Executivo

Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 12h:16 | Atualizado: 05/06/2020, 12h:59

PANDEMIA

Colapso de UTIs no interior impactam Cuiabá; prefeito anuncia 10 novas vagas

O antigo Pronto Socorro de Cuiabá, que agora funciona como unidade exclusiva para atender pacientes com a Covid-19, conta com 55 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs) e deve inaugurar mais 10 no final do mês. Outras 40 vagas também estão disponíveis no Hospital São Benedito, totalizando 95 leitos em UTIs na rede municipal. Hospitais da capital podem começar a receber casos do interior onde 100% dos leitos de UTI já estão lotados, como Sinop, Sorriso e Cáceres.

Sicom

Emanuel Pinheiro

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou a abertura de 10 novas vagas em UTI em Cuiabá

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a criação dos leitos foi de responsabilidade do município que estaria “sendo injustamente atacado” quanto às críticas do governador Mauro Mendes (DEM) de que o município não teria criado leitos novos.

Mauro chegou a fazer denúncia de que a Prefeitura de Cuiabá estaria “maquiando” as informações da criação de leitos e habilitando vagas sem os pré-requisitos necessários, aproveitando que não haveria fiscalização do Governo Federal que enviou R$ 41 milhões ao município.

Mas Emanuel, que vinha trocando farpas com Mauro, tem refinado o discurso e optou por dar uma resposta mais técnica ao ser questionado sobre o assunto em entrevista à rádio Jovem Pan, nesta sexta (5).

Explicou que ao iniciar as ações para combater a Covid-19 em Cuiabá, optou por mudar os planos em relação ao prédio do antigo pronto socorro que seria destinado ao atendimento da saúde da família.

“Entendemos que não poderíamos agora focar no que gostaríamos, era preciso criar uma estrutura de emergência e, ao invés de construir algo novo, reformamos o prédio antigo e criamos leitos novos”.

Divulgação

Leito de UTI ocupado por paciente com Covi-19

Pacientes da Covid-19 devem ficar em leitos de UTI isolados dos demais ocupantes

A estratégia foi semelhante à adotada pelo Governo do Estado que decidiu reformar o Hospital Metropolitano ao invés de optar pelo modelo de hospital de campanha, que é uma estrutura temporária. Apesar dos embates públicos por diferenças políticas, ambos adotaram estratégias semelhantes nesses casos.

Colapso no interior

O crescimento do número de doentes pela Covid-19 já levou à lotação de 100% das UTIs em Sorriso, Sinop e Cáceres. Com a superlotação no interior, a tendência é que os pacientes comecem a ser regulados para Cuiabá e a gestão da saúde vai obrigar governador e prefeito a adotar medidas em conjunto, deixando de lado as divergências.

Emanuel garante que a Capital se preparou. “Fomos muito criticados, mas conseguimos reduzir o crescimento dos casos, achatar a curva para dar tempo de nos prepararmos”. Ele acredita que ao conter a circulação da população de mais de 600 mil habitantes com o fechamento do comércio, o impacto também se estendeu ao interior.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Cáceres, lockdown e frases de alerta

francis maris 400 curtinha   Em Cáceres, o prefeito Francis Maris (foto) decretou lockdown desde a última segunda, dia 29, como forma de forçar os moradores a permanecer em casa para conter o avanço da Covid-19. Mas as medidas restritivas não estão surtindo tanto efeito na prática. Muitos continuam...

4 prefeitos de MT com coronavírus

luiz binotti 400 curtinha   Pelo menos quatro prefeitos em Mato Grosso já foram diagnosticados com Covid-19. O caso mais recente envolve Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Ele aguarda resultado de exames, mas já se encontra em isolamento domiciliar. Com sintomas do novo coronavírus, Binotti decidiu ficar em casa. De um...

Forçando cuiabanos a ficar em casa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Acuado por causa do avanço dos casos de Covid-19, o que tem provocado colapso na rede pública de saúde, principalmente em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) decidiu adotar medidas mais restritivas para conter circulação e aglomerações de pessoas,...

Relação tensa e agora sem assessores

niuan ribeiro 400 curtinha   A relação política entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o vice Niuan Ribeiro (foto), em Cuiabá, deve azedar ainda mais. Ambos estão rompidos politicamente desde o ano passado. Niuan, que atua no 6º andar do Palácio Alencastro de olho nas ações de Emanuel, que...

PEC da Previdência na pauta nesta 5ª

dilmar dal bosco 400 curtinha   A polêmica e controversa PEC da Previdência, apresentada pelo governador Mauro, deve ser apreciada nesta quinta, em primeira votação, pelos deputados. O Executivo conseguiu os votos mínimos necessários para conseguir aprovação. Deputados da oposição...

Caminho bem consolidado à reeleição

leonardo 400 curtinha   Dos prefeitos que podem ir à reeleição de cidades pólos, o que encontra situação mais confortável é Leonardo Bortolini, o Léo (foto), de Primavera do Leste. Bem articulado e habilidoso politicamente e com uma relação extensa de obras e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.