Executivo

Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 11h:00 | Atualizado: 19/09/2020, 08h:20

ATO COM O AGRO

Bolsonaro afirma que Mato Grosso é o "coração do país" e minimiza queimadas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) minimizou a dimensão das queimadas que assolam os três biomas de Mato Grosso, atingindo quase 20% do Pantanal e que avança no Cerrado e na Amazônia. Devido à fumaça que dificultou a visibilidade, o avião com a comitiva presidencial, que desceu em Sinop (477 km de Cuiabá), nesta sexta (18), arremeteu dando um susto nos passageiros.

“Estamos vendo alguns focos de incêndios pelo país, isso acontece ao longo de anos e temos sofrido uma crítica muito grande porque, obviamente, quanto mais nos atacarem, melhor interessa para os nossos concorrentes naquilo que temos de melhor que é o nosso agronegócio”, disse em discurso, sob aplausos. O chefe do Planalto também fez questão de ressaltar, por diversas vezes, a importância do agronegócio para o Brasil.

Alvo de críticas de liderenças internacionais devido a falta de políticas de combate às queimadas, o presidente acredita há intenção de difamar o Brasil. “Países que nos criticam não têm problemas de queimadas, pois já queimaram tudo no seu país”, disparou.

Reprodução

Presidente Jair Bolsonaro durante discurso em Sinop

Bastante aclamado pelas pessoas que acompanharam o discurso, ele também criticou a demarcação de novas terras indígenas o que considera “inadmissível” e fez referência a governos militares que impulsionaram a ocupação da região - que considera ser “o coração do Brasil” - na década de 1970.

Ele também disse que voltou a defender o agronegócio em discurso gravado para reunião da Organização das Nações unidas. “É inadmissível ter a quantidade que tem de terras demarcadas. Índios são irmãos, merecem a terra, mas com razoabilidade. Temos que garantir a nossa segurança alimentar e a de 8 bilhões de habitantes. Isso é para quem tem coragem, respeita a terra e o meio ambiente".

Bolsonaro visitou hoje a sede da Inpasa, maior indústria de etanol de milho da América Latina, e participa ainda do lançamento da safra 2020/2021 em Sorriso.  

Aclamado

Com falas de saudações aos militares, que lideraram o país durante a Ditadura, produtores que discursaram antes do presidente, lembraram do lema de 40 anos atrás, “integrar a Amazônia para não entregar” e foi entregue a Bolsonaro o título de Cidadão Sinopense. Nesse sentido, o presidente enalteceu “lá atrás no governo (do presidente) Médici ficou o exemplo para quem veio prosperar, vocês são o exemplo e o orgulho do país”, disse a produtores.

Se referiu ao Norte de Mato Grosso, maior produtor da safra de 35,8 milhões de toneladas de soja, como “coração do Brasil, aqui é o lugar que vamos conquistar nossa independência não só econômica bem como aquela perante o mundo que vai passar cada vez mais a nos respeitar”.

Agradeceu a recepção calorosa da multidão que o recebeu no aeroporto e pela cidade de Sinop onde passou. “Não existe satisfação melhor para um político do que ser recebido como fui aqui desde o aeroporto até esse momento”.

A comitiva, teve ministros e integrantes do Planalto, como o de Infraestrutura Tarcísio de Freitas, o deputados federais Neri Geller (coordenador da bancada de MT) e Juarez Costa (MDB), candidato à Prefeitura de Sinop, mais o senador tampão Carlos Fávaro (PSD), que tenta se efetivar na vaga em novembro. Foi recebido no aeroporto de Sinop pela prefeita Rosana Martinelli, os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (DEM) e pelo governador Mauro Mendes (DEM).

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Joanice | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 14h59
    8
    2

    Pois é Presidente, o coração do Brasil está em chamas, se as mortes desses animais para o senhor não é mínimo, o que esperar até o término do seu mandato?

  • elias | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 13h31
    11
    0

    irresponsável...o agronegócio não precisa da Amazônia..tem que se combater grileiros,garimpieiros,, fazendeiros ilegais que matam a fauna e a flora e investir em politicas de combate e não cassar as verbas do Ibama e Icmbio.

  • José do povo | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 13h26
    6
    2

    e viva o Bozobostismo, kkkkk

  • Juarez | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 12h27
    5
    8

    Gente TEMOS QUE ACABAR COM O AGRONEGÓCIO, pois eles que estão devastando as matas do nosso País. Vamos deixar de fazer churrasco, beber aquela cervejinha pois tem insumos do agronegócio. Não precisamos do agro, saberemos sobreviver sem os alimentos produzido pelo agro, afinal na china se come, escorpião, baratas, gafanhotos, cachorros, morcegos, por que não aprendemos com os chineses e passamos a comer baratas, ratos, insetos, assim a gente deixa de comprar e financiar o agronegócio, e eles quebram, abandonam as fazendas e a natureza vence. Nem precisaremos nos preocupar com preço do arroz, oleo de soja pois abriremos mão disso, comeremos insetos, mais saudáveis.

  • alexandre | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 11h51
    8
    5

    Esse Pesidente é um irresponsável, pois não ponho o pé na rua desde março. Continuo lendo livos, bebendo pinga, aproveitando meu pacote da TV Paga, experimento buchada de bode, até comecei a pintar. Exercito-me na esteira da sala do meu Tiplex..no Guarujá..kkkkk

  • Benedita da Silva | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 11h49
    9
    3

    Se as queimadas são minimizadas porque o susto com avião arremetendo? Mais uma balela desmentida pelas imagens de satélite, que não enganam ninguém. O pais literalmente queimando e a gadolandia achando pouco.

  • Zé Burgues | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 11h22
    6
    5

    Esse Presidente é um irresponsável, pois não ponho o pé na rua desde março. Continuo lendo livros, aproveitando meu pacote da TV Paga, experimento receitas, até comecei a pintar. Exercito-me na esteira da sala do meu Triplex. Peço comida, tudo por aplicativo. Estou boicotando os produtores deste País só pedindo produtos importados. Tenho trabalhado em Home Office e recebo todo mês sem sair de casa. Faço sacrifícios, sinto falta da caminhada no Parque, da academia, dos meus restaurantes preferidos finíssimos e de viajar para Europa. Você, não confinado, assim como o presidente e esta gente, sabota meus sacrifícios, espalhando o vírus. Devo qualificá-lo como um ser antissocial, um fascista. Não há vacina ou remédio confiável, por isso devemos ficar em casa até sair uma vacina, é a nossa única salvação. Se eu consigo ficar em casa, todos conseguem, parem de ser genocidas, milhões estão morrendo. Vida é o que importa, economia gente vê depois.

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...

Apoio sem influência de Luciano Hang

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta (foto), do PDT, contesta a informação de que teria sido convencido por Luciano Hang, dono da Havan, e pelos primos Maggi a apoiar para o Senado a coronel Rúbia Fernanda. Pivetta diz que quem o conhece sabe que nunca foi garantista na...

Sem o agro e apoiado pela Fetagri

carlos favaro 400 curtinha   Na corrida pela cadeira no Senado, na suplementar de 15 de novembro, alguns concorrentes têm rotulado o senador Carlos Fávaro (foto) como candidato dos grandes produtores. Mas as entidades que compõem o Fórum Agro MT estão todas com Nilson Leitão, à exceção...

MAIS LIDAS