a democracia lhe concedeu. Sendo assim, tornou-se vereador por força de voto popular e, por isso mesmo, de forma legal e digna. Creio que divergências e erros são naturais na vida de qualquer pessoa e, se o vereador por acaso se equivocou em algumas atitudes foi no afã de servir da melhor maneira a comunidade. Quanto ao Alvorada, espero que não cometa o mesmo erro quanto ao futuro de nosso estado, e vote em peso em um candidato que possa CUMPRIR com suas promessas, jamais votando em enganadores e falastrões como foi com nosso ex prefeito. Boa sorte Antônio. Se precisar de minha ajuda para servir ao Alvorada, estarei à disposição do bairro que ajudei a construir! Obrigado!

  • ALDO | Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010, 14h38
    0
    0

    ALDO, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Suzane Azevedo | Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010, 12h58
    0
    0

    Suzane Azevedo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • MARCELO | Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010, 12h36
    0
    0

    ESSE ELEMENTO É PROBLEMATICO A ONDE VAI....TUDO QUANTO É LUGAR ELE DA PLOBLEMA...NÃO É SÓ NA POLITICA NÃO...AINDA BEM QUE SOU DA OPOSIÇÃO...MAIS SE ESSE ELEMENTO FOSSE DO MEU PARTIDO EU JÁ ESTAVA FORA...É BRICADEIRA... NÃO ACREDITO QUE O PSDB COLOCOU O NOME DELE COM CADIDATO A SENADOR, DEVE SE GOZAÇÃO...NEM PARA SINDICO ELE NÃO SERVE.... NOS DO SINVAL NEM QUEREMOS SABER DESSA INGUA.

  • JESUS | Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010, 12h14
    0
    0

    Alo..Antonio Fernandes.....vc ta certo ,,,,quando cobra das autoridades o que e de competencia delas....Vc ficou conhecendo bem...agora quem sao esses caras "competentes do PSDB, da turma de Wilson-Antero-carlao-Telma? Continue dando apoio paras as comunidades que te deram o voto.....pois quando chegarem as eleições somos nos que daremos o voto pra vc.....e nao essa turma de "iluminados"....que acertarão contas com o eleitor na proxima eleição....Vc e um homem simples do povo..nao precisa de fazer acertos com esses "profissionais da politica".......Parabens.....!!!!! nota 10 para sua iniciativa...

  • leo | Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010, 10h31
    0
    0

    este é mais um aloprado, que deve fundar um partido só pra ele. o pla partido dos loucos aloprados.

  • MAURO BRAGA | Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010, 10h15
    0
    0

    MAURO BRAGA, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • SIDNEY P. MACIEL | Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010, 09h25
    0
    0

    SIDNEY P. MACIEL, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Artur Rocha Oliveira | Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010, 09h17
    0
    0

    Eu sempre avisei que esse cidadão não tinha perfil pra ser nem vereador, imagina senador. Está sendo uma lástima. Uma vergonha para o bairro que ajudou a elegê-lo. Se ao menos os moradores do bairro Alvorada tivessem ajudo a eleger o fernando capilé seria diferente. Esse sim é um homem preparado e que certamente ajudaria seu bairro com diplomacia e inteligência. Tarde demais. Agora temos que engolir esse cidadão por mais três anos como projeto inacabado de vereador!!!

Nezinho, nova derrota e aposentadoria

nezinho 400   Aos 69 anos, o petebista Carlos Roberto da Costa, o Nezinho (foto), considerado da velha guarda política, tentou, mas foi reprovado nas urnas em Nossa Senhora do Livramento. Ele concorreu a prefeito em quatro pleitos. E já exerceu dois mandatos. Nezinho já foi secretário-adjunto de Fazenda do Estado,...

EP cresce 5; Abílio perde 3, diz Ibope

emanuel pinheiro 400 curtinha   Pelos números do Ibope, revelados nesta sexta à noite pela TV Centro América (Globo), Abílio Júnior (Podemos) oscilou negativamente 3 pontos percentuais em menos de uma semana, de 48% para 45% das intenções de voto. Já o emedebista Emanuel Pinheiro (foto)...

Sob arrogância, ataque e desrespeito

abilio junior 400 curtinha   O candidato Abílio Junior (foto), que disputa o segundo turno em Cuiabá com o prefeito Emanuel, chegou bastante nervoso e irritado para o debate nesta sexta, na TV Vila Real (Record). Demonstrando arrogância, ignorou o superintendente do Grupo Gazeta de Comunicação, Dorileo Leal, na...

Candidatos, tensão, debate e bate boca

antoniocarlos   Em debate tenso, na TV Vila Real (do grupo Gazeta) e, após troca de acusações sobre atos de corrupção e servidores fantasmas, os candidatos à Prefeitura de Cuiabá Abílio Júnior (Pode) e Emanuel Pinheiro (MDB) protagonizaram bate boca por mais de uma vez. O clima ficou...

Abílio contrata 400 fiscais para eleição

A campanha do candidato Abílio Júnior (Pode) decidiu contratar 400 fiscais para atuar nesta eleição de domingo. Isso derruba o discurso do candidato do Podemos de que todos atuam de forma voluntária em prol da sua vitória. Aliás, quando questionado sobre a grande estrutura que montou neste segundo turno, inclusive sobre a equipe de marketing, disse que todos são colaboradores. Na sua versão, ninguém recebe pelo trabalho,...

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...