Executivo

Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 08h:26 | Atualizado: 23/01/2021, 13h:37

DIPLOMACIA

Brasil não foi bem nos últimos dois anos, avalia Blairo sobre relações com a China

Ex-governador, ex-senador,  ex-ministro da Agricultura e acionista da Amaggi, maior processadora e trading de soja brasileira, Blairo Maggi considera que as relações do Brasil com a China estão prejudicadas por conta da atuação do Governo Jair Bolsonaro. Embora ainda não veja danos no comércio entre os dois países no que diz respeito às commodities,  admite que o episódio envolvendo a  vacina Coronavac já mostra certo estremecimento.

“O Brasil não foi bem politicamente  nestes últimos dois anos”, lamentou Blairo, se referindo as relações exteriores conduzidas pelo chanceler Ernesto Araújo com interferência do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República.

blairo maggi 680

Ex-governador, ex-senador,  ex-ministro da Agricultura e empresário do agronegócio, Blairo Maggi, crê que é possível haver uma reaproximação com país

Membros do alto escalão do Governo Jair Bolsonaro admitem que a relação conturbada do Brasil  com a China tem impedido a importação de insumos para a produção das vacinas contra o coronavírus no Brasil. Isso porque uma série de incidentes diplomáticos resultaram na relação conturbada entre Brasil e China. 

 Submisso ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Bolsonaro atacou a China em várias ocasiões. Um dos ataques aconteceu em outubro do ano passado , quando ele disse que o governo não compraria vacina da país asiático. "Alerto que não compraremos vacina da China", declarou. 

Outro incidente foi o ataque do deputado federal Eduardo Bolsonaro,  ao embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, em novembro de 2020. Na época, o parlamentar disse que o governo brasileiro declarou apoio a uma "aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China".

Em nota, a embaixada chinesa no Brasil classificou a postagem do parlamentar como "totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento". "A parte chinesa já fez gestão formal ao lado brasileiro pelos canais diplomáticos", acrescentou.

No entanto, Blairo acredita que ainda possa ocorrer uma reaproximação do Brasil com a China. Para isso, afirma que as autoridades precisam levar em conta que os chineses são cuidadosos com sua imagem e costumes e prezam o formalismo.  

“Para recuperar essa relação, reatar os laços, é preciso diplomacia, atenção, carinho no trato. Respeito às suas culturas e costumes. Não tem segredo”, completou.

 As autoridades chinesas têm ignorado o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e até exigem sua demissão para negociar com o Brasil. Agora, que está tentando retomar o diálogo com a China é a ministro da Agricultura Tereza Cristina (DEM-MS) e o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Rafael | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 19h07
    0
    0

    Cadê a fatia do bolo dos maquinários da tua gestão gaúcho veio? A casa ainda vai cair...

  • Maria | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 15h03
    0
    3

    Blario Magi melhor governador do estado de MT e sua esposa Terezinha Magi a melhor primeira dama que este estado Já conheceu, muito obrigado pela dedicação do casal Deus os abençoe .

  • Realista amis realista que o rei | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 12h02
    6
    2

    Não ponha a mão no buraco de tatu que é muito perigoso é preciso ter cuidado. Lá dentro pode ter uma cascavel e surucucu e lhe picar a mão. O meu irmão que é muito enxerido botou a mão e pegou na surucucu. Bem feito, quem foi que te mandou enfiar a mão no buraco de tatu.. Pois então, vocês do agronegócio botaram as mãos no buraco do tatu e deu no que deu. Bem feito, bem feito!

  • Rafael | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 11h48
    4
    1

    Cadê a fatia do bolo dos maquinários da tua gestão gaúcho veio? A casa ainda vai cair...

  • Dos Santos | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 10h26
    9
    0

    Gente, o país esta a deriva e o presidente do Brasil fica de picuinha com o jornalista William Bonner, que faz o seu serviço de comunicar, é brincadeira!

  • Moreira | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 10h15
    3
    5

    O Brasil é muito maior do que só vender soja pra porco chinês comer.

  • Ze da roça | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 10h10
    4
    5

    É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O SENHOR BLAIRO MAGGI É OPORTUNISTA OU SEJA, QUEM ESTIVER NO PODER ELE TENTA SEDUZIR EM FAVOR DO AGRO QUE SE EXPLODA SOCIEDADE ORGANIZADA CIVIL... ESSAS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO AGRO.

  • elias | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 09h43
    7
    5

    Claro que não pra vc só pensa em soja, beneficio proprio, se tiver bom pra vc dane se o povo. E os maquinarios? Qdo foi governador so fez coisas favorecendo agronegocio.

  • Ribeiro | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 08h48
    11
    5

    Só falta agora o bando de GADO chamar o Blairo Maggi de Comunista, esquerdista e Petista, coisa que nunca foi.

  • PAULO MULLER | Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 08h43
    14
    4

    Como com toda a experiência que o senhor tem como empresário e gestor público, com atuações excepcionais, caiu na armadilha desse boçal. Acharam mesmo que iriam controlar um ex-militar projeto de terrorista, parceiro do pior que há no Rio de Janeiro? Um cara que tem fetiche por comunista. Tara por estadunidense. Esperavam o que? Anos de luta jogados no ralo.

Interinos ficam sem cargos no TCE

jose carlos novelli 400 curtinha   Com o retorno dos conselheiros do TCE, Antonio Joaquim e José Carlos Novelli (foto), dois substitutos perderam os postos não apenas nas relatorias, como também ficam sem os cargos na gestão. É o caso de Isaías Lopes da Cunha, que deixou de ser ouvidor-geral, sendo...

MT perde José Afonso Portocarrero

portocarrero-400   Morreu nessa quarta  (3), aos 93 anos, José Afonso Portocarrero (foto). O ex-presidente dos extintos  Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat)  e Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat)  morreu de causas naturais. Viúvo, deixa quatro filhos.  Na vida profissional, foi o responsável...

Secretários filiados e sem pretensões

Beto 2x1 400 curtinha   Presidente do DEM em Cuiabá, o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, o Beto 2 x 1 (foto), disse, em visita ao Rdnews, quando concedeu entrevista à tvweb RDTV, que alguns colegas secretários estão filiados ao partido, mas isso não significa que eles...

Magistrado quer restrições mais duras

orlando perri 400 curtinha   Ao deferir pedido de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo chefe do MPE-MT, José Antonio Borges, em meio a conflitos de normas editadas pelo governo estadual e pela Prefeitura da Capital, o desembargador Orlando Perri (foto) enfatiza que é preciso endurecer as medidas...

Paisagista, aliança com Pátio e a AL

claudio paisagista 400   Claudio Ferreira, o Paisagista (foto), está tão empolgado com a votação para prefeito de Rondonópolis no ano passado que pretende encarar outro teste das urnas, agora para deputado estadual, em 2022. Pelo DC, ele tentou a sucessão municipal e chegou a 17.498 votos, ficando...

90 novas UTIs só neste ano em MT

mauro mendes 400 curtinha   Mauro Mendes (foto) disse que o governo estadual tem se empenhado ao máximo na luta pelo combate ao novo coronavírus. E enfatiza que somente neste início de ano, o Estado já habilitou 90 novos leitos de UTI para atender casos graves de Covid-19. Entre janeiro e março, foram abertos...