Executivo

Quarta-Feira, 31 de Março de 2010, 09h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

ESTADO

Autoridades se "acotovelam" para acompanhar posse de Silval


Novo governador Silval Barbosa promete utilizar cada minuto de sua vida para dar continuidade às ações de Maggi
Foto: Jupirany Devillart

  O presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), deu início à cerimônia de posse de Silval Barbosa (PMDB) como novo governador do Estado, sob os olhares atentos de centenas de pessoas. Compõem a Mesa, além dos deputados, o presidente regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, o secretário-executivo do Ministério das Cidades Rodrigo Figueiredo, a senadora Serys Marly (PT), o presidente da Câmara de Cuiabá  Deucimar Silva, os presidentes do TCE, Valter Albano, do TRE desembargador Evandro Stábile, do TRT, desembargador Osmair Couto, do TJ, desembargador José Silvério Gomes, o procurador-geral de Justiça Marcelo Ferra, o defensor público-geral Djalma Sabo Mendes, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos e o presidente da AMM,  Pedro Ferreira. Blairo Maggi não estava presente.

   Autoridades e políticos mato-grossenses se "acotovelam" no plenário da Assembleia Legislativa para participar da solenidade. Ônibus vindos do interior do Estado com lideranças e eleitores não param de chegar à AL. Silval foi recebido sob aplausos. Músicos da Polícia Militar tocaram o Hino Nacional para mais de 300 pessoas.

   Silval entregou ao primeiro-secretário Sérgio Ricardo seu diploma e a declaração de bens, conforme determina a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Assembleia. A declaração de bens será encaminhada ao TCE, para fins de registro. Sérgio Ricardo atestou a regularidade da documentação e, assim, Silval foi empossado no cargo.

   "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e do Estado, observar as leis, promover o bem geral e desempenhar com zelo e lealdade as funções de governador do Estado". Com esta frase, Silval é oficialmente o novo governador de Mato Grosso.

(9h40) - Riva aproveita para alfinetar Alexandre Cesar e lembra do ZSEE

   Ao dar posse a Silval, Riva aproveitou para lembrar que todos os deputados estaduais estão preocupados em trazer melhorias ao Estado. "Este é o caso do projeto do Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico (ZSEE).  Mesmo aqueles que são contraditórios, como o deputado Alexandre Cesar, estão empenhados em realizar um bom papel e melhorar a qualidade de vida dos mato-grossenses", disse o presidente.

(9h46) - Silval fala pela primeira vez como governador do Estado

   As primeiras palavras do novo governador Silval Barbosa foram de agradecimento. Ele agradeceu a Deus e a todas as autoridades presentes. O peemedebista aproveitou para lembrar que recebeu muito incentivo e ajuda dos servidores da Assembleia e deputados, quando fazia parte da Casa. Ele foi presidente do Legislativo antes de ser vice-governador. Foi também prefeito de Matupá por dois mandatos.

   Em meio a lágrimas, Silval agradeceu a família e disse que este é um momento ímpar em sua vida. "Com certeza muitos de vocês estão preocupados pelo fato de eu ser filho de agricultores, ter vindo do Paraná ainda jovem. Quando o governador Blairo Maggi me deu a oportunidade de aprender, eu mergulhei de cabeça. Prometo que vou dedicar cada minuto da minha vida para dar continuidade às ações de Maggi. Preparei um discurso para ler lá no Centro de Eventos do Pantanal, mas agora, quero dizer que não há nada melhor do que agir e falar com o coração", disse Silval, em meio a aplausos.

   Ele aproveitou também para parabenizar Maggi por todas as suas ações. "Não quero desmerecer nenhum ex-governador, como Júlio Campos, Moisés Feltrin e tantos outros. Mas o fato é que Maggi fez muito por Mato Grosso", disse o peemedebista.

   Ele concluiu seu discurso de posse pedindo para que todos as pessoas presentes à cerimônia na Assembleia possam ir ao Centro de Eventos do Pantanal, aonde acontece a solenidade de transmissão de cargo.

(10h32) - Autoridades se encaminham para o Centro de Eventos

   A maioria dos presentes na cerimônia de posse de Silval na Assembleia Legislativa já estão seguindo rumo ao Centro de Eventos do Pantanal, local em que será realizada a solenidade de transmissão de cargo. Blairo Maggi já está no local com a faixa que será repassada ao peemedebista e, em clima de tranquilidade, aguarda a chegada do novo chefe do Executivo.

(10h40) - Silval recebe a faixa das mãos de Blairo Maggi

   Silval é oficialmente o 4º vice-governador de Mato Grosso a tomar posse como titular desde a divisão do Estado, em 1979. Maggi lhe entregou a faixa de governador e ambos acompanham agora o desfile da Guarda de Honra do Estado. 

(10h47)Maggi e Silval seguem para interior do Centro de Eventos para dar posse aos secretários de Estado

   O ex-governador Blairo Maggi e o atual Silval Barbosa se preparam para dar posse ao novo secretariado. Conforme adiantou o RDNews, alguns membros do staff do republicano continuam compondo a lista.

(11h11) - Maggi e Silval concedem entrevista à imprensa e novo staff aguarda posse

   O republicano, que vai tentar o Senado nas eleições deste ano, e Silval, que ganhou de "presente" um ano no comando do Estado e que vai tentar se reeleger neste pleito, concedem uma entrevista coletiva à imprensa. Maggi faz espécie de balanço de sua gestão e o peemedebista fala das metas que deve cumprir em seu mandato.

   Diógenes Curado (Justiça e Segurança Pública), Eder Moraes (Casa Civil), Antonio Roberto Monteiro de Moraes (Casa Militar), Arnaldo de Souza (Planejamento), Edmilson dos Santos (Fazenda), José Botelho (Auditoria-Geral), Kamil Fares (Saúde), Jilson Francisco (Desenvolvimento Rural), Pedro Nadaf (Indústria, Comércio, Minas e Energia), Roseli Barbosa (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), Vanice Marques (Desenvolvimento do Turismo) Vilceu Marchetti (Infraestrutura), Rosa Neide (Educação), Geraldo de Vitto (Administração), Osmar de Carvalho (Comunicação Social), Dorgival Veras de Carvalho (Procurador-Geral do Estado), Alexander Maia (Meio Ambiente), Laércio de Arruda (Esporte e Lazer), Oscemário Daltro (Cultura), Ilma Grisoste (Ciência e Tecnologia), Reinaldo Loft (Projetos Estratégicos), Flávia Nogueira (Apoio às Políticas Educacionais) e Vicente Falcão (Políticas Ambientais e Fundiárias) serão empossados em instantes.

(11h26) - Centro de Eventos não comporta número de pessoas presentes

   O local escolhido para a transmissão de cargo entre Maggi e Silval e a cerimônia de posse do novo secretariado, o Centro de Eventos do Pantanal, não comportou todas as pessoas que foram ao local para participar da solenidade. Muitos curiosos ficaram para fora e se contentam em assistir a cerimônia por meio de um telão.

(11h45) - Novo secretariado é empossado e lista divulgada com antecedência pelo RDNews é confirmada

   Os secretários que vão compor o staff de Silval Barbosa foram escolhidos a dedo e a lista com os nomes, conforme adiantou o RDNews - veja aqui, só foi fechada definitivamente nesta semana.

(11h52) - Maggi faz seu primeiro discurso como ex-governador de Mato Grosso

   Maggi agradeceu o apoio recebido nestes últimos 7 anos, período em que comandou o Estado, e lembrou o início de sua gestão, em 2002, quando foi eleito pela primeira vez para ocupar um cargo eletivo. "Agradeço a todos os meus companheiros na pessoa do meu companheiro Pedro Henry, que é porta-voz para levar os agradecimentos a todos os companheiros que estiveram conosco em 2002. Quero agradecer também a todos os eleitores e aos servidores públicos". O republicano afirmou ainda que investiu muito na área social. "Fazer o social não é dar cestas básicas à sociedade", disse ele.   

(12h07) - Maggi chora e agradece família e amigos

   Maggi chorou ao agradecer sua família que, segundo ele, sempre esteve ao seu lado, especialmente sua esposa Terezinha Maggi. "Ela é muito mais política do que eu. Acorda e dorme pensando em política", brincou.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Ana | Quarta-Feira, 31 de Março de 2010, 16h44
    0
    0

    Parabéns Governador SILVAL!! Conte conosco!!!

  • joao | Quarta-Feira, 31 de Março de 2010, 13h50
    0
    0

    joao, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • JOAO | Quarta-Feira, 31 de Março de 2010, 13h46
    0
    0

    Eu nunca vi uma transferÊNCI DE CARGO DE GOVERNADOR COM TANTA FESTA. aTÉ ACHO QUE NÃO PRECISAVA, NEM DE GOVERNADOR DE JOSÉ SERRA SÃO PAULO FOI ASSIM. TUDO ISTO É POLITICAGEM. MAS NÃO ADIANTA, WILSON GOVERNADOR.

  • augusto cesar | Quarta-Feira, 31 de Março de 2010, 12h44
    0
    0

    kkkkkkkkkkkkk, o BATEAU MUCHE vai estar com lotação garantida nestas eleições, as lágrimas, de crococidos deste silval não convence ninguém, vai tomar uma surra nas urnas que vai votar para nortão triste

  • MÁRCIO MARTINS | Quarta-Feira, 31 de Março de 2010, 12h36
    0
    0

    KKKKK, ÊTA SILVAL, SÓ SORRISOS PARA VC, COMÉDIA NO GOVERNO DO BLAIRO MAGGI. EIS O BÔBO DA CÔRTE.

  • Sérgio | Quarta-Feira, 31 de Março de 2010, 11h43
    0
    0

    Parabéns Silval por esta nova conquista acreditamos muito nos seu potencial para governar nosso estado.

  • MARIO ANDRE | Quarta-Feira, 31 de Março de 2010, 10h52
    0
    0

    Hoje esta assumindo Exelentíssimo Governador do Estado Silval Barbosa, do PMDB, ele que demonstrou em toda sua trajetória política, uma postura coerente e honesta, muito diferente dos grandes nomes e antigos políticos que só sujaram o maior partido do país o PMDB, admiração esta por este homem público, Boa sorte silval !!!! e Por favor salve GUARANTÃ DO NORTE DAS MÃOS DESSE PREFEITO QUE NAO FAZ NADA POR ESTE MUNICIPIO POR FAVOR A SAUDE DESSE MUNICIPIO ESTA DE MAL A PIOR O HOSPITAL É UM LIXO O ATENDIMENTO DOS MEDICOS SÃO HORRIVEIS, ATENDEM A HORA QUE ELES QUEREM , AS RUAS TODAS BURACADAS SEM ASFALTO, ALGUEM TEM QUE INTERVIR NESSE MUNICIPIO. MINISTERIO PUBLICO CADE VC. ESSE TAL DE CHICO NÃO FAZ NADA AQUI, A CIDADE ESTA UM CAOS, E POR FAVOR NAO DEIXE ESSE PREFEITINHO SUBIR NO SEU PALANQUE PQ ELE VAI TIRAR MUITO VOTO DO SENHOR!!! POR FAVOR ROMILSON LEVE ESSE GRITO DE SOCORRO QUE NÃO É SÓ MEU E SIM DA POPULAÇÃO GUARANTAENSSE PARA AS AUTORIDADES MESMO PQ A TELEVISÃO AQUI NAO PODE FALAR MAL DA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEIO. SOCORROOOOOOOOOOOO

  • Barack Obama | Quarta-Feira, 31 de Março de 2010, 10h28
    0
    0

    Silval Barbosa, Você é o Cara..

  • Cardoso | Quarta-Feira, 31 de Março de 2010, 10h13
    0
    0

    Enquanto isso corre boato que acabou a velha conhecida dupla artística Nico e Lau ; Agora a mais nova dupla é OCELAU..

  • ADACIR | Quarta-Feira, 31 de Março de 2010, 10h10
    0
    0

    Que o senhor nosso DEUS lhe de sabedoria e serenidade em suas decisões como governador deste nosso querido e prospero MT,fé em DEUS e tudo dará certo.parabens SILVAL.

Nezinho, nova derrota e aposentadoria

nezinho 400   Aos 69 anos, o petebista Carlos Roberto da Costa, o Nezinho (foto), considerado da velha guarda política, tentou, mas foi reprovado nas urnas em Nossa Senhora do Livramento. Ele concorreu a prefeito em quatro pleitos. E já exerceu dois mandatos. Nezinho já foi secretário-adjunto de Fazenda do Estado,...

EP cresce 5; Abílio perde 3, diz Ibope

emanuel pinheiro 400 curtinha   Pelos números do Ibope, revelados nesta sexta à noite pela TV Centro América (Globo), Abílio Júnior (Podemos) oscilou negativamente 3 pontos percentuais em menos de uma semana, de 48% para 45% das intenções de voto. Já o emedebista Emanuel Pinheiro (foto)...

Sob arrogância, ataque e desrespeito

abilio junior 400 curtinha   O candidato Abílio Junior (foto), que disputa o segundo turno em Cuiabá com o prefeito Emanuel, chegou bastante nervoso e irritado para o debate nesta sexta, na TV Vila Real (Record). Demonstrando arrogância, ignorou o superintendente do Grupo Gazeta de Comunicação, Dorileo Leal, na...

Candidatos, tensão, debate e bate boca

antoniocarlos   Em debate tenso, na TV Vila Real (do grupo Gazeta) e, após troca de acusações sobre atos de corrupção e servidores fantasmas, os candidatos à Prefeitura de Cuiabá Abílio Júnior (Pode) e Emanuel Pinheiro (MDB) protagonizaram bate boca por mais de uma vez. O clima ficou...

Abílio contrata 400 fiscais para eleição

A campanha do candidato Abílio Júnior (Pode) decidiu contratar 400 fiscais para atuar nesta eleição de domingo. Isso derruba o discurso do candidato do Podemos de que todos atuam de forma voluntária em prol da sua vitória. Aliás, quando questionado sobre a grande estrutura que montou neste segundo turno, inclusive sobre a equipe de marketing, disse que todos são colaboradores. Na sua versão, ninguém recebe pelo trabalho,...

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...