Executivo

Domingo, 25 de Maio de 2014, 22h:13 | Atualizado: 25/05/2014, 22h:52

Caos na saúde é destaque nacional

Fantástico mostra que UTI de Cuiabá funciona sem médicos e muda horário de óbitos

A UTI do Pronto-Socorro de Cuiabá opera sem médico e muda o horário dos óbitos para que os familiares dos pacientes não saibam que a morte ocorreu em momento que não havia responsáveis no plantão. A denúncia foi divulgada em reportagem do Fantástico deste domingo (25). O programa trouxe matéria sobre o caos na saúde em algumas cidades do país, fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União e Cuiabá foi um dos destaques.

A denúncia sobre a falta de médicos havia sido negada pela prefeitura, mas o Fantástico apresentou documentos em que o aviso sobre o problema tinha sido encaminhado por várias vezes aos responsáveis pela saúde na Capital. “Pacientes que podiam ter saído vivos, mas saíram mortos”, disse um dos funcionários do Pronto-Socorro que não se identificou.

Outra situação foi a morte de uma idosa, a dona Laíde, que havia conseguido liminar para fazer cirurgia de aneurisma e mesmo assim não foi operada e veio a falecer. A prefeitura informou que a cirurgia iria ser realizada, mas não apresentou nem data para salvar a vida da paciente. 

A situação caótica foi detectada pelo TCU e abrange mais de 80 unidades de saúde em todo o país. O estado da Bahia também apresentou saúde lastimável mostrada pelo programa, que deve disponibilizar o vídeo da notícia em instantes, pelo site.

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • Maurício | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 15h48
    0
    0

    Maurício, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • João Ricardo Nogueira | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 14h31
    2
    0

    Com a denúncia de morte em UTI do Pronto Socorro de Cuiabá, por falta de Médico. A pergunta que não quer calar é: Por que Cuiabá não participa do Mais Médicos? Com a palavra para explicações, o Sr. Prefeito Mauro Mentis Ararath.

  • TITO LAMPREIA | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 12h53
    1
    0

    MM MOSTRE O CONTRATO, QUAIS SÃO AS BASE DE CONTRATO? COMO E QUANDO SERIA PAGO? EM QUAL CARTÓRIO FOI REGISTRADO O CONTRATO??? FORA ISSO É CRIME MEU CARO, CRIME!!

  • Robert Moreira | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 11h42
    1
    3

    Gostaria de explanar sobre a matéria. O que foi mostrado no fantástico nada mais é do que a saúde pública vivida no País inteiro. O pronto socorro de Cuiabá é até "bem" ajeitado em vista de muitos outros que temos por esta pátria. Não venho aqui fazer defesa do prefeito, mas a culpa disso tudo é do governo federal, aliás, a emissora que apresentou esta matéria teve claramente o intuito de informar a população brasileira de que o maior responsável por isso é o Planalto. Basta ver a arrecadação dos municípios e da união e o quanto é repassado para a saúde...enfim, a prefeitura deveria ter mais competência para gerir, pois estão trabalhando com vidas e o governo estadual e federal, são os maiores responsáveis por isso. Tem horas que dá vontade de ir embora deste país. Enquanto isso, nossa cidade é exposta a mais uma vergonha nacional. Não acredito que somos um dos piores do País, creio que é algo "arquitetado" pela mídia nacional em explorar nossas mazelas e esconder as mazelas de décadas lá de São Paulo, Rio de Janeiro, BH, salvador entre outros. Acho que estamos sendo expostos mais para esconder a ferida deles do que para nos ajudar. Viva o Brasil, país mais hipócrita e menos humano do mundo e meus pêsames pelas vítimas destas pessoas que foram autores e co-autores deste triste episódio. Não se enganem, coisas piores acontecem por ali e pelos hospitais deste imenso Brasil.

  • RONALDO ARAUJO | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 11h39
    2
    0

    E o modelos Mauro Mentes, de administra. Viva população de Cuiabá, Um administrador sabe mais que um medico.

  • MOSSUETO | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 11h07
    3
    0

    É incrível! viu o estado de Mato Grosso citado na grande imprensa, pode esperar que só vem bomba, a nossa justiça finge que manda, o estado finge que obedece, e o resultado é o que estamos vendo, quem vai reparar o erro cometido contra as donas Alaides dos rincões deste estado, que passam pelas mazelas que o Estado comete contra elas e nada acontece.

  • André | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 11h02
    3
    2

    A administração do pronto-socorro de cuiabá e do estado, da sec. de saúde do estado!

  • André | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 10h43
    0
    6

    Responsabilidade do Pronto-socorro não é do Estado?

  • rodrigo | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 09h44
    7
    0

    EU, tenho orgulho de ser Cuiabano. Minha vergonha se enraiza nestes politicos que temos aqui. Basta né ! Como que conseguem dormir sabendo que indiretamente são culpados pela morte de alguem ?

  • joao biteco | Segunda-Feira, 26 de Maio de 2014, 09h26
    7
    0

    e ai prefeito ,,,, nao coloque dinheiro nessa obra da beira rio , aplica esse dinheiro na saude , pos esta vergonhoso

Irmão de prefeito não deporá à CPI

francisco faiad 400 curtinha   Por meio de seu advogado Francisco Faiad (foto), Marco Polo de Freitas Pinheiro, o Popó, dono do instituto de pesquisa Mark e irmão do prefeito Emanuel Pinheiro, comunicou oficialmente hoje à CPI do Paletó, da Câmara da Capital, que não irá prestar depoimento nesta...

Nome reserva e vulnerável para IFMT

adriano 400 curtinha   O grupo do reitor Willian de Paula deve consolidar como candidato ao comando do Instituto Federal de Mato Grosso o professor Julio Santos, diretor do Campus de Alta Floresta. A eleição acontece em novembro. Mas há um candidato reserva da cúpula situacionista. Trata-se de Adriano Breunig (foto), que...

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

Empolgado e já morando em VG

emanuelzinho 400   O deputado federal Emanuelzinho (foto), do PTB, está tão empolgado com a possibilidade de concorrer a prefeito de Várzea Grande que não só transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para o município vizinho, ainda no ano passado, como também alugou um apartamento...

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.