Executivo

Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 16h:40 | Atualizado: 26/05/2014, 16h:42

Após denúncias sobre UTI e alteração em óbitos, Mauro instala sindicância

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), determinou, nesta segunda (26), a instauração de uma sindicância para apurar denúncias acerca de falta de médicos na UTI do Pronto-Socorro de Cuiabá, assim como a acusação de “orientação” aos profissionais lotados na unidade para mudar o horário dos óbitos para que os familiares dos pacientes não saibam que a morte ocorreu em momento que não havia responsáveis no plantão.

A atitude do socialista ocorre após denúncias divulgadas, ontem (25), em reportagem do Fantástico, Rede Globo. O programa trouxe matéria sobre o caos na saúde em algumas cidades do país, fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a Capital mato-grossense foi um dos destaques. A sindicância aberta hoje vai apurar também as circunstâncias do óbito da paciente de Acorizal, região Metropolitana de Cuiabá, Alaíde Ventura da Silva, 62, ocorrida na última quinta (22). A comissão terá três dias para apresentar suas conclusões ao prefeito.

 Conforme a secretaria de Saúde, a paciente de Acorizal já havia passado pelo exame de angiografia, o que era responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá, e estava internada no pronto socorro enquanto aguardava a transferência para o Hospital Geral Universitário (HGU), único do Estado credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de cirurgias neurológicas. Como a regulação é responsabilidade da pasta, a sindicância vai buscar informações das razões da cirurgia não ter sido realizada, tanto na secretaria, quanto no HGU.

 A denúncia sobre a falta de médicos, que havia sido negada pela prefeitura, o Fantástico apresentou documentos em que o aviso sobre o problema tinha sido encaminhado por várias vezes aos responsáveis pela saúde na Capital. “Pacientes que podiam ter saído vivos, mas saíram mortos”, disse um dos funcionários do pronto-socorro, que não se identificou. (Com Assessoria)

Caos na saúde é destaque nacional

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • EROISA DE M. SCHAUSTZ | Quinta-Feira, 29 de Maio de 2014, 07h20
    0
    0

    Prefeito! ANTES TARDE DO QUE NUNCA!!!! EX: ILEANA CRISOSTOMO MARTINS QUE FALECEU DIA 27\12\2014 AINDA JOVEM, PORQUE NÃO TINHA DINHEIRO PARA PAGAR A CIRURGIA. NÓS FAMILIARES ESTAMOS MUITO TRISTE, POIS AS LIMINARES JUDICIAIS TAMBÉM NÃO VALE NADA.

  • antonio | Terça-Feira, 27 de Maio de 2014, 14h14
    0
    0

    antonio, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Andreia Souza | Terça-Feira, 27 de Maio de 2014, 11h22
    6
    0

    Tem que se instaurar é processo contra Mauro Mendes para saber porque ele não cumpriu a determinação judicial, que posteriormente resultou na morte daquela senhora. Decisão judicial não se arquiva se cumpre. Na cogitação de que ele não tinha conhecimento da situação, ele seria neste caso um prefeito ausente. Mas acredito que entre omisso e negligente e ausente. Aposto na omissão.

  • Zé Poxoréo | Terça-Feira, 27 de Maio de 2014, 09h55
    5
    0

    Se a saudosa Mãe Dinah ainda estivesse por aqui garanto que ela já saberia o resultado da "sindicância". Aliás, o nosso dedicado prefeito nem precisa perder tempo com sindicância, basta pedir uma cópia da CPI da Saúde que foi instaurada pela Assembleia e terminou ao sabor de uma grande pizza, pois nossos ilustre e comprometidos deputados entenderam que no quesito saúde tudo estava uma maravilha!

  • Marco Paulo | Terça-Feira, 27 de Maio de 2014, 09h44
    0
    6

    Januário, infelizmente vc foi infeliz quando comparou a obra de revitalização do bairro do porto com a saúde de cuiabá, O porto merece este belo empreendimento e sabemos que este dinheiro não esta saindo da pasta da saúde. Acredito que o nosso Prefeito dará uma resposta rápida a nossa população, sabemos que os médicos não cumprem plantão, não registram folha de ponto que comprovem sua estadia no local de trabalho, vemos que os PSF não tem remédios, esperamos que este quadro seja mudado o mais rápido possivel, temos uma copa em cbá e provavelmente neste período aumentará a procura nos hospitais publicos.

  • JANUÁRIO | Terça-Feira, 27 de Maio de 2014, 07h33
    8
    0

    A Prefeitura está despejando milhões de reais na urbanização do Bairro do Porto. O interesse dessa urbanização ou revitalização do Bairro sobrepõe o interesse da melhoria das instalações físicas, do aumento do efetivo de pessoal qualificado, das aquisições de materiais necessários ao atendimento da população cuiabana junto ao Pronto Socorro, as UPAs e demais órgãos da Secretaria Municipal de Saúde????? Este é o Adminiostrador de sucesso na vida privada, que agora na vida pública não sabe sequer eleger prioridades????? Era só blá, blá, blá, para se ejeger e ficar articulando eleição ao Governo do Estado????? Este era o Sr. que sabia cobrar resultados dos seus comandados????? Depois de tudo isso veiculado na imprensa nacional prefeito eu lhe pergunto: o Senhor tem coragem de olhar nos olhos dos seus filhos, deitar suacabeça no travesseiro e dormir tranquilo????? Realmente, algumas pessoas passam pela nossa vida para nos ensinar a não sermos como elas!!!!!!!

  • Josias Silva | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 22h01
    9
    1

    Quem mandou colocar um secretário fraco pra comandar uma pasta tão importante? Agora aguenta.

  • valter do forno | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 19h05
    4
    1

    E O PEREZ SUMIU!!!!!

  • SERGIO | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 18h28
    10
    0

    PRECISO SABER SE ESTE SITE RDNEWS TEM CORAGEM DE FAZER UMA ENTREVISTA COM MAURO MENDES E PERGUNTAR SOBRE AS PROMESSAS DE CAMPANHA, POIS ELE SEMPRE DISSE QUE IRIA CONSTRUIR UM NOVO PRONTO SOCORRO E PELO QUE ESTOU VENDO ELE MUITO RUIM PIOR QUE WILSON SANTOS E GALINDO JUNTOS

  • Edson Loksley | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 17h00
    12
    0

    O alcaide tem sido desleixado com nossa cidade, so tem cabeça para pensar na eleição do "Bobó xera xera" e na câmara, dos vereadores. Tudo mais que acontece ele não sabe, vai providenciar, vai fazer sindicância, vai verificar e por ai vai .... ele só toma atitude depois que acontece.

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

Empolgado e já morando em VG

emanuelzinho 400   O deputado federal Emanuelzinho (foto), do PTB, está tão empolgado com a possibilidade de concorrer a prefeito de Várzea Grande que não só transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para o município vizinho, ainda no ano passado, como também alugou um apartamento...

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

"Cenário apocalíptico" e respiradores

z� do patio 400 curtinha   Um mês depois do escândalo sobre a compra e pagamento de quase R$ 4 milhões por 22 respiradores falsificados, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, tomou duas decisões, mas nenhuma delas no sentido de investigar eventuais falhas de servidor da...

Binotti, a popularidade e a oposição

luiz binotti 400 curtinha   O grupo político do hoje vice-governador Otaviano Pivetta, que comandou Lucas do Rio Verde por mais de duas décadas, terá dificuldades para reconquistar o comando local no pleito deste ano. O pré-candidato Marino Franz, que foi vice de Pivetta e depois prefeito, será o...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.