Executivo

Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 07h:20 | Atualizado: 11/11/2019, 17h:09

PLANO MAIS BRASIL

Bolsonaro teve mais votos em 27 dos 34 municípios em risco de extinção - quadro

Agência Brasil

Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro (PSL) batendo continência: venceu na maioria das cidades alvo

O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) venceu o segundo turno das eleições de 2018 em 27 dos 34 municípios de Mato Grosso que correm o risco de serem extintos pelo novo Pacto Federativo proposto pelo governo federal. Adversário dele no 2º turno, Fernando Haddad (PT) conseguiu derrotá-lo em apenas sete.

Pela proposta entregue  ao Congresso Nacional por Bolsonaro e pelo ministro da Economia Paulo Guedes serão extintos os municípios com menos de cinco mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total. Com a extinção, essas cidades voltariam à condição de distritos dos municípios mais próximos.

Rovena Rosa/Agência

Fernando Haddad

Fernando Haddad´, do PT, conseguiu maioria dos votos em 7 municípios

 Entre as cidades que correm o risco de serem extintas, Bolsonaro obteve a maior votação em Figueirópolis D’Oeste. Segundo estimativa do IBGE lá existem 3.494 habitantes, e o presidente da República conquistou 78,19%  dos votos válidos, o que significa o apoio de 1.581 votos eleitores.

Já Haddad conseguiu seu maior percentual em Porto Estrela. No município, cuja  estimativa chega a 2.963 habitantes, o petista Porto Estrela fez  67,60%, o que representa 1.456 votos.

 A  proposta  integra  o pacote de reformas denominada Plano mais Brasil. Com o pacote de PECs, o Governo Federal tenta mudar a gestão das contas públicas nas três esferas de governo às vésperas dos 20 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).  

Embora os debates ainda não tenham iniciado, a extinção dos municípios já enfrenta forte resistência em Mato Grosso. Para o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), a medida é um retrocesso.

O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Neurilan Fraga (PSD), também se declarou contrário. Para  o prefeito de Araguainha Silvinho (PSD), que administra a cidade menos populosa de Mato Grosso e a terceira do país, a extinção dos pequenos municípios é um projeto “maluco e sem lógica”.

Rodinei Crescêncio

Quadro municípios a serem extintos

 

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Eleitor | Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019, 04h00
    2
    2

    ISTO POUCO IMPORTA PARA ESTE BOLSONARO QUE CONSEGUIU ATINGIR O OBJETIVO DELE QUE FOI VENCER AS ELEIÇÕES.. POIS OS SERVIDORES PÚBLICOS PRATICAMENTE VOTARAM EM MASSA NESTE CIDADÃO E AGORA O QUE ELE E O TAL DE PAULO GUEDES FAZ É SÓ FERRAR SERVIDORES. ASSIM COMO O GOVERNADOR MAURO MENDES QUE DISSE QUE IRIA VALORIZAR OS SERVIDORES E SÓ PERSEGUE SERVIDOR E HUMILHA..

  • Air Francisco Costa | Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 16h12
    5
    6

    Em menos de 1 ano, o seu governo autorizou a venda de vários produtos químicos para pulverização de lavouras que estão em desuso em países europeus e norte-americanos. Pesquisa realizada na UFMT mostra que a água de vários municípios está contaminada pelos defensivos agrícolas. Será que ele quer exterminar a saúde da população e depois a extinção do município? Que belo presente para seus eleitores. Pense melhor quando for votar.

  • rogie | Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 08h59
    5
    6

    to nem ai lado nenhum porem foi eleito a gora ageunta quieto laraga mão se besta e esperar HEROI povo mente pobre

  • alexandre | Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 08h45
    11
    5

    Tem que extinguir, o que vereador faz alem de gastar dinheiro publico ? o dinheiro gasto com vereadores pode ser investido em saude e educação nos municipios..

  • joaoderondonopolis | Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 08h16
    11
    6

    Não vai extinguir município nenhum, o que falta é de mais investimentos do governo federal e estadual. O Presidente deveria mexer com os altos salários e mordomias do senado, da câmara, do stf, do stj e etc. Mas para isto deve ter vontade e coragem.

  • Claudio | Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 08h06
    14
    9

    Imagino como esta, a consciência daqueles que votarão no Bozo.

  • sebastião | Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 08h06
    14
    8

    Isso é bom p aprenderem a votar.

Bolinha é multado por irregularidades

humberto bolinha 400 curtinha   Por causa de irregularidades cometidas ainda em 2017, ao fazer aquisições sem realizar licitação e/ou pesquisa de preço, o prefeito de Guiratinga, Humberto Domingues, o Bolinha (foto), recebeu multa do TCE de 12 UPFs-MT, correspondente hoje a R$ 1,7 mil. E será intimado pelo...

Puxando o "rei" pra baixo em Tangará

reinaldo morais 400 curtinha   A pré-campanha ao Senado do empresário Reinaldo Morais (foto), o "rei dos porcos", evangélico e bolsonarista, vem ganhando aceitação popular em vários municípios. Mas, em Tangará da Serra, enfrenta muita resistência. Algumas pessoas próximas ao...

3 estaduais e 2 federais para prefeito

juarez costa 400 curtinha   Se na Assembleia, três dos 24 deputados se articulam por candidatura a prefeito, na Câmara Federal dois entre oito da bancada mato-grossense também pretendem fazer o mesmo. Tratam-se do emedebista Juarez Costa (foto), que apostará todas as fichas no retorno ao comando de Sinop, e do petebista...

PSDB rachado sobre nome a prefeito

ricardo saad 400 curtinha   O tucanato enfrenta uma incógnita em Cuiabá. A bancada na Câmara, hoje composta pelos vereadores Renivaldo Nascimento, Ricardo Saad (foto) e Toninho de Souza, defende apoio ao projeto de reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro. O partido, presidido na Capital por Saad, já faz parte...

Poucos da AL se arriscam pra prefeito

silvio favero 400 curtinha   Inicialmente seriam seis dos 24 deputados estaduais dispostos a concorrer ao pleito de novembro deste ano. Mas a lista vem sendo reduzida à medida que se aproxima das convenções. Sílvio Fávero (foto), por exemplo, sabe que a chance de ganhar a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, onde...

Transferindo pandemia para Cuiabá

lucimar campos 400   Prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (foto) transferiu praticamente o pepino da pandemia da Covid-19 à gestão da cidade vizinha, comandada por Emanuel Pinheiro. Ela faz questão de enfatizar que, numa reunião com porta-vozes do governo estadual, do TCE, da Assembleia e dos dois maiores...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.